Não importando se você é marinheiro de primeira viagem ou
cobra criada, muitas vezes os pianistas desconhecem conceitos elementares não
concernentes à atividade fim, mas ao seu instrumento propriamente dito. Ora,
isto é uma falha lamentável que pode redundar inclusive em perdas financeiras,
pois na hora de comprar, por desconhecimento do jargão empregado, o pianista,
estudante, ou diletante pode embarcar numa canoa furada.
Voicing
O chamado procedimento de entonação consiste em trabalhar o
feltro dos martelos, para eliminar os sulcos (lixando), torna-los mais duros
(aplicando ferro quente), ou macios (agulhando), de acordo com o perfil de sonoridade
que se quer produzir. Ao cabo de uns 4 ou 5 anos de uso moderado é necessário
proceder uma entonação no piano, ou a troca dos martelos se eles tiverem sulcos
muito profundos, ou se os feltros não têm mais espessura suficiente para
sofrerem outra entonação.
Temperamento
Uma das principais diferenças entre pianos acústicos e
digitais é que esses últimos possuem um temperamento perfeitamente igual, ou
seja, terças menos doces, quintas um pouco ásperas e oitavas em uníssono – um
dos motivos pelos quais os teclados soam secos. Já no piano acústico, o
"sabor" da escala é definido pelo bom ou mau gosto do afinador. Então, se você
gosta do resultado do trabalho do seu afinador de pianos, certamente gosta da
parte humana da história de não fazer as coisas com precisão matemática.
Coroamento
Imagine o tampo harmônico do piano como um grande alto-falante.
Na qualidade de transdutor, o tampo harmônico precisa ter uma curvatura (face
côncava para baixo, parecido com a figura de uma coroa) para poder ressoar com
a máxima intensidade. Os pianos velhos e até alguns novos acabam perdendo o
encurvamento, por perdem a sustentação e a potência.
Guaribado
É comum nos anúncios de pianos usados aparecer a expressão
"nunca foi guaribado" enaltecendo a vantagem do produto. Ora, um
piano com décadas de existência em estado original é um verdadeiro atentado contra
o bom senso. Só leigo cai nessa história de que piano "original"
equivale a piano em ótimo estado, pois após dez anos um piano necessita
necessariamente de trocas de alguns componentes. Logo, um piano que sofreu as
devidas manutenções é desejável àquele que ficou jogado às traças. Agora, os
pianos que foram mexidos por curiosos, os verdadeiramente guaribados, esses sim
devem ser descartados.
Reformado
Ao cabo de um tempo, algumas das milhares de peças móveis do
piano apresentam desgaste e devem sofrer ajustes e trocas. Um piano reformado
por técnicos competentes é um bom sinal de confiabilidade.
Restaurado
A restauração implica, além dos serviços normais de reforma,
no retrabalho do móvel. Devido ao custo da restauração, ela somente é recomendada
para pianos de excelente pedigree.
Baby grand
Refere-se a pianos de ¼ de cauda cujas profundidades vão de 145
cm a aproximadamente 152 cm. Este tipo de pianos menores também são chamados no
nosso mercado de "crapô" e "mignon".
Rebaixado
Piano com padrão de afinação do lá central definido abaixo
de 440 hz. As razões que justificam tal procedimento são várias, entre elas:
- pianos antigos: o fato de rebaixar a afinação livra a
estrutura já fadigada de algumas toneladas de pressão;
- pianos que não seguram mais a afinação padrão: há chance
de funcionar baixando o diapasão antes de se partir para a solução radical e
cara de trocar cravelhas e cepo;
- simpatizantes da nova onda dos 432 hz: dizem que é a
frequência de ouro que produz harmônicos menos estridentes. Os pianistas que optaram
por isso falam bem dos resultados.
Rebatido
Eventualmente as cravelhas passam a não segurar a gravação,
então eles são batidas com um martelo com o fim de penetrarem mais
profundamente no cepo. Só que este tipo de operação vale por um determinado
número de vezes. Logo, na hora de examinar um piano usado preste atenção na
largura entre as voltas de corda enroscadas ao redor da cravelha. As cravelhas
que estiverem com as cordas encostando no cepo certamente inviabilizarão novas
afinações das notas afetadas.
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