Páginas

Pesquisar

8 de jan. de 2011

Por que fugir do Orkut e correr para o Facebook?

Ou, razões pelas quais o Facebook está se tornando o assassino do Orkut.
Para quê serve uma Rede Social? Sempre a pergunta baila no ar e sempre aparecem respostas diferentes. Para respondê-la de maneira simples é necessário reduzir a toda complexidade envolvida na rede à sua essência: uma Rede Social existe por causa das pessoas que a ela se agregam, então a sua principal função é fornecer bons retornos para que estas pessoas continuem acessando.

Por exemplo, a minha qualidade de blogueiro me coage a procurar elementos provocativos e desafiadores. Enquanto uma Rede Social me der isto, vale a pena gastar uma parte dos miolos para investir, compartilhar, ampliar a rede, etc. Sob tal escopo, reuni alguns tópicos que escancaram as diferenças entre as duas maiores redes do nosso país e, espero, que eles sejam suficientemente robustos para explicar porque o Orkut está caindo de maduro, mesmo que ainda seja o número 1 no único país do mundo, uma vez que na Índia ele já foi assassinado pelo Facebook.

- No Facebook descobrirmos para quê serve uma Rede Social.
Para quê serve o Orkut?
Basicamente para jogar tolices na rede e/ou se viciar em Colheita Feliz. Jogue no Google "tolices do orkut" e tenha uma ideia do que estou falando.

Para quê serve o Facebook?
Para interagir e/ou se viciar em Farmville, Cityville. Não sei porque, prefiro a primeira.

Isto posto, usando o Facebook descobri um pouco mais as funções de uma Rede Social, coisa que eu tinha começado a desaprender quando o Google lançou o famigerado "Novo Orkut", que Deus tenha piedade da sua alma!

- Os orkutianos são bairristas.
É só pedir para adicionar um orkutiano e lá vem a clássica pergunta: "de onde conheço você?". Ou seja, numa Rede Social pretensamente global, você tem que conhecer obrigatoriamente cada sujeito.

- É muito mais fácil conseguir amigos no Facebook.
Dificilmente eles perguntam "te conheço?", mas é sempre bom ficar esperto. Aviso: se você não é viciado em jogos sociais, evite convidar viciados, depois não diga que não avisei.

- O QI dos facebookianos está numa outra dimensão!
Tenho entre as minhas facebookianas favoritas uma filósofa verdadeira, Luciene Felix Lamy, e uma livre-pensadora Geek da pesada, Andrea Trompczynski, entre outras personalidades capazes de provocar hemorragia na veia heurística.

- Depois que você aprende a lidar com os complicados controles do Facebook, ele se torna mais simples.
No princípio, você sente como se estivesse diante de um painel de controle de Boeing, desgovernado. Mas, passam-se os dias e as semanas e você reúne finalmente toda a expertise necessário para decifrar o que é o quê.

- Os orkutianos ignoram e os facebookianos te respondem.
É dura a vida no Orkut quando você clama nas areias do deserto e só ouve eco. Já no Face, com o passar do tempo as pessoas começam a interagir exibindo menos desconfiança.

Para matar a cobra e mostrar o pau, dei um pulinho no meu Orkut agora e abri a página de scraps. Com o que me deparei? Estrelinhas de todas as coisas brilhando em scraps automatizados. É dose para matar elefante! Claro, continuarei no Orkut enquanto não apagarem as luzes, mas com a certeza de que o negócio está virando um navio fantasma navegando entre gifs animadas.

O Google está muito calmo ultimamente, depois do flagroso fracasso do Wave, Buzz e a progressiva deterioração do Orkut no último reduto do mundo, ele deve estar aprontando mais uma das suas. Aguardemos, pois vem novidades por aí! Talvez o verdadeiro assassino do Orkut seja o próprio Google.

91 comentários:

  1. Se compreenderes "filósofa verdadeira" como sendo alguém que sabe que nada sabe...

    Que surpresa toda essa distinção Isaias!
    Ai, enrubesci.... (sou do tempo em que se corava, rs). Bjs, lu.

    ResponderExcluir
  2. Luciene,
    merecido, tem tão pouca gente neste país que se dedica à filosofia, que os últimos sobreviventes de uma arte em extinção devem ser colocados num pedestal.

    ResponderExcluir
  3. Se o orkut ainda fosse bom, ele seria lider em usuários cadastrados em pelo menos mais algum país sem ser o Brasil.

    Belo, post.

    Orkut bom era aquele você tinha que ter convite para entrar e só podia postar 12 fotos e que você não podia bloquear nada e nem mandar scraps automáticos.

    ResponderExcluir
  4. Não vou mentir: trabalho de graça.
    Mas nunca fui "enganada". Sei que o sacerdócio exige isso (certo desapego à matéria).
    Quem quiser viver essa vida de contemplação, que não seja consumista! Kkkkkkk
    Concordo com Cincinato... fico saudosa daqueles bons tempos do velho Orkut.

