Páginas

Pesquisar

23 de jan. de 2011

Brasileiros gostam do Orkut não porque são burros, mas porque são lentos.

Saiba os motivos determinantes para o fracasso do Orkut e porque o Google nunca conseguiu (quis) emplacar um Facebook.
Brasileiros ainda pagam o alto preço da lentidão internética.

Muito antes do Mark Zuckerberg pensar em criar o seu "The Facebook", o Google já estava no pedaço com o seu Orkut, que ironicamente se tornou um tremendo sucesso em países estranhos de línguas estranhas: Brasil, Índia e Estônia. Não obstante, o Google nunca acreditou no seu produto, tanto que nunca investiu grandes recursos nele.

Lembra do começo do Orkut no Brasil, quando a admissão no serviço somente era possível através de convite? Tal jogada não foi charminho de fresco, mas uma maneira de driblar o fato de que eles nunca quiseram investir seriamente no incremento dos servidores, o que explica o rotundo fracasso experimentado pelo Orkut nos países desenvolvidos dotados de conexões ma-ra-vi-lho-sas.

A grande verdade é que o fato do Google nunca ter acreditado nas potencialidades das Redes Sociais, permitiu que o Facebook assumisse o vácuo deixado pela falta de iniciativas realmente agressivas nesta área. Quando o pessoal de Mountain View se acordou para a emergência do fenômeno da mídia social, já era tarde. E de nada adiantaram as tentativas extemporâneas feitas com o Wave e o Buzz, pois o boi já tinha fugido com a corda. Assim, de bobeira, o Orkut já perdeu a supremacia na Índia e no Brasil está se tornando uma rede de inativos... na Estônia não sei que fim terá levado.

Então, qual é o grande mistério do Brasil ser a última bolacha do saco periferia onde o Orkut ainda é sucesso? Para compreender a danação, torna-se necessário colocar alguns pingos nos i's:

- A excelência do Google sempre foi na área das soluções de engenharia e nunca no negócio social. Na realidade, eles nunca creditaram na viabilidade deste segmento como forma de ganhar grana preta.

- O fato do Google nunca ter investido seriamente na expansão dos servidores, tornou o Orkut um serviço muito lento. Assim, os usuários se mudaram para outras redes, exceto alguns pobres diabos (nós). Explico, nos países em que as conexões de Internet são de uma lentidão falimentar, a lentidão do Orkut não chega a ser algo notável, a não ser na Índia, que tão logo melhorou as suas conexões, os indianos trataram de migrar rápida e massivamente para o Facebook e o Twitter.

- O Facebook achou a mina de ouro para ganhar dinheiro com o negócio: graças aos jogos sociais altamente viciantes e incapacitantes, eles faturam 30% do bolo ganhado pelos desenvolvedores de aplicativos. Ora, como o Google nunca imaginou que isto um dia pudesse acontecer, as suas ações posteriores neste campo foram muito mais reativas do que inovadoras, leia-se Colheita Feliz, que é uma cópia descarada do Farmville do Facebook.

- O maior pesadelo do Google é que o Facebook esteja trabalhando secretamente num mecanismo de busca próprio, o que poderia ameaçar seriamente o seu monopólio na Internet. Uma vez que as pessoas estivessem num lugar com seus amigos, email e um bom sistema de buscas, o que as obrigaria a dar escapadelas ao Google?

O futuro nos reserva surpresas, pois enquanto o Google está se torna demodê e obsoleto, novas formas de fazer internet batem à porta querendo todo o espaço do mundo. Será por isto que o velho Eric Schmidt deu adeus à presidência do Google e cedeu a sua cadeira a um dos guris (Larry Page) que fizeram o milagre no distante ano de 1996? Eles juram que navegam por ora num céu de brigadeiro, mas talvez estejam vendo nuvens escuras no horizonte próximo. Pior ainda se de dentro delas emergisse um "F" sob um fundo azul calcinha.

Adendo: quando estivermos ouvindo falar de algo como "Google Me", uma nova tentativa de emplacar uma rede social em grande estilo, terá chegado o fim eternamente adiado do natimorto Orkut? Só o futuro dirá.

Referências:
Why did Orkut fail and why did Google not create Facebook? 
Por que fugir do Orkut e correr para o Facebook?

12 comentários:

  1. Não entendi sua opinião. Menciona a velocidade de conexão dos usuários no Brasil e mistura com orkut, facebook... O que tem a ver? Só porque uma pessoa tem conexão de velocidade altíssima vai se chatear com os erros de "no donut for you"(do orkut) e por isso migra pro concorrente? :S Não vi relação.

    Tenho conexão de 4 mega e só tenho conta no orkut, apesar da maioria do conteúdo lá ser puro lixo.

    ResponderExcluir
  2. A relação é que o Orkut é um produto periférico do todo-poderoso Orkut. Sim, segundo os gringos, estatisticamente os usuários que adquirem uma certa qualidade na sua conexão, voam para uma rede que funciona melhor.
    Conexão 4 megas no Brasil? Só em sonho, na prática isto non ecziste! É mentira, eles se valem de muitas sacanagens para que você acredite que comprou um produto que funciona a 4 Mb reais o tempo inteiro.

    ResponderExcluir
  3. Não posso pronuncia-me sobre o “ Orkut “. Nunca o utilizei, aliás na Europa é quase um desconhecido.
    Quanto a Zuckerberg, penso que está a preparar-se, dissimuladamente para a batalha, o Google que se cuide.

    Não pude deixar de ler a conexão. 4 Mb? Esta velocidade é desesperante.

    Urilizo esta http://net.sapo.pt/adsl/tarifarios

    24 a que tenho contratada mas, a realidade é que de um modo geral navego 18 ou pouco mais.
    Resultado, reclamei n vezes e o argumento é que a central não suporta. Problema deles. Como tal só pago 50%. Acontece que os fornecedores são bastantes e a concorrência é salutar para o consumidor.

    Penso que conhece http://speedmeter.fccn.pt/?accao=speedmeter1

    O fornecedor confrontado com o teste, não tem hipótese, nem ele nem nenhum outro. É oficial.

    ResponderExcluir
  4. O próprio farmville já é cópia descarada de outros games sociais, afinal, é o que a zynga faz...

    ResponderExcluir
  5. Facebook é de 2003, orkut de 2004. E só mais tarde orkut passou as ser da google

    ResponderExcluir
  6. Diego Santos26/01/2012, 01:16

    Exatamente, o orkut foi criado no começo de 2004 e logo se tornou um sucesso no Brasil. Essa postagem é nada tendenciosa né sr admin? Eu discordo completamente da sua postagem, pois o Facebook é modinha, pois nós brasileiros damos quase sempre mais valor ao que vem de fora, enlatados americanos, eles não tem fórum nem comunidades, qual a graça de ficar só bisbliotando as fotos e murais de outros usuários? Fiz meu cadastro do Facebook há 4 anos e não vejo graça nenhuma nele até hoje, o Orkut é muito melhor, é mais fácil os americanos nos influenciarem a usar o produto deles do que nós mostrarmos o que temos de bom, pois não ligam nem para nosso idioma e falam de qualquer jeito, enquanto temos que enrolar a língua para falar igual americano eles falam "Ronalido" invés de Ronaldo.

    ResponderExcluir
  7. Attractive section of content. I just stumbled upon your website
    and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog
    posts. Any way I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently rapidly.


    Stop by my web site: retrobeurs

    ResponderExcluir
  8. Someone necessarily help to make significantly posts I would state.
    This is the very first time I frequented your website page and to this
    point? I amazed with the research you made to make this particular
    submit amazing. Fantastic task!

    Feel free to visit my blog ... vakantievilla frankrijk

    ResponderExcluir
  9. obviously like your website however you need to check the spelling on quite a few of your posts.
    Several of them are rife with spelling problems and I find it very
    troublesome to tell the reality nevertheless I'll surely come again again.

    Here is my page - france holidays june 2013

    ResponderExcluir
  10. Fastidious response in return of this difficulty
    with real arguments and telling the whole thing regarding that.


    Here is my blog - huis huren frankrijk - huishurenfrankrijk.wordpress.com -

    ResponderExcluir
  11. I am curious to find out what blog system you
    are utilizing? I'm having some small security problems with my latest site and I'd like to find something more risk-free.
    Do you have any recommendations?

    my webpage :: particuliere vakantiehuizen

    ResponderExcluir
  12. Hi, I think your blog might be having browser compatibility issues.
    When I look at your website in Ie, it looks fine but when
    opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, awesome blog!


    my homepage; vakantiehuisje frankrijk [vakantiehuisjefrankrijk.jigsy.com]

    ResponderExcluir