Qual é a causa determinante da diferença gritante de preço
entre pianos de marcas e tamanhos diferentes? Por exemplo, a marca A oferece um
piano de ½ cauda que custa um pouco mais do que o ¼ de cauda da marca B. Se
formos ver a marca C, no uso e abuso da grande tradição de mercado, ela
pede cinco vezes o preço pelo mesmo baby de ¼ de cauda. Qual é a mágica, se
aparentemente todos os pianos são iguais? Com os itens que abordarei nesta sequência de posts,
demonstrarei que não há nenhuma mágica nesse negócio.
Tipos de madeiras
O cerne da planilha de custos de um piano está nos tipos de
madeiras utilizados. Madeiras duras, pesadas e resistentes ocorrem em regiões frias, infelizmente são bem mais caras e raras, e as madeiras tropicais são abundantes (por enquanto), leves,
macias e porosas.
CARO: os melhores pianos do mundo costumam usar bordo
e faia nos contornos interno e externo dos pianos de cauda, pelas características de rigidez e peso que conferem alto poder de reflexão, ou seja, não atenua a potência do
som emitido pela tábua harmônica.
BARATO: já os pianos asiáticos, desde o Steinway
Essex (piano de entrada fabricado na China) a um xing ling qualquer, usam mogno filipino, também conhecido como "lauan" ou "luan".
Interessante notar que o respeitadíssimo projetista de
escalas Delwin D. Fandrich relata que, devido à porosidade natural do Lauan,
grandes quantidades de cola são exigidas para perfazer a junção das lâminas integrantes dos
contornos. Não obstante a baixa qualidade da madeira, as caraterísticas acústicas do instrumento não
ficam muito aquém daquelas exibidas pelos pianos caros, ou seja, o resultado final é um
contorno pesado e rígido. Leia a discussão no fórum Piano
World.
Tensão do projeto de escala
Projeto de escala é o que determina as dimensões e a relação
de forças que os componentes sonoramente ativos e inativos do piano mantém
entre si. As madeiras utilizadas determinam a tensão do projeto de escala.
CARO: os projetos de pianos dispendiosos geralmente tendem a
ter baixa tensão nas cordas devido à alta qualidade da madeira empregada no
entorno, e por conseguinte, a grande respostas acústica.
BARATO: os projetos de pianos fabricados em massa têm que apelar para alta tensão das cordas, pois é um ótimo estratagema de obtenção de potência
sonora driblando a baixa eficácia acústica das madeiras empregadas.
O lado ruim dos projetos de alta tensão é a maior
probabilidade de rompimento de cordas, empenamentos, rachaduras nas pontes,
enfim, durabilidade reduzida. As diferenças de preços entre os pianos de entrada estão diretamente relacionadas à qualidade da madeira empregada.
Um debate sobre as características de projetos de baixa e
alta tensão você encontra aqui.
Este post falou tudo o que eu queria e precisava saber antes de comprar um piano! Muito obrigada!!! ^-^
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