Páginas

Pesquisar

8 de nov. de 2012

Fábricas de pianos nacionais e avaliações dos seus produtos

por Isaias Malta Apesar de o Brasil ter fabricado muitos pianos em décadas passadas, seus melhores exemplares nunca chegaram a se equiparar às marcas consagradas e reconhecidas internacionalmente. Por isso, a afirmação de que o Essenfelder é um dos melhores pianos do mundo não chega a ser verdadeira se não for relativizada; sim, ele foi o melhor piano brasileiro numa época em que era extremamente difícil trazer instrumentos do exterior.

O grande problema, no tocante ao assunto fabricação de pianos nacionais, é a nossa crônica escassez de documentação. Por isso, as informações têm que ser pinçadas aqui e ali da maneira que dá, inclusive para auxiliar as pessoas desejosas de comprar um piano usado que se veem num cipoal confuso de nomes, quase todos alemães de nascença e vendidos como "piano alemão", quando o real parentesco é muito distante de um alemão de verdade. De fato, foram fabricados por famílias judias alemãs que migraram para o Brasil na primeira metade do século XX, e trouxeram na bagagem as técnicas construtivas de pianos das fábricas sobre as quais vamos discorrer.

Cirei
Um piano com origem duvidosa que dá problemas a vida inteira. Esta fábrica, praticamente de garagem, produzia seus instrumentos em Porto Alegre e tinha problemas na linha de produção das chapas e as madeiras empregadas não recebiam o tratamento adequado. Logo, é um piano que apresenta grandes riscos de rachaduras na chapa e tem fama de não segurar a afinação. O único Cirei que conheço é um traste que não merece ser reformado.

M. Schwartzmann
Piano bem fraquinho fabricado com materiais de baixa qualidade. É considerado de qualidade ruim e tem fama de não segurar a afinação. Conheço um deles numa casa de família, que está guardado há anos por seu valor sentimental. Afora o valor atribuído, ele não tem mais valor intrínseco algum, pois não passa de um monte de chapas de compensado com a forração descolando. Você encontra tais pianinhos a preço médio de dois mil no mercado livre. Essa fábrica também comercializou produtos sob outras marcas: Schalitz, Schalter, Schumann, Goldmann, Schermann, etc.

Essenfelder
Piano originário de Curitiba, Paraná, goza a fama de ser o melhor piano brasileiro já fabricado. Contudo, há de se discernir os períodos bons dos períodos maus na história da produção do Essenfelder. Enquanto os pianos fabricados nos anos 30 a 60 desfrutavam das melhores madeiras e mecânicas importadas da Alemanha, os exemplares mais recentes receberam mecânicas de plástico, compensado, MDF e até partes em aglomerado.
As melhores peças foram fabricadas antes de 1970 (tenha cuidado com os mecanismos do fim dos anos 50 que usavam boquetas de plástico escuro, hoje apodrecidas), sendo o melhor dos modelos, aquele com a tampa superior quadrada e uma barra entalhada na parte superior da espelheira. 
Essenfelder de 1958.

Nardelli
Foi a primeira fábrica de pianos de Brasil surgida no fim do século XIX para competir com os instrumentos importados. A Nardelli chegou a fabricar bons pianos, todavia hoje em dia, os exemplares ofertados por aí aparecem "baleados" devido ao péssimo estado de conservação. Alguns modelos tem a excelente mecânica importada americana Prett Read.

Fritz Dobbert
A fábrica mais de pianos mais longeva, sem dúvida, é a Pianofatura Paulista. Seus sessenta e poucos anos de história são marcados por altos e baixos nos seus produtos. Portanto, dependendo do período de fabricação, tanto pode ser um instrumento excelente, quanto um piano sofrível dotado de mecânica de plástico e madeiras de aglomerado. Recentemente, a Pianofatura decidiu importar da chinesa Pearl River os modelos mais simples tanto verticais, quanto o de cauda.
Acho os Fritz Dobbert com sonoridade bastante metálica e o toque duro.
A Pianofatura já fabricou usou outras marcas, além de Fritz Dobbert: Loreley, Halben, Barrat Robinson, Meinster, Graubott, Otto Halben, Goldenklang, etc.

Zimmermann
Juntamente com a Pianofatura Paulista e a Schneider, aparentemente são as únicas fábricas nacionais remanescentes.
A minha professora relata uma experiência desastrosa que passou com um deles, comprado novo décadas atrás. Depois de algum tempo ela teve que vendê-lo devido a problemas na afinação. Espero que os tenham resolvido ao longo do tempo.

J. Hoelzl
Eram pianos fabricados no Paraná. Tive durante 8 anos um J.Hoelzl e posso atestar que eles têm construção robusta e sonoridade aveludada. Pelo menos o meu, tinha deficiência nos agudos e baixos um pouco distorcidos. O lado hilário da coisa é a plaqueta rebitada no travessão da mecânica que diz ser ela originária da Áustria, o que é uma bruta mentira, ainda mais porque os tradicionais fabricantes de mecanismos se encontram na Alemanha.

Lux
Antiga fábrica de pianos que funcionou por pouco tempo no Rio de Janeiro e fechou. É considerado um piano de padrão mediano, compatível com a maioria dos instrumentos fabricados naquela época, a exemplo dos Fritz Dobbert, Schwartzmann, etc. Não apresenta bom valor de mercado porque a marca não chegou a vingar.

Brasil
Acredito que tenham sido os melhores pianos fabricados no Brasil. Refiro-me exclusivamente aos modelos equipados com marteleira e mecânica importados, que podiam ser Elephant (EUA), Renner, ou Schwander, essas de origem alemã. Essa fábrica, situada na cidade de São Paulo, atingiu o seu auge nos anos 50 e 60, sendo que a sua grande garota propaganda foi a excepcional pianista Magda Tagliaferro.
A plaqueta colada no travessão de alumínio "Mecanismo Brasil dupla repetição" é uma atochada tamanho gigante, 
trata-se apenas de uma jogada de marketing para enganar os incautos, pois sabemos que tal recurso que aumenta a velocidade de repetição das notas não existe em pianos de armário, só nos modelos de cauda.

Schneider
Uma das raras fábricas de pianos no país ainda em funcionamento, a Pianos Schneider atua no mercado desde 1937, situada em Curitiba, Paraná. Pelo relato abaixo, parece que o instrumento não gosta muito de afinadores, apesar da boa sonoridade.

Dittrich
Antiga fábrica de fundo de quintal em Blumenal que foi tocada até 20 anos atrás pelo senhor Diettrich. Fabricou desde os anos 50 cerca de 125 pianos, todos eles feitos à mão, de excelente qualidade. Seus filhos Hans Peter e Wolfgang (foto), hoje na casa dos 60 a 70 anos, continuam o trabalho de reparação, manutenção e afinação de pianos.

Chateaubriand
Novíssima fábrica de pianos situada no Recife – Pernambuco, na realidade não os fabrica diretamente, mas os importa da China e faz a preparação.

No Brasil vicejaram cerca de 90 fábricas nos áureos tempos em que era chique ter um piano em casa. Aqui, devido à brevidade do texto, foi impossível abarcar todas as marcas, mas pode ter certeza que muitos outros nomes alemães fizeram a alegria dos compradores de pianos em terras tupiniquins, tais como: Albert Schmolz, Sohn Jeg, Natal, Lichtner, etc.

Referências:
Algumas informações constantes aqui foram pinçadas da excelente comunidade no Orkut: Afinadores de Piano

94 comentários:

  1. Compensa trocar um Essenfelder de armário (aviado em 7.000) por um m.Schwartzmann 1/4 de cauda (sendo vendido por 10.000, pagando 3 de diferença, no caso)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cuidado que a qualidade dos pianos s. scwartzmann deixa a desejar bastante, os essenfelder depende o periodo vale a pena, tem que ser um fabricado até 1965.

