Páginas

Pesquisar

24 de jan. de 2011

Dicas para solucionar o maior problema dos Notebooks: super-aquecimento.

Só quem tem um Notebook, ou um Laptop tem a verdadeira noção do perrengue representado pelo super-aquecimento. Na realidade, ele é a pior tragédia que normalmente acontece neste tipo de equipamento, pois os fabricantes fazem questão de enfiar muitos componentes no menor espaço possível, com um agravante: não dão a mínima bola para um bom layout de refrigeração.
Notebook super-aquecimento

As consequencias do super-aquecimento são no mínimo irritantes:
- quando o seu micro desliga na sua cara, você perde todos os dados digitados até aquele momento;
- a velocidade do processador cai para o modo tartaruga;
- quando algumas partes do chipset superaquecem, algumas funções de hardware são perdidas para sempre.

Por falar em perdas de funções, a linha de Notebooks ACER é famosa por apresentar problemas irreversíveis de paralisação de mouse, teclado e entradas USB. Este post contém vários relatos de usuários que tiveram o equipamento praticamente inutilizado depois de alguns meses de uso:
Notebook Acer com mouse e teclado travados é lixo?

Hoje sabemos que os defeitos nos ACER tem uma única causa: o super-aquecimento bárbaro. Por causa de algum erro de projeto, ao invés da fonte se desligar quanto o a placa atinge determinada temperatura, o equipamento continua funcionando até a inutilização de alguns componentes da sua controladora de periféricos.

Nas demais marcas de notebooks, o super-aquecimento pode acontecer com o tempo de uso, ou começar com o computador ainda novo.

- Quando o equipamento tem mais de um ano, os vários componentes responsáveis pelo arrefecimento ficam sujos de poeira e perdem a função refrigeradora. Neste caso torna-se imprescindível usar um compressor de ar para proceder a limpeza.

- Quando num equipamento novo você nota que a ventoinha funciona muito tempo com barulho forte, significa que há erro de projeto na entrada ou saída de ar.

Neste caso, não há escapatória, pois você terá que apelar necessariamente para a gambiarra se não quiser que o seu Notebook vire um ACER.

Apliquei os conhecimentos adquiridos na internet através da busca do termo "laptop overheating" no micro da minha esposa, um DELL Inspiron 1525. A vista geral inferior pode ser observada nesta foto; repare como as entradas de ar para a ventoinha são minúsculas - fato que inviabiliza a limpeza da ventoinha sem o desmonte.
Entrada AR ventoinha Dell Inspiron 1525
Observação: este chassis não é exatamente igual ao meu, mas serve de referência.
Eu já tinha reparado que a ventoinha funcionava durante muitos períodos, intermitentemente, na velocidade máxima. Constatei também que a saída de ar na traseira é grande suficientemente para não causar problemas. Então, parti para solução radical de recortar a parte de plástico de cima da área da da ventoinha. Ora, conforme pode ser visto na foto abaixo, há por baixo do plástico uma armação de lata, a qual deixei para a proteção da ventoinha.
Gambiarra DELL Inspiron 1525
A retirada do plástico facilitou a limpeza periódica da ventoinha com compressor de ar, sem precisar desmontar o equipamento. O resultado foi espetacular: agora a ventoinha só funciona na velocidade mínima.

A solução aplicada a este modelo pode não ser a mesma para outras marcas. Portanto faça uma analise crítica o fluxo de ar do seu notebook, para descobrir se ele não tem estrangulamentos tanto nas entradas, quanto nas saídas de ar. Se houver alguma espécie de filtro em qualquer uma delas, ele deverá ser imediatamente sacado fora. Se você chegar à conclusão de que tem de abrir buracos extras no gabinete, é melhor fazê-los e ter um computador feio que dure bastante, do que ter uma algo que vai depressa para o lixo. Além do mais, independentemente de quantos buracos você fizer, o preço de um notebook usado não vale nada mesmo.

Nota: os donos de ACER cujo note ainda não pifou, tratem de aplicar rapidinho alguma solução para evitar o super-aquecimento, pois doutra forma não adiantará chorar em cima de leite derramado.