    ResponderExcluir
  5. Luciene,
    quem trabalha por amor à arte (areté) jamais o faz de graça, mas por graça.
    Engraçada a origem desta expressão, que com o tempo foi adquirindo ares pejorativos.
    Obter graça pelo trabalho realizado deveria ser o maior anelo do ser humano, no entanto, nos esfalfamos pelo vil metal!

    ResponderExcluir
  6. porra q papo d nerd!! brasileiro gosta d orkut pq no fundo gosta d se pobre, ou dar risada de um.

    ResponderExcluir
  7. Estais corretíssimo!
    Não é de graça, é pela "Graça" mesmo, rs.
    Creio que, políticos, médicos, sacerdotes e professores, por exemplo, deveriam ser menos apegados ao metal. Que aliás, só é assim tão vil, quando em demasia. Mas o que é demasia para uns...
    Veja esse trecho sobre a comédia de Aristófanes intitulada "Pluto - o Deus da Riqueza" (postei em meu Blog, em 2 partes):
    O deus da Riqueza fica espantado: “Sozinho, sou capaz de fazer tanta coisa?”

    O camponês Crêmilo: “muito mais do que isso, de tal modo que jamais alguém está cheio de ti. De todo o resto nos saciamos: de amor; de pão [Carião, o escravo, só cita as comidas]; de música; de guloseimas; de glória; de bolachas; de coragem; de figos secos; de ambição; de papas; de comandos militares; de sopa de lentilhas... Mas de ti nunca ninguém ficou cheio. Se alguém recebe treze talentos, muito mais deseja receber dezesseis. E quando os alcança, quer quarenta ou diz que a vida não merece ser vivida.”

    E não é assim mesmo que acontece?
    Vivo confortavelmente bem, sem luxo, mas com grandes prazeres. Isso me basta. Bjs, lu.

    ResponderExcluir
  8. Até quando? Creio que o próprio Google faz tal pergunta.

    ResponderExcluir
  9. As redes sociais, mais concretamente o Facebook, porquanto nunca participei no Orkut e apesar de conhecer e conviver com muita gente, exaspero ao enfrentar os que partilham a "postura do problema".
    Esta postura traduz-se amiúde, nas irritantes perguntas-cliché: “ Quem é você?”, “Onde mora?”, "Você sabe com quem está a falar?" e “ Quem você pensa que é?”, entre várias.
    Trata-se da solene e segura antecâmara da criação de problemas e de mal-estar, dando expressão a uma das graves maleitas do nosso relacionamento social de consequências funestas.
    A aparente importância do inquiridor consome imensos esforços.
    Tudo isto diminui drasticamente a nossa relação, pondo uma parcela substancial da nossa existência a tratar de problemas inventados, ao mesmo tempo que se criam tensões desnecessárias.
    É urgente passarmos para o lado da solução.
    Afastar os empecilhos gerados tanto pelos criadores e amplificadores de questões insignificantes que em última análise eliminam a nossa sã convivência.
    Quanto a mim, fiz a opção mais simples “ abandono “. Talvez eu seja um egoísta mas, pratico um lema “ pago para não me aborrecerem”.
    Prefiro utilizar o meu tempo naquilo que me dá prazer.

    ResponderExcluir
  10. Que mimimi besta, parece torcida de futebol.

    ResponderExcluir
  11. Orkut já era.

    ResponderExcluir
  12. Que textinho, hein? Por mais que eu concorde com você no que diz respeito ao mote do texto, os argumentos fracos e o tom pedante (principalmente na parte que trata do "QI dos Facebookianos") me levam a torcer que uma pessoa pretensiosa como você jamais venha querer me adicionar em nenhuma das duas redes.

    ResponderExcluir
  13. hadanado.blogspot.com (:

    ResponderExcluir
  14. Acho q a experimentação é sempre válida...cada um fica com a rede social que mais lhe agrada e a que lhe dê mais retorno, na maioria das vezes. Pq realmente muitos usam pra mostrar um status de super procurado, antenado, querido...e na verdade não é nada disso. Vida de faz de conta, sei lá...

    Mas ainda sim continuo conhecendo td q aparece, justamente pra experimentar e saber do q tão falando por aí, são os efeitos da globalização virtual, se é q isso existe :) fica desconectado pra vc ver só :P

    ResponderExcluir
  15. Uma coisa é certa, o Facebook se mostra superior ao orkut em vários aspectos.

    Mas vejamos: o povão (brasileiro) gosta do que o Orkut tem pra mostrar. Mesmo que seja inútil para muitos, inclusive você e eu, simplesmente acho que funciona de forma similar à rede de TV aberta. O entretenimento gratuito é para agradar o "povão", e não aos intelectuais, pois estes não passam tanto tempo em frente à uma TV.

    Agora ligue uma coisa a outra. O Facebook tem mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, enquanto o Orkut tem pouco mais de 60 milhões (maioria no Brasil).

    Como será o Facebook se ele for "invadido" pelos usuários do orkut? Essas pessoas ainda serão as mesmas em um cenário diferente.
    Será que realmente mandarão recados um por um como era antigamente no Orkut?
    Será que realmente não perguntarão "eu te conheço de onde" por simplesmente ter saído do orkut?

    Eu penso que as pessoas usam os sites de relacionamento (redes sociais) da forma que melhor as agrada. E infelizmente a GRANDE maioria usa de forma inadequada. Não será diferente no Facebook, caso brasileiros migrem. A não ser que o Facebook tenha tanto poder de influência.

    ResponderExcluir
  16. O futuro do facebook é ser um orkut! olha o q tô dizendo....

    ResponderExcluir
  17. o orkut é uma merda.
    esse post tbm

    ResponderExcluir
  18. A unica coisa decente ainda do orkut é o sistema de comunidades, apenas isso.

    ResponderExcluir
  19. o orkut tem mais membros do brasil
    99% praticamente
    eu não gosto do facebook
    a interface é mto ruim e tive uma terrivel experiencia com estrangeiros rsrsrsrsr ainda bem que passou

    ResponderExcluir
  20. Isto lá é verdade, as comus do Orkut são imbatíveis.

    O interface do Face é uma bosta feita sob medida para gringos. Acho que um brazuca leva um mês para se achar. A qualidade das pessoas lá é que é muito melhor.

    ResponderExcluir
  21. Sem contar que o Orkut ja me excluiu 4 vezes por "suposta" exposição de fotos proibidas, eu, com 46 anos, enquanto a putaria rola solta lá em algumas comunidades...enfim, é fato que o moribundo Orkut precisa de extrema unção...e talvez o padre use suas razões acima para não recusar dá-la. Genial seu texto. Forte Abraço.

    no Face sou novo: Sylvio Galvão pra quem quiser!

    ResponderExcluir
  22. vai da cu pra amolar pica!

    o orkut é mil vezes melhor, totalmente brasileiro! vc quer acha melhor essa bosta desse facebook pq é modinha nos outros paises.
    vai e se veste igual a lady gaga tb! fio duma rapariga!

    ResponderExcluir
  23. que assunto superficial para colocar em um blog, achei que fosse algo interessante que viesse a acrescentar qualquer coisa na minha vida. existem tantos assuntos salientes no mundo, e este blog discutindo guerra entre redes sociais ou melhor gerando analogias infundadas em insustentáções insignificantes. estamos numa era tecnologica rica em informações, onde robôs quase expressam sentimentos, porém percebo que o atraso ainda é conflitante com os avanços. não ia escrever nada, mas como já perdi meu tempo lendo essa crítica que mais se parece discussão de rádio comunitária, perderei mais tempo escrevendo minha sutil apimentada opinião, afinal de contas estou no ócio esta semana. tenho uma grande frase ao blog surpeendentemente não criativo e volátil : - poupe-me !!

    ResponderExcluir
  24. Ainda bem que você escreveu neste blog surpreendentemente não criativo e volátil.

    Há muita gente duvidando que o Orkut está morto, mas é verdade, tem muita alma penada lá só com cadastro que não atua há anos. O Google diz que tem 20 milhões de usuários cadastrados no Brasil, entre fantasmas e fakes, que devem ser a maioria.

    ResponderExcluir
  25. Experimentei o Facebook e logo desativei minha conta. Aliás, a conta jamais pode ser excluída, o que me faz pensar o quanto o Facebook é insistente e chato. Complexo, design horrível, além de sugerir irritantemente um grande número de pessoas das quais vc nunca viu na vida. Grande ideia esta da criação do Facebook, porém sua versatilidade é comprometida. Além disso, com o Orkut me sinto muito mais em casa. Todos acreditam que o Facebook é mais interessante, obviamente porque é a rede social mais usada no mundo. Orkut lidera no Brasil e na Índia apenas.

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre fui entusiasta do Facebook e vejo a grande diferença de mundo entre ambos. Constantemente comento com as pessoas que conheço que elas deveriam sair um pouco do Orkut e começar a viver um pouco mais Redes como Facebook e LinkedIn, mas sempre sou recebido com as mesmas desculpas: Facebook é difícil, ninguém tem etc. Se você não der o primeiro passo dentre teus contatos, será complicado que os demais comecem a fazê-lo. Eu por exemplo tenho 316 contatos no meu FACE onde conheço todos, e são pessoas com uma cultura muito além do orkut. Isso ficou muito bem explicado no texto acima, o qual acabei de enviar para algumas pessoas que não conseguem sair do mundinho do orkut.

    Mas enfim, só queria deixar meus parabéns pela ótima explicação (muito semelhante a que costumo dar) pois evidenciou bem os pontos positivos e negativos entre os dois.

    Abs

    ResponderExcluir
  27. Não tem comunidades no Facebook, se eu quiser saber uma notícia nova, ou discutir sobre o que acontece no meu Palmeiras, com outros palestrinos, ou ler opniões dos adversários sobre meu time, eu não posso, então pra mim, o facebook não serve pra absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  28. vai dar a bunda pro facebook logo e n enche o saco.

    ResponderExcluir
  29. Felipe, é aí que você se engana. O Facebook possui perfis para todos esses assuntos. Eu como Corinthiano acompanho o perfil do meu time, atualizações, notícias e tudo mais relacionado e posso discutir todas quando são publicadas lá, assim como qualquer pessoa que tenha interesse em fazê-lo. É até mais simples e no meu ver, mais organizado. Você sempre receberá um alerta quando outra pessoa comentar etc.

    O grande problema ao meu ver quanto Orkut x Facebook é uma questão cultural. Enquanto acharem que o Face deva se comportar como um orkut, estarão se seintindo assim.

    E não me refiro a você, não me leve a mal. Digo isso de uma forma ampla.

    ResponderExcluir
  30. o facebook esta cada dia mais parecido com orkut

    ResponderExcluir
  31. uso o facebook desde 2007 e meu maior orgulho é ter sido um dos primeiros dessa leva de brasileiros que comecou a emigracao para o facebook em 2008

    Mas a unica coisa que o facebook deixa a desejar, o sistema de topicos arquivados.

    O orkut é muito melhor nisso...vc compra seila, uma camera fotografica profissional, pra ler coisas legais sobre ela, o orkut é o melhor.
    Ja o facebook é aquela chatisse que vc le o que os outros estao dizendo sobre a camera, msm que sejam coisas inuteis. O sistema de topicos do orkut é o melhor quando se tem um pagina sobre determinado assunto.

    ResponderExcluir
  32. Gostei do Post! Já pensou em divulgar também no www.plik.com.br ?

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo post!

    Realmente, a princípio o FACE é difícil de entender..mais é muito melhor que orkut :)

    ResponderExcluir
  34. Eu ainda tenho Orkut, mas já faz muito tempo que praticamente não mexo. Só abro uma vez por dia para ver se tem algum recado.

    Depois que comecei a usar o Facebook, mal consigo olhar pro Orkut.

    ResponderExcluir
  35. Muito bom o seu blog, ja estou seguindo.
    Segue o meu tbm: http://saudedehomem.blogspot.com/

    Parceria? Adicione: saudedehomem@hotmail.com no MSN para conversarmos.

    ResponderExcluir
  36. Não sei pq perde tempo postando isso, tanto o facebook qnt o orkut é rede social,
    cada um com suas qualidades e defeitos, portanto
    não vejo motivo pra menospresar um ou outro.
    Nada, nunca irá agradar a todas as pessoas, por isso tem gente que prefere o orkut e outros o facebook, vai ler algo em vez de postar isso, cada um faz a sua escolha, há quem prefira o orkut outros o facebook, vc não é ninguém pra julgar um melhor que o outro.

    ResponderExcluir
  37. Se tudo fosse igual, o MySpace não estaria morrendo.

    ResponderExcluir
  38. PREFIRO MIL VEZES, ANOS-LUZ, INFINITAMENTE o não vicio das pessoas em redes sociais.

    ResponderExcluir
  39. "Anônimo disse...
    vai da cu pra amolar pica!

    o orkut é mil vezes melhor, totalmente brasileiro! vc quer acha melhor essa bosta desse facebook pq é modinha nos outros paises.
    vai e se veste igual a lady gaga tb! fio duma rapariga!"

    Típico usuário de Orkut se manifestando! E olhem a qualidade de seus 'argumentos'! Pensando bem, é melhor que o Orkut não acabe mesmo. Cada ser deve morar no habitat mais apropriado. Se o Google resolver matar sua própria criação, a massa adoradora de futilidades e exibição de Status duvidosos em perfis vai migrar em debandada para o Facebook, e sabe-lá o que vai resultar desse processo!
    Gosto do Orkut (ainda) por causa de algumas comunidades, e olhe lá! Essa coisa de perfis chamativos, scraps coloridos e farfalhantes, e agora essa história de 'desbloqueio de fotos'que está rolando por aí sinceramente já me encheu.

    ResponderExcluir
  40. Verônica,
    engana-se quem não desconfia que nestes momentos o Google não esteja queimando os miolos para fazer uma rede social de alcance mundial. Fazer sucesso só no Brasil é um fracasso de dimensão cósmica!