      Excluir
    2. Olá. Disponho de uma piano schneider para venda contato whatsapp 99684-2925. É de uma sra.que esta de mudança... regiao bh-mg

      Excluir
  2. Aparecendo a oportunidade, acho inestimável a experiência de tocar e ter em casa um piano de cauda.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Moro em Aracaju, Sergipe e aqui não é fácil comprar pianos usados. Encontrei um que o restaurador disse ser bom, mas eu pesquisei na internet e não encontrei nada a respeito dele. A marca é EDUOLI-RECIFE (R$ 5.000,00). Você já ouviu falar dele? Há também um Schwartzmann laqueado, preto por R$ 4.500,00. Mas desisti após ler o seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este Eduoli eu não conheço.

      Excluir
    2. este eduoli recife pode ser um perigo, pois tá com jeito de marca diabo, e outro detalhe ele tá caro, pra uma marca duvidosa o preço tá elevado, eu tomaria cuidado.

      Excluir
    3. este eduoli recife pode ser um perigo, pois tá com jeito de marca diabo, e outro detalhe ele tá caro, pra uma marca duvidosa o preço tá elevado, eu tomaria cuidado.

      Excluir
  4. cuidado, estas marcas diabo voce pode acabar comprando um cirei, estes nossos são terriveis, mas até um cirei todo refornado e praticamente novo funcionaria bem todos eles, esta marca que voce falou nunca ouvi falar, mas os essenfelder, fritz dobber testado por um pianista um piano Brasil, dittrich ou j,hoez, são bons.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada.
    Esse piano é mesmo um mistério, nenhuma informação.
    Amanhã irei olhá-lo novamente e perguntar pela história dele.

    ResponderExcluir
  6. Olá, por favor, preciso de informações sobre a marca de pianos Klangwert.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Klangwert foi uma das 20(vinte) marcas fabricadas pela Pianofatura Paulista(Leia-se Fritz Dobbert). São ótimos pianos, com excelente sonoridade.Abrçs....Memuia

      Excluir
    2. Os Niendorf paulistas e os Meister produzidos pela Pianofatura Paulista(Fritz Dobbert)eram excelentes pianos nacionais na minha opinião e até hoje ainda se pode encontrar alguns bem conservados.

      Excluir
    3. Tenho um Klangwert. Não conhecia nada a respeito dele. Fiquei muito vgeliz de encontrar essa informação. Realmente a sonoridade dele me surpreende.
      Obrigado pela informação valiosa.

      Excluir
  7. Ola, boa noite. Possuo um piano alemao g.klingmann e sempre achei ele excelente em sonoridade, afinaçao e mecanica inclusive nunca tive nenhum problema com ele mas agora pretendo vender-lo e peço dicas de como avaliar e pergunto se conhece esta marca. Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço essa marca. Para ter uma ideia da avaliação, melhor consultar o Mercado Livre.

      Excluir
  8. Olá! Moro no Rio Grande do Norte e tenho muita vontade de aprender a tocar piano. Qual seria o mais indicado para mim? Um que não fosse tão difícil de encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se indica piano para estudante, pois a pessoa acaba ficando com um piano por uma década pelo menos. Assim, o melhor é tentar pegar o melhor o que o seu dinheiro pode comprar, um Essenfelder usado, Fritz Dobbert, etec.

      Excluir
  9. Ola tenho um piano gebr.schimolz
    Mas nao sei sua história ou se é de qualidade alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  10. Ola tenho um piano gebr.schimolz
    Mas nao sei sua história ou se é de qualidade alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, você já ouviu falar de um piano Gala-Berlin? Procurei pela internet e não achei nada sobre. Há algum site para pesquisar?

    Grato.

    JX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso só existe para vender no Brasil, o que significa que um dos muitos "alemães" fabricados por aqui por uma das tradicionais fábricas nacionais tais como Pianofatura Paulista, Essenfelder, Schartzmann, etc.

      Excluir
  12. O problema de comprar um piano usado é que não se sabe como ele vai reagir a uma afinação...os bons pianos são aqueles que seguram bem a afinação por algumas semanas ( sempre acaba desafinando) e que tenham uma boa repetição das notas...só tocando e de preferência levando um professor de piano com vc junto para ver o instrumento é que vc pode ter mais certeza se vale a pena ou não

    ResponderExcluir
  13. Há pianos que ficaram muitos anos sem serem afinados e pode demorar muito tempo (meses, até anos) para o afinador conseguir deixar o piano bem afinado no lá 440 que é o padrão. Há pianos tão abandonados que nunca mais se conseguirá afiná-los sem partir a maior parte das cordas,,prefira um piano brasileiro de boa marca como o Brasil ou Essenfelder da fase áurea ou, de preferência, um piano importado antigo como o August Förster, Petrof, ou as grandes marcas como steinway & Sons, Blüthner, Bechstein, ou até um Gebr¨der Perzina ou Gotrian Steinweg, por exemplo. Mas foram fabricados bons pianos na Inglaterra e na França, além da Alemanha. Hoje em dia acham-se pianos orientais como o Yamaha, Kawai etc mas mesmo dentre estes há pianos melhores e piores.

    ResponderExcluir
  14. Olá, parabéns pelo Post!
    Tenho o piano Essenfelder 142-C Super Luxo para venda.
    Aquele que você colocou como o melhor na foto.
    Vendo por R$ 12.000,00 a vista.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-727280604-piano-essenfelder-mod-142-c-super-luxo-sonoridade-de-cauda-_JM

    ResponderExcluir
  15. Esse piano M Schuartzmann é ruim mesmo? Pq tem uma amiga minha querendo vender um pra mim é a única compradora.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho um m schwartzmann e o som é muito bom e a avaliação do site é exagerado pois o meu é um 1966 e em perfeito estado de conservação e afinação...

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um m schwartzmann e o som é muito bom e a avaliação do site é exagerado pois o meu é um 1966 e em perfeito estado de conservação e afinação...

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho um m schwartzmann e o som é muito bom e a avaliação do site é exagerado pois o meu é um 1966 e em perfeito estado de conservação e afinação...

    ResponderExcluir
  21. Olhem, tenho um M. Schwartzmann. Era da minha avó. Está na família desde 1966, aproximadamente. Pegou enchente de 74 em Tubarão, SC.
    Em 2008 enviei-o para reforma em Ribeirão Preto, na Michelin Pianos. Gastei R$ 4.000,00, na época. Se ele fosse tão fraquinho assim, não teria suportado tudo isso. E o afinador antigo dele, o que o afinava lá por volta dos anos 75-80, dizia que o som dele éra um dos que ele mais gostava. Eu também. Então…"nem sempre os melhores perfumes estão nos melhores frascos". Um M. Schwartzmann tem suas vantagens, sim.

    ResponderExcluir
  22. A F. Essenfelder sempre fabricou seus mecanismos, inclusive tinha patente de mecanismos de pianos de cauda e de armario.

    O seu fundador Florian Helmut Essenfelder é de origem Alemã e cristão, nunca foi judeu. Quanto a qualidade dos pianos até os anos 60 é devido ao Florian Helmut Essenfelder ter acompanhado a sua construção até a sua morte em 1964. Ele tinha um controle de qualidade rigoroso e ordenava a queima dos pianos não aprovados na caldeira da fabrica e não aproveitava nem seu mecanismo.

    Seu mecanismo jamais utilizou peças de plástico e sempre foram feitos em madeira de pau marfim, os compensados para os moveis era fabricado na propiá fabrica e sua qualidade foi mantida da entre sua fundação em 1886 em Buenos Aires até poucos após o seu falecimento, sua qualidade pós anos 70 caiu sim, porém sempre foi um dos melhores.

    Posso Falar com propriedade pq cresci na fabrica e cresci com Florian, Florian era meu AVÔ!!!

    Claiton Essenfelder

    ResponderExcluir
  23. A F. Essenfelder sempre fabricou seus mecanismos, inclusive tinha patente de mecanismos de pianos de cauda e de armario.

    O seu fundador Florian Helmut Essenfelder é de origem Alemã e cristão, nunca foi judeu. Quanto a qualidade dos pianos até os anos 60 é devido ao Florian Helmut Essenfelder ter acompanhado a sua construção até a sua morte em 1964. Ele tinha um controle de qualidade rigoroso e ordenava a queima dos pianos não aprovados na caldeira da fabrica e não aproveitava nem seu mecanismo.

