Páginas

Pesquisar

24 de ago. de 2008

Quanto tempo dura um CD?

Quem não se preocupa com a longevidade das suas fotos, filmes, músicas e dados armazenados em CDs e DVDs? Sempre que posso, pesquiso sobre o assunto, mas geralmente obtenho respostas muito fantasiosas. Ora, falar em 30 ou 50 anos de duração de um CD é um chute na lua, pois a realidade que enfrentamos no dia a dia diverge completamente.

Navegando pelo fórum Raymond.CC, me deparei com a experiência de um usuário que valeu mais do que mil estimativas teóricas:

“A umidade não é o único problema. Há alguns anos, coloquei um CD-R em cima da minha TV e não o usei mais. Esqueci-me dele ali por cerca de um mês, até que quando resolvi usá-lo novamente, notei que a camada de dados estava rompida e descamando como uma pele depois de queimada pelo sol. A cor das partes queimadas era mais escura e as partes descamadas deixavam entrever o acrílico transparente. Acho que isto aconteceu por causa do calor da TV.
Talvez a mídia de DVD possa ser mais confiável do que as de CD, pelo fato de que a camada refletora é protegida por acrílico de ambos os lados.”

O calor pode dividir por 10 a vida útil de um CD.
O relato deste usuário fecha inteiramente com um artigo técnico que encontrei no site Digital Preservation Coalition (Coalização de Preservação Digital). Lá há uma tabela de comparação de vários tipos de mídia, desde as magnéticas às óticas. A grande sacada do pessoal foi tabular a durabilidade em anos em função da temperatura de armazenamento.
O surpreendente é que a cada aumento de 5 graus Celsius, a durabilidade decai pela metade, até o ponto em que a durabilidade cai exponencialmente, chegando à merreca de vida de 3 meses, quando o CD-ROM é armazenado à temperatura de 28 ⁰C. Num país tropical como o Brasil, não é de se admirar que os nossos preciosos backups durem tão pouco, quando estocados em temperatura ambiente.

Por isto, as instituições que possuem grandes quantidades de dados armazenados, tais empresas, universidades, bibliotecas, arquivos públicos, etc., deveriam manter os seus arquivos digitais em recintos com umidade controlada e, principalmente, a sistemas de climatização para a manutenção da temperatura estável ao redor de 10 ⁰C. Quando a nós usuários domésticos, bem, como não temos a mínima possibilidade financeira de manter recintos refrigerados a tais temperaturas, devemos nos preparar para o por, ou seja, os nossos amados CDs e DVDs vão dar pau mais cedo e menos tarde.

Terceirizando o armazenamento.
Acredito que a solução mais viável para o armazenamento profissional seria a sua terceirização por empresas especializadas nisto e o resgate das informações guardadas poderia ser feito através de conexões ultra-rápidas, dispensando assim os riscos representados pela possibilidade de acidentes no transporte das mídias e nas diferenças de temperatura que as mídias sofreriam.

Links relacionados:
Como armazenar dados permanentemente?
Curiosidades e diferenças
Durabilidade dos CDs

12 comentários:

  1. Os meus Backups de Fotos estão guardadas em um Magipac dentro do armário!

    Quem sabe assim duram até o próximo crash de HD!!! rs rs rs

    ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Será que se guardar os cds e dvds na geladeira eles duram mai? Rsrsrsrsrs! Putz, deve ser por isso que meus cds tão uma m... Rsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  3. Pergunto-me, o que se trata o Magipac?

    ResponderExcluir
  4. Só vi um probleminha, temperatura ambiente é sempre 25º em qualquer lugar do mundo. "Ambiente" é só uma referência, que é usada para substituir "padrão"

    ResponderExcluir
  5. É,vou usar minha geladeira para guardar meus Backups.

    ResponderExcluir
  6. Aumenta horrores a durabilidade dos backps, se eles fossem guardados na geladeira.

    ResponderExcluir
  7. Não acredito na tabela de comparação. Tenho CDs originais, comprados em 1995 e em 1996 que funcionam muito bem até hoje. A temperatura do ambiente é de no mínimo 30° C.

    ResponderExcluir
  8. Possíveis soluções: 1) Ter mais de uma cópia do CD ou DVD; 2) Usar outras mídias, como pendrive ou HD externo. Estou fazendo ambos: 3 DVDs (de marcas diferentes) e cópia num HD portátil Samsung S2.

    ResponderExcluir
  9. sandra midias06/06/2011, 17:24

    tenho um cd do meu 1 pc de 95 e tava bom e tenho cds dvds meus com meses e dando defeito, até para aranhar é fácil estranho pareçe que os antigos duravam mais. bom a temperatura onde moro é de 37 graus, moro num lugar bem quente mas tropical. acho que vou parar de comprar CD/DVD barato no camelo..

    ResponderExcluir
  10. eu consigo fazer meus cds durarem pelo menos 3 anos, sou muito cuidadoso *-*

    ResponderExcluir
  11. valeu cara me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  12. No SBT, arquivam vários conteúdos mais recentes em DVDs, que são armazenados em uma sala de arquivo refrigerado á 5º positivos, e a durabilidade prevista pelos técnicos é de 100 anos. Começaram esse acervo em 2009.

    ResponderExcluir