39 comentários:

  1. Tenho um ACER. Noto que ele tem problemas constantes de superaquecimento, mas não tenho a mínima idéia de como fazer uma limpezinha nele.
    Alguma idéia?

    ResponderExcluir
  2. Deve-se levar em consideração, nesta história toda, que muitas vezes as pessoas utilizam o notebook em cima de superficies que impedem a passagem de ar, o que acaba prejudicando muito. E bastante normal, ver pessoas utilizando o notebook em cima de cobertas, travesseiros e outras superficies não rigidas.

    Já tive problemas com aquecimento, e aprendi que uma política de limpeza periodica, e liberar espaço nas saídas são importantes.

    Hoje, sempre que vou utilizar ele para alguma tarefa que exige mais processamento, ou em dias muito quentes, o deixo sob alguma coisa, que na maioria das vezes são livros. Então, coloco quatro livros, criando uma base - duas colunas, cada um com dois livros - e o coloco em cima. A temperatura fica normal, girando em 80º ~ 85º e consigo trabalhar sem maiores problemas.

    Problemas de aquecimento são mais que naturais em notebook, dificilmente você conseguirá acabar com ele, sem apelar para gambiarras ou modificações em sua carcaça. Agora resta ver quem tem a 'coragem' e conhecimento para fazer isto.

    ResponderExcluir
  3. ph,
    tudo depende do projeto. No Inspiron 1525 não há o que fazer porque o desenho da entrada de ar é simplesmente horroroso.
    A mesma coisa posso dizer dos ACER. Os donos deles devem desmontar o equipamento e arrancar fora um filtro em forma de fita adesiva que só serve para superaquecer.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Goettenauer,
    o furo dos ACER é mais embaixo. Não adianta só limpar, tem que verificar se na entrada ou saída há o famigerado filtro e retirá-lo.
    Se eu tivesse um ACER, antes de deixar estragar por superaquecimento, como acontece com milhares de usuários mundo afora, eu daria um jeito de alargar os furos existentes, ou faria novos.

    ResponderExcluir
  5. blogpaedia.com.br,

    Sim, claro. Tudo depende do projeto e do notebook que esta sendo avaliado. No meu caso, é um HP DV5 1004 - a HP possui a reputação de esquentar bastante - e então como mencionado acima utilizo essas ténicas.

    O que pode ser visto também, e uma possivél aquisição de uma base de refrigeração. Eu já comprei uma, que não me serviu de nada. Depois de dois dias testando, acabei trocando o produto por outra mercadoria. Mas, quem sabe, dependendo do modelo do notebook ou da base, sirva para alguma coisa. Fica ai a dica.

    ResponderExcluir
  6. ph
    já vi uma "base de refrigeração" de notebook. Considero esta traquitana uma das piadas mais mortais no reino dos portáteis. Ri alto! Imagina, você compra uma coisa para ser teoricamente pequena e portável e, não mais que de repente, se vê obrigado a levar um trambolho a reboque.
    Ainda prefiro a solução conservadora de manter a ventoinha e os dissipadores de calor limpos e na solução radical de alargar na marra os furos existentes.
    A minha mulher deu uma sugestão interessante para o notebook dela, que vou aplicar imediatamente:
    os crápulas dos fabricantes fazem pezinhos de boracha quase planos. Por que então não adicionar uns apoios de borracha mais altos? É o que farei e vamos ver como fica. Tenha certeza, esteticamente não será a maior lindeza, mas ainda é melhor do que base de refrigeração.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um Dell Vostro c/ placa Nvidia GForce daquelas com bug de fábrica, tinha notado que a ventoinha do cooler só funcionava no 2o. estágio (máximo) até que em novembro do ano passado começou a apresentar defeito na tela, sem imagem e cheia de riscos/chuviscos, resultado: 200 paus para refazer a solda do chip de vídeo.
    Funcionou bem por um tempo e hj à tarde (que estava muito quente) voltou a superaquecer, dando os tais riscos e travando o desligamento.
    Minha sacada: erguer a parte traseira em cima de um livro (+- 2cm) e colocar panos bem úmidos em baixo e em cima, na região do Touchpad que é onde mais esquenta. Derrubou 90% a temperatura e não voltou a apresentar os problemas de tela, mas esta semana vou levar ele de novo p/ dar uma geral nas soldas, já que ainda está na garantia do serviço.