    Seu mecanismo jamais utilizou peças de plástico e sempre foram feitos em madeira de pau marfim, os compensados para os moveis era fabricado na propiá fabrica e sua qualidade foi mantida da entre sua fundação em 1886 em Buenos Aires até poucos após o seu falecimento, sua qualidade pós anos 70 caiu sim, porém sempre foi um dos melhores.

    Posso Falar com propriedade pq cresci na fabrica e cresci com Florian, Florian era meu AVÔ!!!

    Claiton Essenfelder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciosas informações!

      Excluir
    2. Tenho um Essenfelder vertical grande 138b ano 1964 maravilhoso. Sonoridade e mecanismo de piano alemão dos bons!!!

      Excluir
  24. Boa tarde, minha filha começou a estudar piano agora com 6 anos de idade. Gostaria de uma orientação sobre o tipo de piano que seria aconselhável adquirir para iniciantes.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselhável adquirir o melhor piano possível. Alguns pais optam pelo modelo que permite tocar como instrumento acústico e eletrônico (com fones de ouvido), de forma que o som dos estudos não incomode os membros da família.

      Excluir
  25. Olá, boa noite, gostaria de sua opinião sobre pianos das marcas Cable Chicago e Pleyel, sobre o modelo do Cable Chicago não tenho informações, e sobre o Pleyel tenho somente o número de série: 132480.
    Obrigada, Brenda F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, gostaria também de saber sobre o Ed Seiler.
      Obrigadinha^^

      Excluir
  26. Alguma chance de Blüthner, Grotrian, Sauter desembarcarem no Brasil? Rs...

    ResponderExcluir
  27. Ano passado, fui à uma loja comprar um piano e estava quase levando um Schneider quando o dono da loja me falou para experimentar um piano de loja, da famosa Casa Werhs aqui do Rio de Janeiro. O piano era lindo, maior e todo de Imbuia, fora o timbre, que era muito superior mesmo! Aí ele me contou uma história dizendo que era fabricado pela essenfelder mas que colocavam o logo da Carlos Wehrs. Mesmo sem acreditar, levei o piano pela qualidade que aparentava na madeira, na máquina e no timbre. Desde que chegou, tinha um martelo que não estava agarrando e um técnico veio consertar. Pra minha surpresa, quando ele tirou os martelos, estava escrito no forro o logo do Carlos Werhs e embaixo estava escrito "um produto das indústrias de pianos Halben S.A"!! Logo entendi pq eu não encontrava nenhuma referência desse piano, talvez a casa Wehrs deve ter encomendado somente um lote. Mas para quem encontrar um piano Carlos Wehrs, já saberá a procedência!

    ResponderExcluir
  28. Olá. Disponho de uma piano schneider para venda contato whatsapp 99684-2925. É de uma sra.que esta de mudança... regiao bh-mg

    ResponderExcluir
  29. Olá. Disponho de uma piano schneider para venda contato whatsapp 99684-2925. É de uma sra.que esta de mudança... regiao bh-mg

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber a opinião da marca de pinao Gebr . Schmolz?

    ResponderExcluir
  31. Alguém já ouviu falar de um piano feito no Brasil da marca Bentley (atenção, não é o famoso piano inglês). Talvez algum fabricante artesanal fazia esse Bentley tupiniquim. Já viram algum?

    ResponderExcluir
  32. Boa Noite a todos. Eu estava num antigo e conceituado estúdio de Salvador quando me deparei com um piano M.Schwartzmann indo para o lixo. O piano está em péssimas condições, com muitos cupim e a mecânica das teclas está aparentemente ruim também. Pedi para me darem o piano para tentar restaura-lo mas agora depois de pesquisar sobre a marca estou em dúvida de vale a pena restaurá-lo. Não sei dizer qual é o ano de fabricação, alguém tem alguma dica de como descobrir? e aí, o que vcs acham que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ano costuma ser escrito a lápis numa das primeiras teclas dos graves. A avaliação sobre possibilidade de restauração deve ser feita por uma técnico de pianos capacitado.

