Bento Gonçalves acha que isto é um piano digital. |
Contudo, sabedor que a administração da nossa cidade sempre foi um zero à esquerda em questões culturais, temia pelo pior. Esta cidade, apesar de rica e jactante da sua pujança industrial, é tão pobre pobre de marré deci, que o único piano público está localizado coincidentemente no prédio da Casa das Artes onde foi dado o recital. Trata-se de um alquebrado piano de armário Fritz Dobert doado por uma alma caridosa no tempo do onça, que jaz num canto qualquer em estado sujo e empoeirado, sem investimentos de qualquer espécie.
Por isto, pensamos eu e a minha professora de piano que os digníssimos arautos da Casa das Artes demandariam um pequeno investimento em limpeza, regulagem e afinação no Fritz Dobert para receber uma intérprete do porte da Loraine Tatto.
Estávamos no Hall da sala do concerto quando o terror se materializou diante dos nossos olhos sob a forma de um rapaz que entrou na sala carregando um teclado eletrônico... aí começamos a temer pelo pior.
Quando adentramos a sala de cinema, onde o concerto se realizaria, nos deparamos com uma cena dantesca: o maldito tecladinho montado, tendo na sua frente a cadeira que eles tiveram a gentileza de surripiar do Fritz Dobert lá de cima. Em cima do alto-falante esquerdo do teclado havia um microfone conectado a uma caixa amplificada multiuso. Compreendi que eles usaram um microfone para captar o som terrível gerado pelo teclado, ao invés de conectar diretamente na saída, porque senão a pianista teria ficado sem retorno, pois a caixa amplificada estava virada para o público.
Como era de se esperar, o recital proporcionou uma tortura interminável para os ouvidos. O teclado murrinha da marca Casio, modelo Privia, que qualquer mané compra a preço de banana numa loja Multisom da vida, não aguentou o tranco. A sua amplificação medonha engasgou e a caixa amplificada multiuso Watisom (pertencente à Casa das Artes) deu o toque final abrindo as pernas numa cacofonia infernal.
Ora, qualquer ser minimamente versado em música deveria saber que NENHUMA caixa amplificada multiuso se presta para amplificar o som de piano. Para pianos digitais existem modelos específicos de caixas, logicamente mais caros. Confesso que pensei que aquela porcaria toda fosse vir abaixo durante a execução em fortissimo da “Dança Africana – Jongo” de Lorenzo Fernandez, tamanha era a ruideira.
A grande piada da noite foi saber que o Projeto Música Concertos aceita, nas cidades que não possuem piano, que o recital seja realizado num piano eletrônico. Ora, conforme você pode conferir no material de divulgação de algumas cidades nos links abaixo, por sinal a maioria delas muito mais pobres do que Bento Gonçalves, todas elas disponibilizaram um piano acústico. Neste quesito, Bento Gonçalves fez questão de baixar além do sofrível, já que alocou à guisa de “piano eletrônico”, um teclado de quinta categoria, praticamente um brinquedo, para brindar a plateia com um misto de chiadeira e ruídos.
Até quando algumas cidades brasileiras confundirão cultura com coisa das elites? Para você ter uma ideia do concerto que NÃO tivemos, trago aqui a performance da pianista Loraine feita num piano de verdade numa cidade de verdade.
Releases dos receitais dados dentro do ciclo “Música Brasileira Concertos”
Bento Gonçalves – RS. (Engana que eu gosto!)
Sânto Ângelo – RS.
Concerto de piano com Loraine Balen Tatto será no dia 29 de março.
Videira - SC
Videira recebe o projeto Música Brasileira Concertos.
Blumenau - SC
Concertos de Outono apresenta Recital de Piano pelo Projeto Música Brasileira.
Pomerode- SC
Pianista Loraine Balen Tatto estará no Teatro Municipal
Passo Fundo - RS
Projeto “Música Brasileira Concertos”
São Miguel do Oeste - SC.
Pianista Gaúcha de renome internacional se apresenta em recital.
que lástima, fiquei realmente decepcionado com tal relato... eu não imaginaria que algo desse tipo poderia ocorrer em alguma cidade, mas infelizmente aconteceu...
ResponderExcluirParticipei de um Master-Class em P.Alegre ministrado pela pianista e já conhecia sua perfeita técnica e brilhante interpretação da música erudita brasileira. Passando o feriadão em Bento, fui ao concerto. Sem dúvida o instrumento deveria ser outro, mas... assim mesmo ela conseguiu realizar o concerto e transmitir todo seu talento.
ResponderExcluirV.S.-Profa- piano- P.Alegre
Professora,
ResponderExcluirnós, sabedores que a Casa das Artes possui um piano de verdade, lamentamos profundamente que a entidade não tenha disponibilizado verba para afiná-lo. Não, a administração preferiu alugar um brinquedo de plástico de algum camaradinha do Partido (PT), a pagar um afinador profissional.
A outra opção teria sido alugar um piano digital de verdade, no mínimo um Clavinova da Yamaha e contratar pessoal especializado para fazer a amplificação.