Pesquisar

6 de jul de 2014

Como trocar por maiores os rodízios (rodinhas) de pianos verticais



Quem tem um piano de armário sofre com o problema de não poder arredá-lo ou muda-lo de cômodo de maneira prática. E o motivo é muito simples: os rodízios são subdimensionados para o peso que suportam, que pode chegar a centenas de quilos.

Se o piano é antigo, então piora, pois eles costumam vir equipados com rodízios fabricados inteiramente em ferro, fator que além de dificultar a sua movimentação, risca a madeira, sulca e quebra lajotas.

A melhor solução que vi para resolver a mobilidade dos pianos verticais encontrei implantada no piano auxiliar da professora Regina Althaus Motta. Ela partiu de um dos Dollies (dolly como é chamada a peça no mercado global) disponíveis no mercado americano e adaptou às suas necessidades. Aqui está um dos modelos vendidos lá fora que mais se aproxima ao suporte do piano da professora, sem a mesma robustez:
Dollies para piano vertical
A profª Regina pediu ao serralheiro que tomasse as medidas do piano de forma que o conjunto ficasse justo suficientemente para caber uma camada de feltro entre o metal e a caixa do piano. Vemos que não há nada parafusado ao piano, já que o suporte se encaixa perfeitamente.
Detalhe do feltro
É necessário, por causa do espaço, que os rodízios originais sejam retirados. Nem sempre a visão de baixo do seu piano é lá muito agradável!

Rodízios grandes suficientemente podem ter roda de borracha
A vantagem desse sistema é preservar a altura original do piano, permitindo que rodízios maiores e dotados de rodas de borracha possam ser usados.
Conforto e robustez!
Depois de instalados, os suportes permitem a movimentação do piano por uma pessoa somente! Atualmente, se eu tivesse piano vertical, tal providenciaria essa melhoria imediatamente, pois toda a vez que tinha de arredar o piano era uma trabalheira!
Visão traseira
Nos pianos dotados de pernas, acho melhor posicionar os suportes no corpo e deixar as pernas “voando” conforme mostra a foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário