Algum apressadinho poderia dizer que nos nossos tempos a coisa
mais importante é o corpo. Ledo engano, pois é a cara. Uma vez, na Idade Média, era a alma que importava e a cara, usualmente marcada pelas pestilências típicas da
época, não tinha nem sombra da importância que lhe devotamos hoje.
Eis o motivo do sucesso de empresas relâmpago que saltaram
diretamente do quarto de adolescentes nerds prenhes de acne para o berço
bilionário dos megaempreendimentos. Essa é a razão do sucesso do Facebook, uma
rede de caras e bocas e tudo o mais relacionado ao grande interesse do momento.
Por isso uma revista chamada "Caras" faz sucesso,
por isso os vídeos de caras falantes no Youtube são mais vistos do que livros.
Quando leio que a imagem mais compartilhada da história foi um selfie batido na
festa do Oscar, definitivamente a cara superou o corpo no quesito
celebridade.
Por isso, quando vejo pessoas batendo selfies na rua enquanto caminham perigosamente entre carros, começo a entender o sucesso dos peelings,
cremes anti-aging, botox e outras artimanhas criadas para deixar a cara por
cima da carne seca.
Hoje em dia cara é tudo (pobre Eric Schmidt, que apesar de
ser um dos bilionários donos do Google, tem a cara detonada)! Se você não tem
cara não vai a Roma! Na hora de pleitear um emprego cara é tudo, pelo menos
tudo concernente à "boa aparência".
E os rostinhos bonitos que triunfam na TV, vazios de talento, só por serem a cara certa no lugar certo, comprovam a nossa
superficialidade em termos de profundidade cultural construída à flor da pele.
Portanto, num mundo dominado por carinhas de bebê, tenho
pena dos adolescentes estampados de crateras da acne, pois eles se sentem instantaneamente
rebaixados da categoria de pretendentes a humanos para a classe de coisas
vermelhas de vergonha por não terem a cara do momento cinzelada a peeling de
diamante.
Até onde arrastaremos a nossa vacuidade moral que reduz o ser à efemeridade das aparências? Qual é o lugar reservado num mundo desses a
uma cara velha? Nenhum! E provo isso através dessa propaganda que encontro
amiúde num site meteorológico. Como uma imagem vale mais do que mil palavras,
tirem as suas próprias conclusões:
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