    ResponderExcluir
  41. Não disse que tdo é igual,
    só estou dizendo que cada um faz a sua escolha, e ninguém pode julgar se esta certo ou errado.
    Cara Verônica há muita gente descente, bem de vida e mto mais inteligente que vc que possui conta no orkut,
    então não diga que o orkut é usado por pessoas de baixo nível em todos os sentidos.

    eu sou usuaria dos dois, tenho minhas preferencias tanto em um qnt em outro,
    e não é por isso que vou ficar postando coisas chingando uma rede ou outra.

    ResponderExcluir
  42. NOSSA Q VIAGEM MAAAAAAAAAAANO, ESSA TURMA VIAJA NA PISTOLA, CADA COMENTÁRIO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    OLOCO!

    PARABÉNS PELO POST, MAS ACHO Q REDE SOCIAL É MAIS DO Q JOGOS, NO FACEBOOK PODEMOS COMPARTILHAR COM MUITO MAIS FACILIDADE.

    www.novaquahog.com

    ResponderExcluir
  43. Isso é só agora. Daqui a pouco fica igual orkut.
    E se todo mundo aceita todo mundo pq quer números.
    Logo vai ser a mesma bost*

    ResponderExcluir
  44. Isso é modismo,tudo que fica popular demais sofre preconceito, daqui a pouco vão criar outra rede social e as pessoas migrarão com o mesmo argumento usado em relação ao orkut. Eu não gosto de nenhum, mas a maioria das pessoas sentem essa necessidade de se espor e disponibiliza toda sua vida na internet.

    ResponderExcluir
  45. Mas tem uma coisa que o Orkut ainda ganha de lavada... e é o principal motivo p/ eu estar lá.

    Comunidades

    ResponderExcluir
  46. Nunca li tanta merda...

    Facebook é a modinha do momento e pegou pq ele tem mobilidade que o orkut não tem.

    95% das atualizações dos meus amigos são aplicativos futeis e idiotas...

    E logo, logo todos estarão no facebook.

    O facebook e o orkut são tão semelhantes em seus recursos e seus usuários...

    ResponderExcluir
  47. Pra mim o post foi pretencioso pra caramba. "Eu sou mais inteligente e de alto nível porque uso facebook." Por favor, né? Até parece que a rede social preferida define a inteligência de alguém. Eu adoro o sistema de comunidades do orkut: discutir os assuntos que me interessam com pessoas que também se interessam por ele. Eu sei que dá pra fazer isso no facebook também, mas eu gosto do sistema do orkut. E dizer que o orkut não funciona como rede social? Pra mim isso é um absurdo, eu reencontrei várias pessoas ali, assim como conheci algumas. Tenho os dois, mas ainda prefiro o orkut. Não sei se isso vai mudar um dia, só sei que mudar minha preferência não me deixaria mais inteligente ou mais burra.

    ResponderExcluir
  48. curioso! todos os meus 550 amigos e parentes e colegas de trabalho estão no orkut e face, não sei de onde tiraram que face tem gente melhor, sera porque e uma rede criada por mauricinos judeus americanos? bancado pela cia.

    ResponderExcluir
  49. Orkut é igual gripe, antes era febre, agora só dor de cabeça.
    Facebook é muito mais agradavél .
    '-'

    ResponderExcluir
  50. Concordo com Anônimo ai em cima,pra mim isso modinha passageira e que as redes sociais estão estragando a mente das pessoas.

    ResponderExcluir
  51. John Barbosa14/01/2011, 01:00

    Para o Felipe Palmeirense lá em cima,o Palmeiras está cheio de forums com o nivel muito mais elevado que o dos usuarios do Orkut,lá só tem cara chato e só me fez passar nervoso...

    Já sobre o texto,eu concordo com tudo,e sobre o ''sucesso'' do Orkut aqui no Brasil é simples,o povo brasileiro é muito preguiçoso para aprender a mexer em coisas mais complexas,o argumento é sempre esse.....

    ResponderExcluir
  52. mas é claro que perguntam "da onde te conheço?"

    eu, pelo menos, uso o orkut para adiconar amigos e amigos de amigos que eu já conheça

    ou vc não tem amigos REAIS suficientes e precisa ficar adicionando desconhecidos e fazer amizades virtuais? get a life e sai desse blog nerd

    ResponderExcluir
  53. é complicado comparar um com o outro. tenho o orkut, e nao sou muito adepto ao facebook. tenho minhas razoes pra isso. concordo que o mundo do orkut está bem poluído e de uns tempos pra cá caiu muito de nível. mas quem garante que isso também naum possa acontecer com o facebook ?! gosto tbm do orkut antigo, sem recados brilhosos só entrava quem era convidado, etc, etc. mas algumas coisas mudam, as vezes pra melhor e outras pra pior. as duas redes tem suas caracteristicas, cabe ao usuario escolher a que lhe atende melhor!!

    ResponderExcluir
  54. "Recados brilhosos" era a pérola que faltava no meu arsenal contra o Orkut! Muito bom!

    ResponderExcluir
  55. eu concordo com a Alene.
    isso que estava tentando dizer em dois comentários que publiquei,
    o dono do blog ao dizer que o orkut é usado pra jogar colheita feliz, e o facebook serve pra que? pra jogar quiz, grande diferença.
    Os dois tem defeitos e qualidades,
    e cada um faz sua escolha,
    você não precisa julgar se está certo ou errado.

    ResponderExcluir
  56. Recomenda-se a utilização das redes sociais de uma forma racional, e acima de tudo perceber quais os dados a partilhar e que tipos de conteúdos disponibilizar e para quem. O uso do bom senso pode melhorar em muito a privacidade dos utilizadores e reduzir o risco de exposição ao algumas das possíveis ameaças.

    ResponderExcluir
  57. Logicamente q redes sociais, pelo menos essas mais populares são abertas e o cidadão entra na que mais lhe agradar. Agora, eu prefiro o Facebook. Ele me proporcionou melhores formas de interação do q no Orkut, na rede do Google, por exemplo, a maioria das pessoas só adiciona quem conhece,e no Facebook, existe mais uma coisa de 'network', ou seja, muita gente adiciona pessoas que não conhece por afinidade de gostos e coisa parecida, pra trocar informações sobre conhecimentos profissionais. Eu há mais de uma ano deletei o Orkut e não gosto dele. Mas merece todo o respeito quem o acha melhor... Quem não quer ser incomodado por pessoas que considera irritantes que construa a sua própria rede social. Há softwares pra isso.

    ResponderExcluir
  58. Na minha opinião, os dois tem mmmmuuuuitas diferenças, por isso alguns gostam mais de um do que o outro.
    Não tem o q comparar, cada um tem o seu propósito principal.
    []s.

    ResponderExcluir
  59. Tem toda a Razão, o Orkut é uma Rede Social muito ruim. Comecei à usar o Facebook à pouco tempo e já o vejo como a melhor rede social de todas que eu uso.

    ResponderExcluir
  60. entao vc adiciona qualquer um que e te adicionar sem perguntar nada que graça tem isso? adicionar estranho so pra aumentar o numero vsf

    claro que quando alguem me adiciona e eu nao conheço eu recuso e mando tomar no cu

    ResponderExcluir
  61. Acho um absurdo uma Rede Social ser feita apenas de "conhecidinhos". Esta é a maior insanidade de Orkut que, espero, morra com ele.
    Não preciso conhecer pessoalmente uma pessoa para saber que ela é legal, basta ver as suas produções e instantaneamente se ela vai me acrescentar.
    Além disto, se eu ficasse restrito aos meus conhecidos, não precisaria de Rede Social.

    ResponderExcluir
  62. Ótima comparação. O Orkut está igual região serrana do Rio. Deslizando para um buraco sem fim.

    ResponderExcluir
  63. idiotisse a sua em ficar postando isso,
    e essas comparações não fazem sentido algum,
    cada um é livre e escolhe o que achar melhor.
    Se cada um vivesse a sua vida,
    seria bem melhor, em vez de tentar interferir nas escolhas dos outros e achar defeito em tudo.
    Você é o tipo de pessoa que não sabe e não tem o que postar, só sabe criticar e fazer comparações idiotas.

    ResponderExcluir
  64. A minha obrigação como blogueiro é persctrutar a internet e diagnosticar para onde a estrela está se movendo. E posso garantir, o Orkut está com os dias contados.

    ResponderExcluir
  65. obrigação?? hahahahhahahaha
    você não é obrigado a nada, ainda mais a postar essas comparações ridiculas,
    se os argumentos utilizados fizessem ao menos algum sentido...
    como já disse antes tanto o orkut quanto o facebook tem suas qualidades e defeitos, somos livres e escolhemos o que achamos melhor,
    vai cuidar da sua vida.

    ResponderExcluir
  66. Em tua homenagem fui no meu Orkut agorinha. Sabe o que aconteceu? Nadicas de nada, lá não acontece mais nada porque todos os meus contatos, ou estão mortos, ou foram para o espaço. Tá certo, devo ter me convertido num ET e adquirido consciência cósmica, só pode ser isto!

    ResponderExcluir
  67. eu não tenho culpa alguma se o seu orkut é uma bosta, ninguém te visia, manda recado ou comenta alguma foto sua, acho que foi por isso que postou isso
    HAHAHAHAHAHAH
    Admito que algumas coisas não gosto no orkut e outras no facebook, mas isso é minha opinião pessoal e nem por isso vou sair por aí falando mau de uma rede social ou outra
    vai se da o trabalho de ler e estudar, ok ;)

    ResponderExcluir
  68. Quanta estupidez por causa das modinhas...

    Orkut é tão ruim quanto Facebook, admitam.
    Agora, fazer torcidinha contra um ou outro é de uma infantilidade absurda.
    "O meu é melhor do que o seu".

    Parece que está sendo pago pra falar mal... que babaquice.
    Por favor, cresçam. Logo surge outra modinha pra tomar o lugar dessas aí.

    Não dizem que o Twitter tá acabando com os blogs?
    Ops.....

    ResponderExcluir
  69. acho o orkut, como site, melhor que o facebook.. as funcionalidades deste sao uma merda.. tudo mal feito.. facebook é um lixo do caralho.. brasileiro so entra naquela merda pq acha chique ter facebook. bando de idiotas que copiam modismos americanos

    ResponderExcluir
  70. QUEM TEM ORKUT!! TEM FACEBOOK.!! ANTES ERA SÓ O ORKUT TODO MUNDO TEM ATÉ OS ANIMAIS TEM! O QUE EU FICO REPARANDO..QUE O FACEBOOK VIROU UMA REVISTINHA ELETRONICA DE GENTE POSTANDO COISAS INUTIL..VC POSTA MATERIAS INTERESSANTES NIGUÉM CURTIR!! AI VEM UM SÓ COM COISAS INUTIL..COMO POR EXEMPLO HOJE FUI UMA FESTA ESTAVA OTIMA! UM MONTE DE GENTE INUTIL CURTI ESTE TIPO DE POSTAGEM

    ResponderExcluir
  71. "uma Rede Social existe por causa das pessoas que a ela se agregam, então a sua principal função é fornecer bons retornos para que estas pessoas continuem acessando." Achei que viriam tantas coisas boas depois dessa frase, mas não foi o que aconteceu.
    O que eu esperava ler era: Portanto, é estranho ver uma rede social como o facebook dar certo em meio a nossa CULTURA. Na verdade, não é exatamente estranho, afinal a gloriosa classe média, e as classes acima, não querem ter uma identidade: ambas querem a identidade gringa.

    E assim vai. O português desvalorizado pelos termos repetidos em inglês.

    E fale apenas por você quando disse num comentário " as pessoas de lá é que são melhores".
    pff, sem essa.

    ResponderExcluir
  72. Leandro, grato pela leitura atenta.

    ResponderExcluir
  73. e vc ainda esqueceu de falar dos "maravilhosos" bloqueios de recados, fotos, videos etc ..

    q rede social eh essa q nao se pode conhecer ninguem??

    ResponderExcluir
  74. Concordo, são muitos os bloqueios.

    ResponderExcluir
  75. Lí todos os comentário e percebo que de vários aspectos todos têm razão...E no final mesmo temos q nôs preucuparmos mais com nossas amizades reais..(aquelas que realmente se importam com nosco...indepedente de q rede social participamos com +frequência...Um grande abraço à todos e um beijão nas meninas...hahaha by Garcia Júnior.

    ResponderExcluir
  76. Só uso Orkut e não penso em criar Facebook.
    Simplesmente não vejo necessidade, e até vejo muitos contras.
    No Orkut eu tenho todas as fontes de informação que me interessam organizadas em comunidades realmente úteis, e graças a Google não temos o botão de cutucar.
    É só saber aproveitar os recursos do Orkut que não há motivos pra sair dele - a menos que você não encontre mais o que procura no Orkut e eventualmente encontre no Facebook.
    Quem sabe um dia, Facebook... por enquanto nem pensar.

    ResponderExcluir
  77. O orkut tem um pro ainda ... as comunidades q as vezes informam até a propria midia do país do real motivo dos fatos.. vc diz q os usuarios do Orkut são de um nivel inferior.. mas não são eles q estão imigrando pro Facebook em massa ???? sendo assim eles vão subir de nivel só por estarem em uma rede social diferente ??? eu vejo a cada dia os mesmos defeitos dos usuarios do Orkut se proliferando no Facebook.. gnt q não responde.. q não aceita convites.. q fecha tudo.. até a lista de amigos esta sendo oculta.. coisa q no orkut não é possivel.. isso pra mim prova q o erro não esta nas redes e sim nas pessoas.. uma rede social é pra se interargir.. no Orkut isso deixou de existir com paginas trancadas e scraps prontos.. não demora muito no Face vai ser igual.. tudo trancado e recados prontos da msm forma

    ResponderExcluir
  78. Tenho os dois, mas infelizmente o Facebook não é essa coca-cola toda que o povo anda comentando aqui, pois no facebook logo que me cadastrei fui bloqueado 4 vezes e não conseguir adicionar mais amigo por 7 dias.

    O Orkut nunca me bloqueou e o Facebook é cheio de frescuras, além do mais nem se pode mandar muitas mensagens para os amigos que logo confundem com spam e te bloqueiam por mais 7 dias.

    Dar próxima vez que o Facebook me bloquear eu mesmo vou excluir meu perfil.