    ResponderExcluir
  8. Vai por mim sobre os laptops da DELL: tem que usar o bom senso e analisar criteriosamente a largura das ranhuras de entrada de ar. Se forem muito estreitas, não tem como o bicho não esquentar.
    Acho que os fabricantes agem de má fé quando projetam um equipamento que vai pifar de qualquer jeito. Não aconselho a por nada úmido, pois vai acabar detonando os componentes, uma vez que a umidade é maior inimiga da eletrônica.
    Talvez a única saída seja fazer alguma gambiarra no chassis, lembre que a ventoinha deve ter o maior contato possível com o ar exterior.

    ResponderExcluir
  9. http://dondras.blogspot.com visitem e veja até o BBB ao vivo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. o do meu acer é do lado esquerdo, já faz pouco mais de um ano q tenho ele e nunca deu nehum tipo de problema

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, blogpaedia!
    Tenho um notebook da Intelbras modelo i438, com uma boa configuração. Entretanto o aquecimento as vezes é um encomodo, tendo em vista que ele fica ligado entre 12 e 15 horas por dia. Não executo tarefas muito pesadas como jogos. Apesar disso a único problema que tenho com o aquecimento até o momento é o mal funcionamento do trackpad, porém com uma reiniciada ele volta ao normal.
    Gostei da idéia sobre os apoios de borracha, acredito que deva ajudar sim. Uma outra coisa digamos que momentânea é usar o note em alguma superfície que aqueça menos, consequentemente aquecendo o pc um pouco menos... maaas a idéia principal do note é poder usa-lo com comodidade em qualquer lugar.

    Parabéns pelo post e pelo site, estou seguindo e também divulgando-o com o banner em minha página.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. sofro muito com meu notebook, HP DV4-1322us, ele pega fogo. quem souber como me ajudar, add ai por favor.. eigonks@hotmail.com

    falow

    ResponderExcluir
  13. Tem um cooler duplo da noteship que depois que comprei ele nuca mais aqueceu meus dois notebook da acer e nem é caro aprox 25,00

    ResponderExcluir
  14. po! o meu é acer também.
    e é horrivel. pq tu tá sentado com ele no colo por mais que tu esteja com uma calça jeans que é um tecido mais grossinho, queima muito a pele... sem um travesseiro por cima ou um lençol dobrado nao dá pra usar. as vezes nao dá pra ficar 5 segundos com a mao embaixo dele pq queima.
    e depois que tu para de usar e olha pra perna ela é vermelha... ja li até que isso da cancer.
    credo !

    ResponderExcluir
  15. Acabei de adquirir um note novo, pois o meu da Acer volta e meia desligada sozinho. Tinha vezes que a ventoinha funcionava fazendo tanto barulho, que parecia que ele ia levantar voo.
    Mas ele estava assim pq a memória era muito pouca e antigo. Até que ele durou (ainda tá vivo) muito! E todos os problemas que tive com ele, consegui resolver. Nada foi irreverssível.

    ResponderExcluir
  16. Compra uma sacola de gelo em gel e coloca por baixo do laptop ahuhauhauhauhauah *-*

    não tenho laptop... mas tive um problema de refrigeração no meu Pc a pouco tempo...
    o ventilador da fonte parou de funcionar, fudeu meu Pc todo, perdi um Hd, boa parte dos cabos, a fonte e minha placa mãe tá cheia de non me toques agora ._.

    ResponderExcluir
  17. o cara estuda anos e anos pra desenhar cada detalhe de um notebook, coloca cada peça por um motivo especial ai vai um cara q acha q sabe alguma coisa e tira a peça fora!!! parabens!!!

