Páginas

Pesquisar

2 de mar. de 2010

Estranho ritual russo antes das viagens espaciais.

Urinar e defecar no espaço não é tarefa nada fácil, ainda mais quando tomamos conhecimento das recentes quebras ocorridas no mecanismo americano de recolhimento de excrementos de 20 milhões de dólares, o mais caro já fabricado no mundo, pena que nunca tenha funcionado neste planeta.
 Toalete da ISS (International Space Station) - imagine-se amarrado nesta traquitana só para satisfazer suas necessidades orgânicas básicas!



Talvez em razão das dificuldades inerentes ao ato de excretar em ambiente sem gravidade, os astronautas russos desenvolveram uma estranha tradição: antes de assumirem seus lugares no cockpit da espaçonave que os levará ao espaço, eles descarregam invariavelmente as bexigas no pneu do ônibus que os transporta até as cercanias da torre de lancamento. Não se sabe exatamente quando ester ritual bizarro começou, pois este tipo de coisa é feito à boca pequena... ou melhor... deixa para lá.
É hilário supor como as cosmonautas russas cumprem a sua parte neste ritual!
Esta foto é o primeiro registro que um felizardo paparazzo espacial conseguiu fazer em mais de 40 anos de viagens espaciais. Nem precisa perguntar como fica o estado da roda do pobre ônibus depois de tanta urina!

Fontes:
Sobrevivendo num toalete espacial [Blogpaedia].
Unique shots [English Russia].

6 comentários:

  1. que coisa doida, legal

    ResponderExcluir
  2. Nada complicado.

    http://www.youtube.com/watch?v=T47kt6DuT-4

    ResponderExcluir
  3. Mário, ainda assim acho complexo para as mulheres introduzir o artefato do vídeo na roupa espacial, o que não deixa de ser uma ideia hilária. Perguntemos aos russos.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, é mentira

    Antes de viajar é feito uma lavagem intestinal e uma dieta sem liquidos pra não precisar fazer as necessidades pelo menos 24h depois do voo

    ResponderExcluir
  5. Não confundamos o imperialismo americano com a simplicidade russa. Para os russos ir ao espaço é tão trivial quanto eu e você estamos escrevendo, tanto que eles nunca recorreram às espetaculosas e dispendiosas amerissagens - assim como optaram por não embarcar na barca furada dos ônibus espaciais, apesar de tê-los testado ao logo do projeto Buran-Energia.

    ResponderExcluir
  6. Piada de mau gosto. Todo o "processo" de uma viagem espacial é cercado da maior segurança aos astronautas, pelo menos, 24 horas antes da partida. Voce acha que deixariam a possibilidade para uma abelha ou um marimbondo parar a contagem regressiva ??/

    ResponderExcluir