Está certo, você decidiu comprar um piano usado e dá largada à maratona da procura pelo instrumento que poderá chamar de seu. Só que quem não tem conhecimentos técnicos suficientes corre o risco de fazer uma péssima escolha. Eu, por exemplo, acabei optando por comprar o usado numa loja conceituada, mas não me dei inteiramente bem. Apesar da sonoridade bacana, segurar a afinação, etc, a mecânica estava muito gasta e os martelos idem. Resultado, passei anos eu mesmo reparando, regulando, trocando molas oxidadas, camurças gastas, etc. Ao final, ainda não me dando por satisfeito, acabei trocando o velho piano de armário por um reluzente de cauda... novo, desta vez para não correr o risco de passar os próximos anos à cata de molinhas, pedaços de camurça, feltros e outros babados.
Para resumir a ópera, tenho a oferecer a você candidato a
piano usado a minha experiência adquirida depois de cair no erro. Assim,
sabendo-se que é muito difícil ter um afinador a tiracolo na hora de examinar
um piano, a informação pode ser o diferencial entre embarcar numa tranqueira,
ou entrar em lua de mel com o piano dos sonhos.
Folga e/ou problemas de mobilidade nas Teclas
O problema das teclas presas normalmente é minimizado sob o
seguinte argumento "ele está assim porque não é tocado há muito tempo".
Todavia, algo que parece simples está revelando anos de descuido e exposição a
altas taxas de umidade. Você pode testar a folga das teclas movimentando-as
lateralmente com os dedos. Nos pianos novos a folga é a mínima possível, o
suficiente para permitir o movimento. Se houver folga excessiva, a precisão do
toque fica prejudicada e significa que o embuchamento de feltro das teclas
precisará ser trocado.
Desgaste do Mecanismo
Examinar o mecanismo de um piano usado só é possível nos de
armário, uma vez que nos pianos de cauda é necessário retirá-lo para fora, o
que é uma operação complexa que o comprador normalmente não permite sem seja
pelas mãos do afinador.
No caso de piano de armário, peça para o vendedor retirar o
tampo frontal e examine cuidadosamente o mecanismo para procurar eventuais
sintomas de desgaste. Veja se os corinhos vermelhos estão íntegros e todos no
lugar, se não há ferrugem nas molas e nos parafusos. Preste atenção também no
estado das camurças, pois se estiverem muito desgastadas, isso pode trancar o
movimento das teclas.
Martelos muito achatados e vincados
Se o proprietário afirma que "esse piano quase nunca foi tocado" e você percebe achatamento e marcas profundas nos martelos, certamente isso é uma mentira! Evite comprar pianos que foram excessivamente usados, menos ainda aqueles que foram martelados por pianistas campeões do UFC!
Cravelhas enferrujadas, inclinadas, atoladas
Observar atentamente o estado das cravelhas pode evitar que
você embarque numa canoa furada, ou seja, compre um piano condenado. Explico; as
cravelhas que você vê denunciam o estado do cepo que você não vê e o cepo é
responsável pelo piano "segurar" a afinação. A seguir publico fotos
de cravelhas que denotam uma história triste.
Cravelhas enferrujadas: devem ser substituídas, inclusive
com as cordas, o que significa alto custo.
Cravelhas inclinadas: essa posição quer dizer que não
seguram mais a afinação, ou seja, tais cravelhas deverão ser substituídas por
outras de maior calibre.
Cravelhas afundadas: isso significa que as cravelhas não têm
mais folga em relação ao cepo, fato que inviabiliza as tentativas de afinação.
A solução paliativa é a troca das cravelhas por outras mais grossas e, se não
resolver, a troca do cepo. Agora falemos francamente, a troca do cepo implica
em gastar no piano praticamente o preço que você pagará por ele.
Cordas e/ou bordões enferrujados
Cordas enferrujadas produzem um som feio e oco e devem ser
trocadas, pois perderam a elasticidade. Dependendo do número de cordas
afetadas, o preço do serviço pode ser bem custoso.
Manchas de líquido derramado na tábua harmônica ou no cepo
Denunciam que o piano teve donos negligentes, pior ainda,
que aquele instrumento pertenceu a um bar. Fuja de pianos de bar!
Marcas de copos no tampo
Eu comprei um piano de armário que provavelmente pertenceu a
um bar, pois havia marcas de copo no tampo superior. Esse é o tipo de besteira
que eu não faria hoje em dia.
Marca de sol no gabinete
Pianos de bar tendem a ficar nos piores lugares, logo, facilmente
eles podem passar anos expostos à incidência direta do sol, coisa que determina
a ruína do piano. Portanto, procure atentamente no verniz para detectar áreas
claras no verniz que denunciam um passado ruim. Por cargas d'água, o meu antigo
piano tinha marcas de sol e eu não prestei atenção a isso na época da compra.
Presença de gambiarras em algumas cordas
Quaisquer gambiarras (feltros afixados) nas cordas denunciam
que elas não estão vibrando a contento e devem ser trocadas. Se for o caso dos
bordões, a troca costuma ser dispendiosa.
Costelas devem ser inteiras
Um piano de qualidade se caracteriza por ter costelas que
vão até o fim da tábua harmônica, conforme a foto.
Já esse piano é considerado de baixa qualidade, pois as
costelas não vão até as bordas (flutuantes) – melhor evitar a sua aquisição.
Rachaduras na tábua harmônica
Rachaduras não significam a morte do piano, mas podem trazer
futuros aborrecimentos. Imagine você tocando num daqueles dias úmidos e começam
a aparecer zumbidos irritantes. O conserto de rachaduras no tampo harmônico é
muito relativo, pois os resultados são incertos.
Costela (baralho) descolada
Esse é o tipo de problema bem mais grave que exige reparação
imediata, pois os ruídos produzidos são inevitáveis. É preferível não comprar
um piano usado nesse estado.
Costela quebrada
É um caso mais raro, mas acontece ou por batida durante o transporte ou por fadiga do material. Dependendo de onde ocorre, esse problema pode alterar a curvatura (coroa) da tábua harmônica e consequentemente a ressonância.
Cavalete (ponte) rachado
Um cavalete rachado ou quebrado implica em impossibilidade de
estabilização da afinação no piano enquanto a peça não for substituída. Como o
custo dessa reparação é muito alto, a compra desse piano é altamente
desaconselhável.
Chapa (harpão) trincada ou rachada
Se você perceber qualquer espécie de trinca na grande peça
metálica que sustenta as cordas do piano, rejeite imediatamente o instrumento
pois isso significa que se trata de um instrumento condenado, já que é absolutamente
inviável a substituição da chapa.
Referências:
obrigado: muito melhor que outros comentários que tinha lido. existe um piano usado, lindo, para vender que somente aceita 1/2 tom abaixo do diapasão, sendo a vendedora. então acho que não devo comprar este piano pois, deve ter problema nas cravelhas e no cepo.
ResponderExcluirNão necessariamente um piano que não aceita mais o diapasão é ruim ou está condenado. Se ele estabiliza a afinação num tom mais baixo, pode ter muitos anos pela frente. http://www.blogpaedia.com.br/2013/04/pianos-que-o-mercado-nao-quer-mitos-e.html
ExcluirBoa Noite Isaias, mt obrigado pela sua disponibilidade. Acontece que eu quero ficar com um piano armário, já o tenho em casa :) porque o proprietario não o pode ter onde estava e ofereceu a possibilidade de o trazer para o meu local e analisa-lo. Ou o vendo ou fico com ele.
ResponderExcluirQuer me ajudar? :) Tem vários pormenores danificados, ao abrir a tampa, onde tem inclusive a assinatura e o numero, em madeira, está rachado, tem termitas eheheh eu consigo substituir, já sei com mt trabalho, mas preciso de ajuda e alem de ser prefecionista sou tmb mt paciente. poderia deixar o meu mail se achar bem e enviava fotos. aguardo a sua resposta, um abraço
fernando - em portugal
O email é blogpaedia@yahoo.com.br
Excluirmt obrigado, vou tentar amanhã fazer um levantamento geral dos "estragos" abraço.
ResponderExcluirIsaias Bom dia, Email enviado.Mais uma vez obrigado pela atenção.
ResponderExcluirFernando
Fernando, recebi as 9 fotos do seu piano e inclusive publiquei-as no grupo que mantenho no Facebook "Pianos & Teclas" que congrega, entre outros, afinadores, técnicos, luthiers, restauradores, etc.
ExcluirO veredicto unânime é que o teu piano não tem mais conserto. Mesmo um restaurador de respeito só pegaria um piano desses dotado de mecanismo de gaiola se tivesse um inestimável valor histórico. Muitas coisas devem ser trocadas, por exemplo, o cepo e cravelhas, tarefa que só pode ser levada a bom termo por pessoal altamente especializado. Provavelmente a tábua harmônica está comprometida também.
Boa tarde Isaias
Excluirobrigado, tive o cuidado de pedir a entrada nesse grupo que desconhecia.
O Piano,com tempo e muita paciência..... vai ser restaurado.
talvez no seu grupo,eu aprenda alguns pormenores que faltavam.
cumprimentos
Fernando
É um serviço de gigantes, se lograres, faça-nos conhecê-lo! Os técnicos especializados do grupo são bem acessíveis e não se negarão a dar quaisquer dicas.
ExcluirOlá, preciso criar uma tabela para mapear quais cordas lisas vão em quais posições do piano. Poderia me ajudar? Eu comecei a fazer a seguinte tabela: (mas não sei se está correta, preciso de ajuda para revisar)
ResponderExcluir# Inicia Term. Bitola
1 C8 C8 12
2 C8 B7 12
3 B7 B7 12
4 A#7 A#7 12 1/2
5 A#7 A7 12 1/2
6 A7 A7 12 1/2
7 G#7 G#7 13
8 G#7 G7 13
9 G7 G7 13
10 F#7 F#7 13 1/2
11 F#7 F7 13 1/2
12 F7 F7 13 1/2
13 E7 E7 14
14 E7 D#7 14
15 D#7 D#7 14
16 D7 D7 14 1/2
17 D7 C#7 14 1/2
18 C#7 C#7 14 1/2
19 C7 C7 15
20 C7 B6 15
21 B6 B6 15
22 A#6 A#6 15 1/2
23 A#6 A6 15 1/2
24 A6 A6 15 1/2
25 G#6 G#6 16
26 G#6 G6 16
27 G6 G6 16
28 F#6 F#6 16 1/2
29 F#6 F6 16 1/2
30 F6 F6 16 1/2
31 E6 E6 17
32 E6 D#6 17
33 D#6 D#6 17
34 D6 D6 17 1/2
35 D6 C#6 17 1/2
36 C#6 C#6 17 1/2
37 C6 C6 18
38 C6 B5 18
39 B5 B5 18
40 A#5 A#5 18 1/2
41 A#5 A5 18 1/2
42 A5 A5 18 1/2
43 G#5 G#5 19
44 G#5 G5 19
45 G5 G5 19
46 F#5 F#5 19 1/2
47 F#5 F5 19 1/2
48 F5 F5 19 1/2
49 E5 E5 20
50 E5 D#5 20
51 D#5 D#5 20
52 D5 D5 20 1/2
53 D5 C#5 20 1/2
54 C#5 C#5 20 1/2
55 C5 C5 21
56 C5 B4 21
57 B4 B4 21
58 A#4 A#4 21 1/2
59 A#4 A4 21 1/2
60 A4 A4 21 1/2
61 G#4 G#4 22
62 G#4 G4 22
63 G4 G4 22
64 F#4 F#4 22
65 F#4 F4 22
66 F4 F4 22
67 E4 E4 22
68 E4 D#4 22
69 D#4 D#4 22
70 D4 D4 22
71 D4 C#4 23
72 C#4 C#4 23
73 C4 C4 23
74 C4 B3 23
75 B3 B3 23
76 A#3 A#3 23
77 A#3 A3 23
78 A3 A3 23
79 G#3 G#3 23
80 G#3 G3 23
81 G3 G3 24
82 F#3 F#3 24
83 F#3 F3 24
84 F3 F3 24
85 E3 E3 24
86 E3 D#3 24
87 D#3 D#3 24
88 D3 D3 24
89 D3 C#3 24
90 C#3 C#3 24
91 C3 - Bordão
92 C3 - Bordão
93 B2 - Bordão
94 B2 - Bordão
95 A#2 - Bordão
96 A#2 - Bordão
97 A2 - Bordão
98 A2 - Bordão
99 G#2 - Bordão
100 G#2 - Bordão
101 G2 - Bordão
102 G2 - Bordão
103 F#2 - Bordão
104 F#2 - Bordão
105 F2 - Bordão
106 F2 - Bordão
107 E2 - Bordão
108 E2 - Bordão
109 D#2 - Bordão
110 D#2 - Bordão
111 D2 - Bordão
112 D2 - Bordão
113 C#2 - Bordão
114 C#2 - Bordão
115 C2 - Bordão
116 C2 - Bordão
117 B1 - Bordão
118 B1 - Bordão
119 A#1 - Bordão
120 A#1 - Bordão
121 A1 - Bordão
122 A1 - Bordão
123 G#1 - Bordão
124 G1 - Bordão
125 F#1 - Bordão
126 F1 - Bordão
127 E1 - Bordão
128 D#1 - Bordão
129 D1 - Bordão
130 C#1 - Bordão
131 C1 - Bordão
132 B0 - Bordão
133 A#0 - Bordão
134 A0 - Bordão