Páginas

Pesquisar

11 de out. de 2011

Quem precisa de Apoio Lombar? Dicas ergonômicas para as dores nas costas


Os primeiros sintomas do fim da era do computador de mesa já começam a aparecer; usuários que usam diversos tipos de equipamentos comunicacionais portáteis sofrem lesões musculoesqueléticas e de tendões que as levam a padecimentos inúteis pela falta de informação e cultura da prevenção.

A grande realidade é que o corpo humano, além de não ter sido feito para ficar horas seguidas imobilizados em posições anti-anatômicas, termina se ressentindo pelo imobilismo até nas posições mais corretas. A solução, além do uso dos equipamentos adequados, passa necessariamente pelo combate ao sedentarismo.

Como não se pode coagir as pessoas a fazerem exercícios físicos, intercalando-os entre as atividades na posição sentada, resta-nos demonstrar-lhes melhores procedimentos ergonômicos, que se seguidos, vão lhes poupar anos de dores nas costas.

A Cadeira Ideal
Não importando o dispositivo computacional que você usa em sua casa, netbook, notebook, tablet, ou destop, a melhor posição para usá-lo é sentado numa boa cadeira e apoiado numa mesa. Se você usa o seu gadget “a la louca” no sofá, na cama, apoiado nas pernas, com a cabeça perigosamente pendida todo o tempo para baixo, pode ter certeza que a sua coluna vertebral está sendo destruída, ou seja, você está exterminando alegremente o seu futuro sem ter conhecimento disso.

Portanto, a primeira providência é possuir uma cadeira de qualidade que atenda aos requisitos de ergonomia. Depois de anos vegetando em cima de sucatas, que não ouso chamar de cadeiras, finalmente consegui a minha cadeira modelo Celle da HermanMiller que oferece todos os ajustes necessários para o bem estar da coluna, principalmente o suporte lombar ajustável em altura e profundidade.

Descobrindo o ponto exato da sua curva lombar
Muito bem, agora que você se deixou convencer por este texto e saiu correndo para comprar a sua cadeira ergonômica dos sonhos com suporte lombar, como fazer para determinar o melhor ajuste do apoio? Diante deste problema, tive que apelar para alguma criatividade:
1) Deite-se no chão e tente perceber qual região das suas costas um pouco acima da cintura não toca o chão. Enfeie a sua mão deste vazio e tente movimentá-la para cima e para baixo. O ponto em que a mão fica mais livre é a posição exata da curvatura lombar.

2) Mantendo a mão nas costas, levante-se e sente na cadeira a ser regulada. Graças à marcação feita com a mão, você poderá marcar na cadeira a posição precisa da sua lombar. Faça o procedimento mais de uma vez, também usando a outra mão, para se certificar que aquela posição está correta.

3) A regulagem de profundidade do apoio lombar poderá ser feito através da tentativa e erro: se estiver muito projetada, você sentirá desconforto na região, ao contrário, terá as velhas dores nas costas provocadas pela falta de apoio lombar.

Importante: não compre uma cadeira que tenha apoio lombar fixo, pois a curva lombar muda de pessoa para pessoa, de acordo com a altura e das peculiaridades anatômicas de cada um, por exemplo, as mulheres tendem a ter curvas mais acentuadas e os homens são mais “retos”.

Dicas na hora de comprar : O que observar em sua cadeira

A maioria dos modelos de carros, exceto alguns coreanos, não oferecem assentos com apoio lombar ajustável. Assim, principalmente para os motoristas que passam muitas horas na direção, a falta desse recurso provoca fadiga muscular e muitas dores. Por isso, saiba Como dirigir sem dor na lombar.

A solução mais barata tanto para cadeira de escritório, quanto para o banco de automóvel, é adquirir um apoio lombar externo daqueles vendidos nas lojas de material ortopédico. Existem modelos específicos para cada caso e até suportes dotados de vibradores para aplicar massageamento.

3 comentários: