Páginas

Pesquisar

6 de ago. de 2015

Algumas curiosidades sobre a fábrica de pianos M. Schwartzmann



Que o Brasil é um país sem história todo mundo concorda. Pior mesmo é quando constatamos a falta de memória nos assuntos que nos são queridos. Nosso país fabricou muitos pianos na primeira metade do século XX, acompanhando a onda da era de ouro desses instrumentos. Entretanto, há pouca documentação sobre as inúmeras fábricas que se estabeleceram aqui, quase todas tocadas por emigrantes europeus e judeus, fato que explica a multiplicidade de nomes alemães apostos nos tampos.

Quem acompanha os anúncios de pianos usados, percebe a grande oferta de pianos M. Schwartzmann no mercado, normalmente numa faixa de preços de média a baixa. Fato que me estimulou a buscar maiores informações, infelizmente frustrante, pois as únicas marcas bem documentadas são a extinta Essenfelder e uma das poucas remanescentes, a Fritz Dobbert.

Primeiramente vamos à razão do “M” do nome, que significa Maurício, já que o nome do fundador era José Marício P. Schwartzmann (não me pergunte o que é o “P”). A informação consta no site da família Schwartzmann.

Pela quantidade de instrumentos vendidos, a marca M. Schwartzmann lembra um pouco a holandesa Rippen, que vendeu pianos como água, mas eram instrumentos altamente descartáveis.

Ao contrário da fábrica da Essenfelder, cujas ruínas sumiram do mapa, o esqueleto da fábrica M. Schwartzmann ainda continua em pé no Bairro Braz Cubas em Mogi das Cruzes. Mas antes vamos à exuberância da fábrica, em pleno auge, na década de 60.

Já na década de 70 as coisas começaram a ir mal e a fábrica fechou. Por obra de uma adjudicação (arresto do imóvel para pagamentos de tributos municipais) feita pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a contestação judicial impetrada pelos herdeiros do espólio Schwartzmann, posso mostrar aqui o que restou hoje do antigo esplendor desta prolífica fábrica de pianos! Através da foto acima que encontrei no setor histórico do site da Prefeitura, consegui localizar através do Google Street View a vista de frente (rua Guttermann) dos prédios abandonados da extinta fábrica M. Schwartzmann.

40 comentários:

  1. "Que o Brasil é um país sem história todo mundo concorda". Opa, eu discordo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele quis dizer "um país sem memória", não?

      Excluir
    2. Também discordo, pela obviedade: não existe pais sem história. Mas, discordo ainda em oitro ponto: "Não somos um país sem memória" por deficiência cognitiva e sim porque destruíram a memória de nosso povo nas escolas, na Educação.

      Excluir
  2. Moro próximo dessa antiga fabrica, ainda hoje é possivel ver o nome gravado na grama, hoje é utilizado por uma fabrica de tratores para guardar as maquinas assim que saem da produção.

    ResponderExcluir
  3. Criei um blog apenas sobre pianos há poucos dias atrás. Talvez você pudesse vê-lo! Link:

    http://mundodospianos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho péssimas recordações da fábrica de pianos Schwartzmann. Entrei em contato com a firma para lustrar meu piano para preserva-lo durante a troca de piso da minha casa. Um dos Schwartzmann veio retirá-lo. Teceu muitos elogios a qualidade e preservação do meu piano de estimação. Foi levado para devolução em 40 dias e só consegui reavê-lo quase uma ano depois através da polícias totalmente despedaçado. Foi reformado pela Pianos Brasil, mas não tinha muito o que fazer. Hoje ele está em Guararema e estou procurando um afinador na região para ver se meu neto pode aprender nele. Desculpem o desabafo mas está entalado em minha garganta há muitos anos. Hedy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa o desabafo que nada!! Obrigado por compartilhar a história. Então na época que você contratou eles, já estavam quebrando .

      Excluir
    2. Quando o patriarca morre a empresa perde a alma.

      Excluir
    3. Que triste! Mas o seu final foi mais feliz. O nosso simplesmente "desapareceu do mapa" quando dois meses depois fomos vê-lo na oficina. Não tinha mais oficina, tudo vazio. Isso foi há 25 anos atrás.

      Excluir
  5. Boa noite, também moro perto da fábrica e sempre que olho pra ela sinto uma certa nostalgia mesmo não sendo da minha época.
    Além dela, também poderiam falar de várias outras fábricas aqui de Mogi que deixaram de funcionar como Guttermann,Staroup,etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morei em Mogi das cruzes quando tinha 10 anos em 1990 e estudei na Escola Galdino Pinheiro Franco, lembro da Staroup funcionando, e brincava na fábrica de pianos antiga de pic esconde e salada mista com as meninas e meninos da minha classe, tenho ótimas recordações desse lugar.

      Excluir
  6. This really interesting post. Thanks for sharing!- hotmail login

    ResponderExcluir
  7. Tenho um Schwartzmann na igreja. Toco nele a mais de 20 anos. Fizemos uma restauração a uns 10 anos e, sinceramente, não o troco por nenhuma outra marca de custo médio. Ele tem um corpo de graves excelente. Gosto muito dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael! Vc teria o contato dos restauradores, por favor? Eu tenho um Schwartzmann, que previsa de restauração. Obrigada

      Excluir
    2. Olá, bom dia ! Sou restaurador a mais de 40 anos.. sou o Elio d Eliot Pianos. Deixo os schuartznann como novos...faço acima de tudo com muito amor paixão e emoção...

      Excluir
    3. Vc pode me procurar unkwown
      Janettewatson000@gmail.com para restauração

      Excluir
  8. Se tudo der certo compro o meu hoje! Compro não, "troco" por um processador Walita RI7775 na caixa que vale + ou - 1000 reais e mais 500 reais, totalizando assim 1500 reais. Ele está super conservado precisando apenas ser afinado. É hoje!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Lastimavel, eu tenho um piano M.Schwartzmann ganhei ele da minha tia qua foi embora do Brasil, e ele veio desafinado, acho som dele lindo (alias, daquelas notas que continua afinada rsrs) hoje não posso chamar um profissional para afina-lo mas creio que até janeiro eu faça isoo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ganhei um Piano M.Schwartzmann da minha tia, ele está desafinado mas não são todas as teclas, e espero em Deus afinar ele.

      Excluir
    2. sou afinador...não fica tão caro...vamos ...

      Excluir
    3. Estou comprando um piano m.schiatzmann a pessoa disse que faltam algumas teclas é possível consertar. Ainda tem peças no mercado ? Ondina

      Excluir
    4. Se quiser me contatar sou Pinto e me chamo Helder qq coisa sobre a misticidade deste instrumento me contatem que eu explico talkey?

      Excluir
  10. Muito triste mesmo. A alguns anos atrás, em uma de minhas visitas a Mogi, entrei por um buraco na parede, no que restou do enorme prédio. Tudo abandonado, uma solidão angustiante, o que restava de equipamentos e madeiras, jogados e vandalizados por toda parte. Bateu-me uma sensação de perda enorme e uma tristeza , somente igualavel quando consegui entrar também nos escombros da fábrica da Vigorelli em Jundiaí. Lamentavelmente conclui que o Brasil não tem memória e, assim vão desaparecendo aos poucos toda uma história de lutas, marcas, produtos e símbolos que , outrora, foram sinônimos de bons produtos.

    ResponderExcluir
  11. É triste o país não ter memória e consequentemente não tem tradição. Sou técnico de pianos há trinta anos. Estagiei em 88 na extinta Essenfelder. De lá para cá, muitos pianos nacionais passaram pela minha mão e não tenho informações mais consistentes sobre suas origens. Desde já agradeço a postagem sobre o piano Schwartzmann.

    ResponderExcluir
  12. Comprei um piano há 7 anos, esta semana o afinador veio pra restaura-lo, acho meu piano maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência, também há 7 anos compramos o nosso piano de cauda e é maravilhoso!

      Excluir
  13. Não troco um piano SCHUARTZMANN por nenhuma outra marca. Já toquei em vários e o som é muito legal. O meu é dessa marca.

    ResponderExcluir
  14. Tenho um Schuartzmann também de cerca de 60 anos. Hoje em dia quero vendê-lo pra comprar um piano digital pra tocar em casamentos (sei que não é a mesma coisa, pois o som do meu piano é inigualável, e tenho muito apreço nele, pois ganhei de aniversário de 15 anos, mas por falta de condições financeiras, preciso fazer isso. Contudo, não sei a média de valor desses pianos hoje em dia. Alguém tem ideia? Ele é de laca preta, está com a madeira boa, apenas desafinado.

    ResponderExcluir
  15. Encontrei um piano M Schwartzmann bem conservado. Dei de presente ao meu primeiro neto Pedro Rodrigues Scwartzmann Leite que por obra do destino é bisneto de M.Schwartzmann.

    ResponderExcluir
  16. estou vendendo um piano schwartzmann modelo mozart nº 18.107 de 1962.

    ResponderExcluir
  17. sou um comerciante de pianos e tenho certeza que os pianos que mais vendi em mais de 25 anos de comercio foram os pianos schartzmann,eles chegam bem avariados ,mas como o custo de aquisiçao e baixo,posso investir nele e na sua maioria nao ha necessidade de manutençao nas cravelhas ou cepa (AONDE SEGURA A AFINAÇAO) pois foram fabricados com otimos materiais,so realmente e dificil nao se ter uma historia da fabrica para contar aos clientes,pois ate o ano estou fazendo pesquisas proprias para chegar ao ano desses pianos.

    ResponderExcluir
  18. Estou buscando informações sobre os diferentes modelos que foram fabricados, mas não encontro nada :(
    Adquiri um schwartzmann e chamei um avaliador, ele disse que é modelo Concerto. Queria entender melhor, mas na internet não encontro informação nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modelo piano de concerto seria um piano de cauda inteira. Realmente é difícil conseguir informações dos pianos brasileiros, já que os documentos se perderam ou estão em papel esquecidos por aí.

      Excluir
  19. Vendi um piano , M. Schwartzmann que esteve em minha propriedade durante 15 anos, ele foi restaurado e identificamos o ano de fabricação gravado abaixo da primeira tecla, datado do ano de 1953.Como a manutenção é rara e cara, vendi o piano para um antiquário e estará fazendo parte de um espaço cultural da minha cidade Manaus/Amazonas, chamado Paço da liberdade.Um piano incrível.

    ResponderExcluir
  20. Tenho um que ganhei da.minha mae quando eu tinha 11 anos. O som dele é lindo! Adoro!

    ResponderExcluir
  21. Eu vendi o meu piano M. Schwartzmann há 2 dias.
    Meus pais compraram de segunda mão e estava comigo cerca de 45 anos.
    a série dele é 4011.
    Alguém poderia me dizer qual teria sido o ano em que foi fabricado ?

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião o schwartzmann faliu pela péssima qualidade dos pianos. Pianos fracos, tive duas desgraças dessas, só me deu dor de cabeça. Um eu doei para retirada de peças.

    ResponderExcluir