Páginas

Pesquisar

31 de dez. de 2008

Saturno sem maquiagem: Sonda Cassini-Hygens revela imagens nas cores naturais do planeta.

As novas fotos de saturno que foram publicadas nesta terça-feira, revelam o planeta dos anéis em todo o seu esplendor. A sonda espacial Cassini-Huygens obteve em julho uma série de imagens durante a sua órbita ao redor do planeta, tiradas ao longo de duas horas. A partir da junção das imagens foi possível compor uma visão do planeta inteiro em suas cores naturais, seus anéis e seis das suas 52 luas.
Cassini-Huygens Aneis de Saturno
Clique aqui para ampliar.

Como consequência da translação de Saturno ao redor do sol, a luz refletida pelo planeta tende naturalmente a decair num gradiente em direção ao pólo norte. Também a movimentação dos anéis e o espetáculo de sombras refletidos na superfície e as cores cambiantes da sua atmosfera em constante transformação, foram eventos flagrados pala sonda Cassini-Huygens que está em órbita do vasto mundo gasoso.

Outra preciosidade foi uma imagem detalhada dos anéis e de todos os seus interstícios. Tirada 10 graus abaixo do lado iluminado dos anéis, da esquerda para a direta, num ângulo radialmente externo em relação a Saturno, podem ser vistos o anel C (com as fendas Colombo e Maxwell), o anel B,a grande divisão Cassini, a fenda Huygens, o anel A (com as fendas Encke e Keeler) e mais adiante, na direita, o anel F, o mais estreito de todos. A área abarcada pelo somatório das fotos cobriu um total de 65.700 quilômetros. A fotografia foi o resultado da junção de 45 imagens tiradas durante um intervalo de tempo de 4 horas no dia 26 de novembro.

Clique aqui para ver a imagem detalhada da estrutura dos anéis de Saturno.

A missão Cassini-Huygens foi produto da cooperação entre as agências espaciais americana NASA, européia e italiana. A equipe multinacional que trabalhou na composição das imagens é integrada por cientistas dos EUA, Inglaterra, França e Alemanha. O centro de imagem onde foi realizado o trabalho está localizado no Instituto Científico e Espacial em Boulder no Colorado, EUA.

Fonte:
Space.com

Um comentário: