Páginas

Pesquisar

22 de jan. de 2011

Como aumentar a velocidade do Modem ADSL?

Uso o serviço Velox da OI de 1 Mb e tinha notado há tempos o decaimento da velocidade ao longo do dia. Depois que troquei o Modem da calamidade infernal do D-Link 500G* para o paraíso do Siemens SpeedStream 4100, tudo melhorou... pelo menos, quase tudo.

Eis a foto do bichinho com o gabinete no estado original (ou quase, pois eu já tinha recortado um tampão).

O meu problema com a conexão começava a acontecer depois que o modem ficava muitas horas ligado. O pessoal aqui de casa, que costuma ver séries através de videostreaming, passava a experimentar frequentes interrupções no fluxo de dados, o que tornava uma tortura assistir qualquer coisa.

Então, me ocorreu que o problema poderia ser o superaquecimento do Modem. Numa primeira análise, constatei com a mão que o mesmo aquecia bastante, tanto em cima quanto em baixo. A primeira solução imaginada foi usar o Modem na posição pendurado, porém isto não surtiu efeito.

Depois parti para a solução mais radical: primeiramente abri com estilete um buraco na parte superior do gabinete (desmontei o aparelho antes de fazer isto):

O próximo passo foi abrir um buraco na base também:

O terceiro passo foi transferir o Modem e o Hub para um corredor avarandado mais ventilado que tenho aqui em casa, contíguo à salinha onde está instalado o computador. Note que posicionei o Hub da rede na posição vertical, também com objetivo de melhorar a dissipação de calor. Por enquanto, não precisei abrir furos no gabinete do Hub.

O resultado da gambiarra foi surpreendente! Agora ele pode ficar ligado o dia inteiro sem quaisquer problemas de degradação na velocidade da conexão. Depois de horas de funcionamento, ponho a mão em cima do equipamento e ele sempre numa temperatura amena. Quando faço downloads do Megaupload, por exemplo, a velocidade média tem se estabilizado em 110 kb/s, o que é considerado um desempenho excelente para uma conexão de 1 mega.

Observação: a ideia sugerida no título é errônea, já que a velocidade da conexão não pode ser aumentada através de mudanças nas configurações de hardware. O que pode acontecer é a velocidade ficar abaixo do valor nominal oferecido pelo provedor devido a diversos fatores: Modem com mal funcionamento ou vagabundo, Hub ruim, problemas nos cabos, configurações erradas de software, etc.

*Porque o D-Link 500G Generation IV é uma merda.

25 comentários:

  1. Eu uso um cooler dum pc velho numa base q era um porta joia da minha irma...

    ResponderExcluir
  2. tenho um 4200 e nunca tive esse problema.
    a unica coisa que fiz foi atualizar o firmware pois ele reiniciava muito, nunca mais me encomodei

    ResponderExcluir
  3. Muito legal outra dica tambem é comprar FAN ( Cooler ) e parafusar fica ate melhor em caso de lugar quente como é meu caso ( Sou de Salvador )Agora para ligar o coller você precisa de um carregador de celular e cortas os fios do coller e do carregador é bem simples ( O amarelo do coller você isola ) Ja fiz isso duas vezes. Se não me engano os fios do carregador sempre é amarelo e preto a combinação é Amarelo X Vermelho
    e Preto X Preto ou vice-versa.
    So uma dica..

    ResponderExcluir
  4. Ridiculo isso cara, o problema é na Oi e não no modem, se preciptou jovem padawan!!!!

    ResponderExcluir
  5. sugiro que troque o titulo do texto!

    ResponderExcluir
  6. O aquecimento causa problemas não só ao modem ou roteador como também com o equipamento, meu pc vive sem a tampa lateral, se procurar bem quem sabe a encontro um dia, pois foram separados (gabinete e tampa) ao sairem da caixa e jamais se reencontraram...

    ResponderExcluir
  7. Padawan falando: o título foi pretenciosamente capcioso para chamar a atenção.

    Em lugares quentes, a única solução é colocar ventoinha nos dispositivos de comunicação entre computadores. Gostei da gambiarra feita com o porta-jóia da irmã...

    Quem afirmou que o problema era da OI se precipitou. Por incrível que pareça, eu COMPROVEI na prática que a degradação na velocidade da conexão ao longo do dia era em virtude do aquecimento do Modem e Hub.

    Logicamente, o PC não pode funcionar abafado dentro de um gabinete fechado. A DELL resolveu este problema no XPS720 com um gabinete gradeado tanto na frente quanto atrás e 3 FANs, uma para fonte, outra enorme só para o processador e outra de igual tamanho para fazer circular o ar pela motherboard.