    ResponderExcluir
  18. Meu not é da Acer, mas nao o uso muito, deixo para usar mais na faculdade. Não entendo muito de nots, onde vê a temperatura dele? E... É recomendavel abrir a ventoinha e tirar esse plastiquinho? aushusahushusa Não entendo muito disso.

    ResponderExcluir
  19. Rosane,
    um site gringo dá a ótima dica de tirar dos ACER uma espécie de papel filtro adesivo que tem internamente.

    ResponderExcluir
  20. Pessal.. seguinte.

    Os processadores AMD apesar de achar particularmente melhor, esquentam muuuito mais que os intel ! Então eu por ex. tenho meu notebook intel, e pc AMD. (mesmo o pc amd esquenta muito, mas o PC pode-se colocar inumeros coolers.. )

    Por favor.. NUNCA coloquem em cima do colo, muito menos em cima de um traveseiro, cama ou qualquer base que venha tampar a entrada de ar que é feita por baixo, e tem a sáida pela lateral .. é por isso que os "pesinhos" do note é meio alto, em torno de 5mm ..

    Comprou um notebook, já compre uma base para ele, essa sim ira "puxar" o ar pelas laterais, e soltar por cima.. ideal para usar no colo..

    E por fim, lógico uma limpensa é sempre bom, mas utilizando uma base, é coisa de uma vez por ano e olhe la ...

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o post! Eu tenho um Positivo premium q tambem parece ter algum problema assim, pois todo o dia tenho que usar ele em frente ao ventilador para manter uma temperatura regular!!!

    ResponderExcluir
  22. ...entretanto, independente de marcas todos tem suas gambiarras, tenho visto Mac brancos novos quebrando direto onde trabalho,

    ResponderExcluir
  23. O post esta realmente legal, mas eu tinha um problema em meu HP DV6 1260 de superaquecimento tambem, isso teve inicio aproximadamente um ano depois da compra ate então ele rodava jogos pesados com CRYSIS e Assacins Creed facilmente ai começou a para, assim depois de ler alguns blogs resolvi desmostar ele, desmontei tudo e para meu espanto descobri as causas do ocorrido, o cooler estava tampado de poeira e a pasta termica do procesador estava seca então troquei a pasta termica e limpei o cooler e para meu espanto a temperatura ficou muito mais baixa que eu esperava, resultado depois de falar com uma espresa fabricante dessas pastas termicas eles me confirmara que em media depois de um a dois anos elas perder o rendimento de troca termica,

    ResponderExcluir
  24. Qual é a marca de Note Book que apresenta a melhor performance de refrigeração do equipamento?
    ACER não posso nem ouvir falar...

    ResponderExcluir
  25. Mauro, acho que em todas elas você terá que fazer alguma intervenção para melhorar o quesito arrefecimento. No Dell mencionado no texto acabei tirando também aquela gradezinha metálica e colocando uma proteção metálica de twitter toda furadinha. Ficou show! Nunca mais a ventoinha funcionou a 3ª velocidade.

    ResponderExcluir
  26. meu notebook da positivo tem problemas na placa de vídeo aonde eu posso arrumar ele!??

    ResponderExcluir
  27. Amigo anônimo, ligue para a assistência e veja o ponto de reparo mais próximo.

    Também tenho um note da Positivo, comprei agora em Janeiro. Ele tem 3D e o primeiro veio com defeito. Trocaram, mas ele está esquentando bastante e o cooler acelera ao máximo quando jogo Supreme Commander, um jogo de RTS meio pesado. O note aguenta tranquilamente o jogo, mas além do barulho incomodar, ele está esquentando e me causando medo.

    A saída de ar é do lado esquerdo, mas eu já pensei em comprar uma mesa no mercado livre. Ela tem vários níveis e vem com um cooler extra e algumas entradas USB, parece ser interessante. Estou quase comprando, mas essa dica de levantar o notebook, colocando-o sobre uma outra base que permita a ventilação debaixo do aparelho parece ser muito boa. Vou testar para ver se a temperatura e o ruído diminuem.

