Não se pode absolutamente falar que um é melhor a priori do
que outro. Sabemos que os pianos de cauda pequenos enfrentam problemas
na área das leis da física que são insolucionáveis (leia
aqui sobre isso).
Também sabemos que a qualidade acústica de um piano depende
do comprimento das suas cordas. Ora, para um piano de cauda bater o comprimento
de cauda dos pianos de armário ele deve ser bastante grande. Porém, praticamente
não vemos informações sobre a equivalência de tamanhos entre pianos de cauda e
verticais baseada no comprimento das suas cordas.
Felizmente, o projetista de escala Delwin D. Fandrich
publicou no fórum Piano
World uma tabelinha de equivalência que cai como uma luva nas nossas
dúvidas!
Tabela de
equivalência de tamanhos de pianos de cauda e verticais baseada no comprimento
das cordas:
¼ de Cauda tipo crapô
até 150 cm de comprimento equivale a um vertical tipo espineta até 91 cm de
altura
Tanto os pianos de cauda muito pequenos, quanto os verticais
espineta não são mais muito vistos por aí. Por apresentarem diversas deficiências
acústicas e mecânicas, caíram no desgosto dos usuários. Tais modelos acústicos
de pequeno porte foram abandonados porque as pessoas com pouco espaço em suas
casas passaram a optar por teclados eletrônicos.
¼ de Cauda Baby Grand
150 cm até 160 cm equivale a um vertical tipo apartamento de 107 cm a 114 cm
Veja que um piano pequeno de 109 cm, classificado como de
entrada nos portfólios das fábricas, já “dá banho” em um de ¼ de cauda!
½ de Cauda Médio
de 170 cm equivale a um vertical tipo estúdio de 121 cm
A diferença de preços entre os dois tipos é assustadora, no
entanto, em termos acústicos a coisa é muito mais equivalente do que supomos. Logicamente,
um fator que conta, e muito, em favor dos pianos de cauda é a sua mecânica
disposta horizontalmente, quesito que aumenta a tocabilidade exponencialmente!
½ de Cauda tipo parlour
de 180 cm equivale a um vertical tipo profissional de 132 cm
Então concluímos que só a partir de 180 cm de profundidade o
piano de cauda passa a se diferenciar e superar seus congêneres de armário em
termos de extensão de cordas e potência acústica.
Por isso vemos muita gente afirmar que não troca o seu bom (grande)
piano vertical por qualquer piano de cauda, pois quando as pessoas comparam com
pianos de cauda menores do que o seu (de acordo com a tabela de equivalência), acabam
descobrindo empiricamente que são instrumentos de menor envergadura acústica.
Concluindo, se um sério estudante de piano opta em investir
bem menos num piano vertical profissional, ele será servido muito bem por
longos anos até que ele tenha necessidade real de partir para um piano de cauda
que realmente faça a diferença. Neste caso, a tendência dele ao fazer o upgrade
será partir para um piano de cauda semi-concerto de 220 cm (7 pés).
Leia sobre os tipos de pianos: Todos
os Tipos de Pianos Acústicos e seus tamanhos
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