      Excluir
  33. Estou vendendo um Halben para a minha mãe e minha tia, era dos meus avós. Qual o valor médio de um em bom estado, sem cupim, precisando de afinação e com somente 2 teclas travando?

    ResponderExcluir
  34. Sou estudante de Desenho industrial da UFRJ e estou desenvolvendo uma pesquisa sobre pianos brasileiros, gostaria de entrar em contato com você para tirar algumas duvidas se você tiver interesse e disponibilidade para me ajudar, claro.

    taynah.loredo@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. No piano Brasil, qual seria o melhor ano de fabricação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir da década de 70 houve uma enorme decadência na qualidade dos pianos nacionais, até que a vasta maioria das fábricas fechou nos anos subsequentes.

      Excluir
  36. Como faço para saber o material das teclas de um piano Essenfelder ano 1952, teclas originais? Desse mesmo modelo da foto, tampa quadrada com faixa entalhada. As teclas estão amareladas e possuem listras fininhas no seu comprimento. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teclas de pianos brasileiros são todas de resina plástica, material usado durante quase todo o séc. XX até agora. Agora, conseguir exatamente o tipo de resina usado na década de 40/50 é impossível, se se conseguir de outro piano da mesma época.

      Excluir

  37. Esse LUX da foto é meu. Postei essa foto no Orkut quando comprei O piano em 2009. Achei pouca informação sobre ele. Pesquisei muitos pianos e já toquei em vários de Ármario, nacionais e importados, uns 2-3 Schwartzman, e Fritz, que são DE LONGE os piores. Não recomendo Fritz nem para meu pior inimigo e compará-los ao LUX é ridículo, são infinitamente inferiores tanto em tom, volume e ação mecânica. Entre os nacionais Também toquei em um Zimmerman, que era pouca coisa melhor que um Schartzman e em 3 Brasis diferentes. A qualidade do Brasil (e também do Essenfelder) oscila bastante dependendo do ano e estado de conservação. Só ouvi um até hoje que era melhor que o meu LUX. Os dois que toquei tinham mecânica alemã Schwander e madeira sólida mas isso não os ajudou. Estavam mal conservados, soando fanho e abafado e eram pior do que o LUX Também toquei em um Essenfelder mais novo, da década de 80 que era melhor do que os 2 Brasis piores e bem superior aos Schartz, Fritz e Zimmerman, mas não chegava ao nível do meu LUX. Também experimentei brevemente um ibach que infelizmente estava detonado por cupim e era muito abafado. Minha professora tem um Halben inglês de Armário e um Steinway O Hamburgo. O Halben é fanho e tem uma ação que falha muito nos pianíssimos, caro e muito inferior ao lux, até mesmo ao Brasil e Essenfelder (não é FUll, é 48" se não me engano). Falando em Ingleses, já experimentei um Bentley que era ainda mais fanho que o Halben.


    Os únicos de ármario superioes ao LUX além do Brasil mais antigo bem conservado que já experimentei até hoje, foram um Bechnstein, um Stenway e o Yamaha U3 que ficava no camarim do maestro da Sala São Paulo. Também toquei em Yamahas U1 e P2, e ambos apesar de terem bom volume nos graves eram brilhantes e metálicos demais.

    Enfim, mediano ou não, bem conservado o LUX bate a maioria dos nacionais mal conservados que você encontra Brasil a fora. O meu tem mecânica é adequada e bem responsiva e o meu foi construído 100% em matéria maciça. Os graves não são muito altos mas o timbre do piano é muito bom. Ainda hei de fazer uma reforma nos martelos e voicing nele.

    O maior problema de pianos nacionais é de longe o estado de conservação, não sendo um Fritz, Schartz ou Brasil/Essenfelder mais novos de compensado, que sempre serão ruins, a marca não vai fazer diferença, mas sim, o estado do piano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as leis que regem os pianos verticais nada têm a ver com as dos pianos de cauda. Algumas marcas de excelência nos cauda, fabricam pianos verticais medíocres.

      Excluir
  38. Qual seria o mais indicado afinal de contas entre Brasil, Essenfelder e Nardelli?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essenfelder em primeiríssimo lugar, até a década de 70. Brasil em segundo e o Nardelli não é grande coisa, com mecanismo ultrapassado.

      Excluir
  39. Olá, o que me dizem da qualidade som do piano Essenfelder série 26.231?
    obrigada

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este piano, pelo nº de série,já é da década de 70, e não possui a mesma qualidade dos da dec. de 60 para traz.Mas não deixa de ser um Essenfelder (melhor piano nacional).

      Excluir
  41. Olá!
    Possuo um M.Schwartzman que distoa dos comentários.
    Comprei este piano de uma empresa restauradora em São Paulo, e lembro que o vendedor, que também era proprietário desta empresa, comentou sobre a robustez do piano.
    De fato, ele é muito mais pesado que os pianos que já vi por aí, e de madeira maciça, não estes compensados com folhado de madeira colados para dar o acabamento.
    Não entendo muito de pianos, mas pelo que pude constatar nele, com base no que tenho lido, é que não possui peças de plástico em seu mecanismo, e a parte de chapas também é bastante robusta.
    Por favor, vocês acham que posso ter nas mãos um piano de alguma fase áurea da M.Schwartzman?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode. O fato deste piano ter sido aceito para restauração já é um atestado de que não pertence à fase declinante da fábrica.

      Excluir
  42. Boa tarde! Na sua opinão quais são os melhores pianos de parede? Em ordem de qualidade?
    Piano Brasil
    M.Schwartzmann
    F.Essenfelder
    Firtutzes
    Behar
    Se vc fosse comprar pra vc, qual escolheria?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde! Na sua opinão quais são os melhores pianos de parede? Em ordem de qualidade?
    Piano Brasil
    M.Schwartzmann
    F.Essenfelder
    Firtutzes
    Behar
    Se vc fosse comprar pra vc, qual escolheria?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde! Na sua opinão quais são os melhores pianos de parede? Em ordem de qualidade?
    Piano Brasil
    M.Schwartzmann
    F.Essenfelder
    Firtutzes
    Behar
    Se vc fosse comprar pra vc, qual escolheria?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde! Na sua opinão quais são os melhores pianos de parede? Em ordem de qualidade?
    Piano Brasil
    M.Schwartzmann
    F.Essenfelder
    Firtutzes
    Behar
    Se vc fosse comprar pra vc, qual escolheria?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Possuo um piano Brasil n. de série 8828, como sei sua idade e qual seria seu maquinário? Qdo comprei me disseram ser alemão, qual o valor médio, ele está impecável!

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde! Tenho um Frits Dobbert vertical, fabricado em 1965. Está na minha família desde 1972 e tem uma sonoridade única, cheia, harmoniosa, agradável de se ouvir e sem aquele toque metálico. Por se tratar de um piano com mais de 50 anos, precisei restaurá-lo e estou aguardando que fique pronto. Qual sua avaliação sobre os pianos Fritz Dobbert fabricados nessa época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. São muito bons!!!Já tive um desta mesma época e me arrependi de ter vendido.

      Excluir
  48. https://www.youtube.com/watch?v=63jqG7AXGjI

    ResponderExcluir
  49. https://www.youtube.com/watch?v=LZESDfKfLBQ

    ResponderExcluir
  50. https://www.youtube.com/watch?v=e-ZaRwCrtAo

    ResponderExcluir
  51. Olá! E os pianos da marca Schumann?! São bons? Qualidade boa? O que vc me diz? Aguardo obrigada!!!

    ResponderExcluir
  52. Olá!
    Eu tenho um Essenfelder entalhado igualzinho este da foto, porém com assinatura do técnico em 17/7/1951 e número de série 7046.
    Eu gostaria de saber qual é o modelo desse Essenfelder. Já vi o C Luxo, o 138b... Mas n sei qual é o bendito modelo do meu. Rsrs
    Pode me ajudar?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 0 seu é o modelo 142-C.Excelente!