    Parabéns pelo artigo e obrigado pelas dicas.
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  28. Opa, tem um sabichão ali em cima que criticou. O tal do Vinicius.

    Amigo, pra quê postar então? Continue com seu notebook ou laptop (se é que você tem um) quente então. Deixe ele assim, acredite piamente no que os fabricantes fazem e lhe dizem e seja feliz por um ou dois anos (no máximo) com seu aparelho, mas fica a dica: reserve dinheiro para comprar outro depois deste período, ok?

    Cada um viu... parabéns ao autor do artigo por nos dar essas dicas valiosas. Esses salafrários que fabricam os aparelhos realmente pensam em cada detalhe, mas é de como fazer para o produto dure menos e apresente muitos problemas depois de certo tempo. Assim eles poderão vender sempre muitos aparelhos, principalmente para os despreparados, que como eu não usam (ou não usavam) uma fonte extra de refrigeração ou uma "adaptação" no próprio aparelho.

    Abraços e desculpa o flood hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os salafrários (fabricantes) querem que os nossos notes explodam!

      Excluir
  29. Pior para eles... A marca símbolo vai ficando desacreditada entre os usuários e as vendas começam a cair. Pura falta de compromisso com o consumidor.

    ResponderExcluir
  30. meu notebook positivo premium não quer rodar star galact batlegroawnd e nem deer hunter 2005 gostaria de uma solução me ajudem

    ResponderExcluir
  31. Vou ser muito, mas muito sincero com todos a respeito deste assunto: joguei na lixeira um NoteBOOK ACER, com tela de 17 polegadas e equipadíssimo, sem qualquer remorso. O equipamento é ruim e o suporte técnico pior ainda. Nunca mais quero ouvir falar de ACER!

    ResponderExcluir
  32. comprei pela internet uma mesinha pra laptop com 2 cooler's, paguei Rs 50,00, ajudou muito no problema de aquecimento.

    ResponderExcluir
  33. Mais um para relatar a péssima fama dos Acer. O meu Aspire 5520 que paguei 2.100,00 durou apenas um ano e seis meses. Tive que pagar o conserto fora da garantia (mais 500,00 por um reballing) que durou mais 4 meses...

    Já estava quase jogando ele fora quando resolvi instalar Linux e coloquei uma base refrigerada, pronto, agora da para usar para coisas mais simples (nada de jogo).

    Mas uma coisa é muito certa, ACER nunca mais!

    Comprei outro note só que da Samsung, mas dessa vez meti garantia extendida nele de 3 anos...

    Abs

    ResponderExcluir
  34. Rocha, eu agora sob uso VAIO da SONY

    ResponderExcluir
  35. muito boa as dicas, meu notebook tava esquentando tanto que desligava, tinha vários motivos, tinha um processo que usava muito o cpu do computador, esse processo sempre abria quando eu entravo no pc ^^ o barulho e a temperatura disminuiu muito mesmo, outra coisa que fiz, que acredito eu que não seja recomendavel, peguei o aspirador de pó e tentei limpar a entrada do cooler do notebook, saiu um pouco de poeira, e o notebook agora está menos quente e com menos barulho... agora só faz um pouquinho de barulho quando estou jogando ^^

    ResponderExcluir
  36. ENTRADA DA FONTE DE ENERGIA DO PC SAMSUNG ESTÁ ESQUENTANDO MUITO,JÁ COMPREI DUAS NOVAS FONTES A R$ 120,OO CADA E CONTINUA O PROBLEMA.
    ESQUENTA TANTO QUE CHEGA A QUEIMAR A PELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisa soldar o conector de entrada, que deve estar com mau contato.

      Excluir
  37. Tem que ver se a capacidade das fontes equivale à capacidade da rede elétrica de sua residência: 110 ou 220 volts. Por exemplo: os AC ADAPTER vêem com indicação de Imput de 100 a 240 volts o que, no Brasil é suficiente para funcionar sem problemas.

    ResponderExcluir