Páginas

Pesquisar

1 de nov. de 2013

Cuidado com os anúncios maliciosos do Facebook!

Sabe aqueles pequenos anúncios pagos na coluna direita da página do Facebook? Alguns deles direcionam o usuário para página de phishing (página falsa que imita um site verdadeiro e cujo propósito é inocular vírus), ou página dedicada exclusivamente a fazer download de vírus no seu computador, tablet, smartphone.

Dificilmente o Facebook tem condições de checar o link de todos os anunciantes, mais ainda, como se trata de dinheiro entrando na caixinha, suspeita-se que eles não tenham lá muita vontade de fazer isso. Você não vê um botão de denúncia na coluna dos anúncios patrocinados, no máximo pode fazê-lo sumir da sua timeline apertando o "X" ao lado direito do anúncio.

O diabo é que os anúncios maliciosos são os mais atraentes! Este aqui promete revelar um vídeo do PM sendo preso depois que alvejou um bandido motoqueiro:

Aí, na suposta página do "Jornal da Globo" (http://jornaldaglobonews.com.br/) você descobre que se trata de uma clonagem da página real do Jornal da Globo, cujo endereço logicamente é diferente do site real (http://g1.globo.com/jornal-da-globo/).

Todos os links existentes na pretensa página "Jornal da Globo News" direcionam para um atualização do Adobe Flash Player. É nesse momento que o pessoal inocula o vírus, quando o usuário incauto, na ânsia de ver o conteúdo do vídeo, aceita a falsa atualização.

Outro anúncio (infelizmente não fiz o print-screen) mostra uma imagem de uma garota na frente da webcam prometendo "Tiro mais [roupa] na medida do aumento das visualizações". Quando o incauto acessa o site, um script dispara automaticamente o download do vírus "install.exe".


Em tempo: não confundir os anúncios acima com aplicativos maliciosos. Este promete revelar um vídeo bombástico de flagra, mas requer a instalação de uma "atualização de segurança", que provavelmente é uma extensão que vai transformar o seu browser numa usina de propagandas, que vai usar a sua conta do Facebook para mandar SPAM, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário