O ideal dos ideais é a pessoa ter um bom piano de cauda,
assim como se apresentar num piano de cauda e assim por diante. Infelizmente, o
mundo não é um mar de rosas e os pianistas não podem levar os seus instrumentos
no colo. Logo, como para estudo, prática e até mesmo apresentações, nem sempre
se tem um piano acústico a mão, a solução é lançar mão de um bom Piano Digital.
Então surge a pergunta: qual é o melhor Piano Digital para
estudantes, diletantes e até pianistas profissionais? Não vou aqui apontar um
modelo, mas uma marca reconhecida por equipar seus melhores PD’s os mecanismos
mais parecidos com os dos pianos de cauda.
Atenho-me unicamente ao critério da mecânica, pois é ela que
que mais dá a tocabilidade, a sensação de se estar, ou não tocando num piano
acústico.
Das marcas mais conhecidas no mercado, os mecanismos dos
seus PD’s são insatisfatórios para atender aos ditames da técnica pianística
porque fisicamente eles são muito diferentes em termos de tamanho de teclas e
pivotamento. Mesmo a Yamaha, que em alguns modelos de alto luxo oferece teclas
brancas de madeira real, ela pega o mesmíssimo mecanismo GH3 e adiciona a
madeira. Pela foto abaixo verificamos o quanto esta mecânica topo de linha
se afasta da arquitetura do congênere acústico.
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Yamaha GH3 |
Aliás, um cara fez um vídeo retratando exclusivamente os
clancks do barulho das teclas quando acionadas sem som:
Não vou falar de Roland, nem de Casio, pois eles têm mecanismos de plástico e
mais sofríveis que o GH3 acima.
O que nos resta então? Colocarei duas fotos dos mecanismos
Kawai RM3 e GH (Grand Feel).
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Kawai RM3 |
Kawai GF |
Como você pode notar, o que difere o RM3 do GH é a distância
do pino central (pivô - quanto maior é a distância, melhor é o controle sobre o toque), que no caso do GH é exatamente a mesma dos pianos de
cauda grandes. O que salta à 1ª vista é a semelhança incrível com o mecanismo de um piano acústico! Vale ressaltar também que essas duas mecânicas são dotadas de teclas do madeira, fato que aumenta o realismo.
Conclusão: se você quer um PD que forneça o maior realismo
possível em relação à sensação proporcionada pela tocabilidade dos grandes
pianos de cauda, então escolha o seu eletrônico com base no seu mecanismo e não
na quantidade de baboseiras.
Aliás, por falar em baboseira, se o seu lance são timbres,
ritmos, arpejos e toda aquela parafernália com que costumam propagandear Pianos
Digitais, então escolha o controlador Kawai VPC1, e o seu computador pode
fornecer todos os fricotes que você quiser! Alguns optam por usar um módulo de piano.
Mesmo que o Kawai VPC1 seja equipado com apenas o RM3, você constatará
que muitos pianistas o utilizam para gravar obras clássicas, conforme poderá
apreciar no exemplo abaixo:
O som é maravilhoso,e podemos tocar com fone ouvido na madrugada, que é o melhor horário para se estudar, onde a sensibilidade das notas atinge até as víceras.
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