    Nota ZERO PARA ESSA BOSTA DE FACEBOOK.

    ResponderExcluir
  79. Nossa! Não concordo em quase nada com o que foi dito aí, vi muitas doses de preconceito.

    ResponderExcluir
  80. quanta bobagem...quanta besteira...quanta baboseira...as VERDADEIRAS REDES SOCIAIS são sua FAMILIA,seus AMIGOS,seus COLEGAS DE TRABALHO...pessoas REAIS!!!de que adianta ter milhares de "amigos" e nunca conversar olhando nos olhos da maioria deles????acorda gente!!!!sai da Matrix,por favor.....

    ResponderExcluir
  81. "Felipe, é aí que você se engana. O Facebook possui perfis para todos esses assuntos. Eu como Corinthiano acompanho o perfil do meu time, atualizações, notícias e tudo mais relacionado e posso discutir todas quando são publicadas lá"


    Não sou o Felipe,mas...olha, não entendi suas palavras.
    Como é que a pessoa vai postar os assuntos, vai comentar? Só existem perfis. Não é a mesma coisa.
    O orkut tem COMUNIDADES, a aparência é de fórum. Podemos criar tópicos variados e quase não existe limitação de caracteres.

    O Facebook é site de PERFIS. Só tem aquelas paginazinhas com um lugarzinho estreito pra digitar. Gosto de muito espaço, pois adoro digitar e ler.

    ResponderExcluir
  82. "quanta bobagem...quanta besteira...quanta baboseira...as VERDADEIRAS REDES SOCIAIS são sua FAMILIA,seus AMIGOS,seus COLEGAS DE TRABALHO...pessoas REAIS!!!"


    Ah, tá, não são reais. Quer dizer que as pessoas na internet não são pessoas. São robôs, ou almas, né? KKKKKKKKKKKKK
    Seu burro!

    ResponderExcluir
  83. O facebook bloqueia as pessoas a toa.

    ResponderExcluir
  84. São redes sociais, tanto Facebook como Orkut, os dois são para você estar e entrar em contato com amigos, familiares, etc. Então, somente mandem convite para amigos e pessoas que conheçam, para não ficarem lendo postagens inúteis ou que não gostem, por ventura poderão reclamar das publicações diretamente com a pessoa que postou sem o desconforto do não conhecimento pessoal. E venhamos a uma conclusão, não gostou DELETA, é fácil, tanto no facebook quanto no Orkut.

    ResponderExcluir
  85. Orkut já era,a moda é o facebook exclui 12 contas do orkut,orkut uma grande bostaaaaaaaaaaaaaaa...que nojo...kkkk vou torcer para o facebook engolir de uma vez só o orkut,quero ver ele dezabar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. affz vcs nem sabem escolher nada!
      Orkut!!!! é o melhorrr!!!!

      Excluir
  86. Gente que vive querendo acha uma rede social boa e porq no fundo e so sem amigos e sem namorado ou namorada!vam procura orar e ler a BIBLIA que JESUS e o unico salvador da sua vida e vc nao dar nen um tempinho da sua vida pra ele cambada de ingratos

    ResponderExcluir
  87. - No Facebook descobrirmos para quê serve uma Rede Social.

    Jogue no Google "tolices do orkut" e tenha uma ideia do que estou falando.

    Para quê serve o Facebook?
    Para interagir

    Isto posto, usando o Facebook descobri um pouco mais as funções de uma Rede Social, coisa que eu tinha começado a desaprender quando o Google lançou o famigerado "Novo Orkut", que Deus tenha piedade da sua alma!

    - Os orkutianos são bairristas.
    É só pedir para adicionar um orkutiano e lá vem a clássica pergunta: "de onde conheço você?".



    - Coloque a frase perolas do Facebook e veja o que você encontra.

    - O FB te poupa da necessidade da perguntinha que você odeia, já que bloqueia sua conta quando você adiciona desconhecidos.

    O que você tem a dizer dessa "grande" rede "social", ahora, no ano de 2013? Continua gostando dessa merda?


    ResponderExcluir
  88. "O Facebook é site de PERFIS. Só tem aquelas paginazinhas com um lugarzinho estreito pra digitar. Gosto de muito espaço, pois adoro digitar e ler"

    "Ah, tá, não são reais. Quer dizer que as pessoas na internet não são pessoas. São robôs, ou almas, né?"


    EXATAMENTE, ANÔNIMOS!

    É o que eu sempre digo. Faceboosta tem páginas? Tem! Mas vá procurar interagir naquele esquema ridículo de janelinhas acanhadas, que vão se perdendo dia após dia na rolagem ensandecida daquele pandemônio.

    Pessoas reais x pessoas virtuais. Sei... eu sou um espectro, estou teclando do além. Ou sou um robô programado para dar respostas complexas no mundo virtual.

    ResponderExcluir