      Excluir
    2. Oi, Abel!
      Então, não é. =/
      O 142-C é um piano que eu acredito ser o antecedente do meu. A diferença é que o 142 tem uma caixa acústica mais alta, espelho superior com duas madeiras na vertical dividindo 3 entalhaentos superiores na horizontal e os pés do teclado separados do corpo do piano. Vi esses modelos fabricados na década de 1930 e 1940.
      Ao que me parece, depois a Essendelder fabricou o meu modelo com a caixa acústica ligeiramente mais baixa, com apenas uma barra entalhada no espelho superior (sem as madeiras dividindo) e com os pés do teclado já encostados na caixa acústica do piano (igualzinho o dessa foto).
      São modelos parecidos, mas acredito que o 142-C seja ainda melhor que o meu, pois a caixa acústica é maior, devendo ter um baita sonzão.
      Ainda assim, o meu é um ótimo piano. =)
      Ouvi dizer que o meu piano é i modelo "A", mas n estou encontrando fontes que atestem esse palpite. =s E, caso seja, também acredito que deva ter um número atrelado a esta letra.

      Excluir
  53. piano brasil 1960 é bom?te de afinar,

    ResponderExcluir
  54. Olá Abel, tens alguma informação sobre a marca wittenburg?

    ResponderExcluir
  55. Olá, eu estou pensando em comprar um da marca Klangwert, mas não encontro o informações sobre ela em lugar nenhum, então estou na dúvida, e também por ele ser restaurado.

    ResponderExcluir
  56. Estou em negociação com um piano LICHTNER. Alguem poderia me dizer sobre ele? Obrigado

    ResponderExcluir
  57. Como pianista e músico há 50 anos, afino pianos há 25 a nasci dentro de um piano.Concordo em alguns tópicos teus...mas 70% não.Os pianos variam MUITO pela qualidade da UNIDADE fabricada.Tempo de estrada/cuidados/armazenamento/manutenção/etc...O Cirei/Schuwartzmann/Brasil( em pespecial ótimo) ,Fritz Dobert/Essenfelder são ótimos pianos.Vai depender de cada UNIDADE mesmo.Não é nem se pode dizer que TODOS são RUINS.E isto se aplica a marcas internacionais que apesar da "fama" já peguei vários horriveis em tudo Incluindo Steinway entre outros.um importado vertical ótimo é o boston.e meu predileto é o bechstein.abs!!

    ResponderExcluir
  58. Estou vendendo um piano Vertical Nardelli. Interessados, só me mandar email (@virginiamaral12@gmail.com) que envio fotos. Moro no RJ.

    ResponderExcluir
  59. Olá!
    O que me diz sobre um Julius Brandt (Londres São Paulo), fabricado pela “Halben - Barratt e Robinson” ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se possível, me respondam por e-mail: carlos.mettaa@gmail.com

      Obrigado!

      Excluir
  60. Gostaria de saber se as marcas Halben e Otto Halben sao confiaveis. Sei que sao pianos medianos, mas fico na duvida de qual comprar.

    ResponderExcluir
  61. Olá! Minha esposa está bastante interessada por um J Hoelzl vertical. É um piano que vale a pena? Digo, mecânica e componentes são bons ou aceitáveis em termos de tipo de material utilizado e durabilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos 8 anos com um J. Hoetzl e só nos deu alegria, som aveludado, mecânica macia, bons componentes. Só o vendemos quando trocamos por um piano de 1/2 cauda novo.

      Excluir
  62. Isaias Malta, tudo bem? Espero que sim, então, sabe aquele sonho de criança de tocar piano, chegou a hora. Eu gostaria de adquirir um piano vertical acústico, se importa de auxiliar-me nesta escolha, sou grata.

    ResponderExcluir
  63. Tenho um piano Albert Schmolz que está na família a mais de 65 anos. Foi comprado para minha mãe, por minha avó. O piano foi de uma concertista - veio inclusive com partituras da época. O som dele sempre foi muito límpido, passou por poucas afinações ao longo da vida, e, após mais de 70 anos, tive que fazer uma descupinização. Ele segue impávido em minha sala. Seu maquinário, ao que consta, é francês. Se alguém tiver mais detalhes sobre esta marca, por favor, me conte!

    ResponderExcluir