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21 de out. de 2011

Tipos de golpes mais comuns no comércio de Compras Coletivas



A febre das compras coletivas está aí, mas em meio às expectativas de se conseguir ótimos descontos, os consumidores tentados pelas ofertas arrasadoras devem se acautelar: se você não é comprador compulsivo, atente para as maracutaias e faça um levantamento dos problemas que podem advir do ato de comprar no primeiro impulso.

Prazo elástico demais
Cuidado com os prazos estendidos demais que só são informados quando a compra é efetuada. Não importando se é produto ou serviço, alguns Sites não informam (por razões óbvias) explicitamente o prazo de entrega. Só fazem isto nas letras miúdas depois de fechada a compra. É quando você descobre que tem de esperar 20 ou 30 dias úteis antes de ter o produto enviado.
A razão disto é muito simples, pois algumas empresas de e-commerce NÃO TEM os produtos no momento em que disponibilizam as ofertas e somente vão adquiri-los posteriormente com o dinheiro arrecadado.

Produto fantasma
O principal “astro” deste imbróglio é o caso dos Tablets que são “vendidos” por preços para lá de convidativos e nunca são entregues. Os sites de reclamações estão cheios de depoimentos de lesados. No mesmo rumo vão os casos de viagens compradas que nunca chegam a ser agendadas.

Agendamento para o dia de são nunca
Quando se trata de serviço, você tem que estar atento para o prazo do agendamento, pois se o fizer muito próximo do fim, pode ter surpresas desagradáveis. Alguns prestadores de serviços mal intencionados, já contando com a displicência dos compradores, sempre esperam que uma parcela das ofertas não seja reclamada em tempo hábil, pois como você deveria saber, nas letrinhas miúdas do contrato há o prazo máximo de agendamento, que se vencido, acaba redundando na perda de validade do seu rico dinheirinho.

Preço superestimado
Procure saber antecipadamente o preço real de mercado do produto ou serviço que você está pretendendo adquirir via sistema de compras coletivas. Às vezes a “oferta tentadora” não passa de enganação e você acaba adquirindo um bem à vista por um preço maior do que se tivesse comprado no comércio regular... à prestação.

Desconto de 50%... serviços prestados pela metade
No tocante ao segmento dos restaurantes, os casos mais famosos se concentram na questão do tamanho dos pratos, que encolhem misteriosamente na mesma proporção dos descontos concedidos. O mesmo vale para todos os demais serviços, que podem encolher na medida do desconto, o que é uma “puta falta de sacanagem”.

Sites falsos exibem ofertas tentadoras
Utilizando a técnica do phishing, os criminosos fazem Sites idênticos aos mais famosos do setor de compras coletivas e disponibilizam ofertas irrecusáveis. Para evitar este tipo de golpe, adote o princípio de precaução do adágio popular: “quando a esmola é muita até o santo desconfia”.

Cheque as reclamações antes de efetuar a compra
Consumidor de cabeça fria tem melhor sorte. Por isso, pesquise bastante antes de fechar a compra e verifique se ela não se enquadra num dos imbróglios relatados aqui. Visite os sites de reclamações para se antecipar sobre as questões de prazo de entrega, qualidade, atendimento pós-venda, etc.

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