Estrutura das pontes
Comparação entre ponte de piano de 1ª linha com a de piano barato |
As pontes são as estruturas responsáveis pela transmissão do
débil som das cordas à tábua harmônica. Quaisquer problemas na ponte causam os
desagradáveis "grilos" que tanto incomodam os pianistas.
CARO: os pianos de alta estirpe são equipados com pontes
manufaturadas em madeira compensada com as lâminas posicionadas verticalmente, detalhe
construtivo que confere extrema resistência ao conjunto.
BARATO: os pianos baratos são equipados em sua grande
maioria com pontes de madeira maciça e em alguns casos (nos de pior qualidade),
pontes de compensado de camadas posicionadas horizontalmente. O prejuízo
acústico é fácil de entender, pois quando os 14 níveis (piano da foto) de
lâminas de madeira entremeados de cola são atravessados pelas ondas sonoras,
forçosamente há uma atenuação importante da potência devido ao grande número de barreiras a obstaculizar o caminho das ondas sonoras.
Número de travessões
Queda no número de barrotes de 1900 para 1990 |
Eles cumprem a magnífica tarefa de garantir a integridade
estrutural e, por conseguinte, a estabilidade da afinação. Sendo assim, não só o
número deles é um indicador de qualidade, como também a espessura e a qualidade
das madeiras usadas.
CARO: os pianos verticais do início do século passado
costumavam ter 6 travessões, hoje eles têm em média 5. Quanto aos pianos de
cauda a questão é mais complicada, pois um Steinway modelo O tem tão somente 3
barrotes, enquanto outros da mesma categoria têm 4 ou 5.
BARATO: os pianos verticais mais baratos têm 4 barrotes.
Todavia, isso por si só não define o critério de qualidade. Você tem que
prestar atentar para a espessura da madeira, a regularidade da sua superfície,
a granulação da madeira. A maioria dos fabricantes usa abeto (supruce) nos
barrotes, logo, eles têm que ter uma cor clara e homogênea. Assim, barrotes com
cores variadas, alguns escuros e outros claros são um sintoma de baixa
qualidade.
Num caso curioso, um sujeito se apaixonou por um piano de
cauda exposto no showroom de uma loja e decidiu comprar exatamente aquele.
Quando recebeu o piano em casa, nem tom e toque coincidiam com o instrumento
que ele experimentara na loja. Então ele analisou a aparência dos barrotes e do
contorno e chegou à conclusão que a loja mandara um piano novo justamente por
causa da cor irregular da madeira, característica que ele não havia notado no
exemplar do showroom. Esta história demonstra que a pior qualidade da madeira
empregada na estrutura torna o piano pior.
Link desta história: Comprando
gato por lebre na Loja de Pianos
Há outros indicadores que somente um técnico de piano pode
aferir, tais como o sistema de conexão dos barrotes ao corpo de piano e a sua extensão.
O que você diria de um piano com barrotes pintados em tinta preta fosca, como é
o caso do Yamaha indonésio GB1K? Também vemos alguns modelos nacionais Fritz
Dobbert com barrotes pintados. A pergunta que fica é: o que estão tentando
esconder?
Exemplo de involução do reforço estrutural de 1900 para cá: The China Syndrome
Referência: Everything You Wanted to Know about Pianos… Part II
Referência: Everything You Wanted to Know about Pianos… Part II
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