    ResponderExcluir
  8. Com o aparelho fechado há o problema de esquentar, tudo bem. Entretanto, com ele aberto e diferente da posição original recomendada, há o problema de acúmulo de poeira e umedecimento constante dos circuitos, o que pode acarretar em um problema não de curto prazo como o aquecimento, mas de longo prazo. A dor de cabeça será muito maior do que simplesmente desligar o modem por uns 5min... Pense nisso.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde
    sou tecnico da OI no MT.
    pra mim, vc pode estar certo, vc pode estar errado, seu modem pode tar com perca de sinal, a rede pode estar com perca de sinal...

    mas isso que vc fez, nao deixa ele mais rapido quanto a download.
    a ideia do coller foi a que eu mais vi.

    tenho um dlink 500b Geração 2
    jah tem 1 ano que nao desligo ele.
    ainda nao deu nenhuma chuva com raios muito fortes aki.
    ele esquenta mas nada d+.

    ResponderExcluir
  10. D-Link é uma merda nunca gostei deles

    ResponderExcluir
  11. e mentira eu nau acredito que isso e posivel

    ResponderExcluir
  12. Simples...Ventilador

    ResponderExcluir
  13. voce é um idiota! muda essa merda de titulo entao para "como evitar que o modem aqueça"...

    que maneira mais apelativa de chamar acesso para seu blogzinho de merda

    quer acessos? poste conteudo de qualidade

    e antes q eu me esqueça: vai se fuder!!!

    ResponderExcluir
  14. não precisa nada disso,
    só ligar pra speedy e pedir pra mudar a quantidade de sinal mandado para sua região (se vc tiver speedy né) facil, trabalho lá e é uma coisa de 2 minutos e está resolvido.
    ou é só mudar o DNS no painel de controle --> conexão de rede --> rede local (com o botão direito ) --> protocolo TCP/ip --> configurar -> só mudar o DNS para (Preferencial:200.221.11.100 / alternativo: 200.221.11.101 ) só isso simples

    ResponderExcluir
  15. O aquecimento de equipamentos são os maiores problemas para os contrutores de hardware.

    ResponderExcluir
  16. Nada a ver manolo! O problema era na OI que detectou uso intensivo e restringiu seu sinal. Esquentar modem não afeta absolutamente nada no sinal.

    Sou analista de sistemas.

    ResponderExcluir
  17. Sempre usei D-Link e nunca tive problemas!
    Só quenado houve chuvas com raios! ^^

    O Dlink 500G e o Dlink 500B são otimos! ^^

    Isso é frescura!
    O meu aquece e nunca deu em nada!
    Sempre a mesma velocidade 2 mb!

    ResponderExcluir
  18. cara, acho qe o problema é onde você mora viu :~
    as vezes não chega o sinal muito bem, pois eu tinha internet de 2 mega e não baixava ah 240kbp/s e agora qe diminui pra 1 mega continua excelente, baixando a 140kbp/s, então as vezes é onde você mora, pq um tecnico me falou uma vez qe como não é por satélite, é por antena, tem lugares qe não chega legal o sinal.

    ResponderExcluir
  19. Panaca...rs Hauhsuhsush
    Nada a ver... A velox que eh a pior net do BRASIL... Voce pode usar o modem dentro do congelador que nao vai fzr diferença alguma|
    Sempre que quiser saber qual a velocidade vc esta conectado, multiplique a taxa de transferencia de donwload por 8 , Ja tive velox e a taxa de transferencia eh ridicula!

    ResponderExcluir
  20. Fiz isso ai... abri ele e coloquei um cooler... eis as fotos
    http://img718.imageshack.us/img718/6048/dsc03426iy.jpg

    http://img35.imageshack.us/img35/8913/dsc03427bi.jpg

    ResponderExcluir
  21. Perda de tempo..basta colocar um ventilador em cima dele e pronto ele nunca irá esquentar, faço isso quando quero deixar o pc ligado por muito tempo.

    ResponderExcluir
  22. Que ideia maluca!
    Falando em maluca, pior mesmo são esses modens!

    Abs,
    Maicon

    ResponderExcluir
  23. Muito instrutivo o post e os comentários,a não ser pela mania de estarem se tratando por babaca e outras denominações inúteis e ridículas.Claro que eu,admiradora porém neófita e medrosa,jamais faria esse tipo de intervenção como tirar pedaço do equipamento.Por aqui aquela atendente máquina da Oi nos respondeu muito bem após quase surtarmos com a burrice dos atendentes humanos;a região é bem quente mas n se justificava a lentidão tartarugal;após 24 horas,como o prometido pela atendente eletrônica,tudo se resolveu.P.S.Não deixa de ser criativo o título;não fosse ele,talvez eu não seria atraida para lê-lo.

    ResponderExcluir
  24. Anunciação, nestes momentos o meu modem está lá no corredor tomando frio, coisa que é muito boa pra ele.

    ResponderExcluir