Páginas

Pesquisar

8 de set. de 2012

Conquistados os direitos individuais, lutamos pelos da espécie humana


Os movimentos coletivos de protesto sempre existiram, contudo, hoje eles são potencializados pelas ferramentas facilitadoras das redes sociais. Concomitantemente a isso, a imprensa está sempre de olho em matérias baratinhas e que provocam grande apelo, especialmente as que apelam para a nudez.

Todavia, será que o ato de protestar é apenas uma forma de dar voz a desequilibrados mentais? A história mostra que sem o protesto não teríamos jornada de trabalho de 8 horas, descanso remunerado nos finais de semana, férias, voto das mulheres, educação universalizada, saúde pública, etc. Enfim, os direitos humanos fundamentais somente foram adotados como tal pela via dos protestos e inúmeras vítimas que se sacrificaram em nome da liberdade e de condições melhores.

Hoje, com os direitos individuais garantidos, temos um longo caminho pela frente para avançar na direção de outros, mais abrangentes e que envolvem raça humana como ente, mais especificamente no que concerne à ecologia.

Go Veg - Stop Eating Animals – pare de comer animais
O consumo de carne de animais pelos seres humanos é grande responsável pela destruição dos últimos remanescentes de florestas tropicais.

Burn Fat Not Oil – queime gordura, não gasolina
O camarada aí está 100% certo em tentar trocar o seu faiscante carrão vermelho pelo transporte canela.

Occupy Wall Street – ocupação das praças financeiras
Guardando certas semelhanças ao movimento hippie dos anos 60, este protesto visa chamar a atenção para a ação corrosiva dos grandes especuladores que manipulam as riquezas mundiais.

No More Fur – contra o uso de pele de animais
Usar pele é para poucos, endinheirados e alheios aos problemas ecológicos e éticos envolvidos na criação de animais destinados à extração das suas peles.

One Less Car – um carro a menos
O espaço ocupado por um carro – normalmente usado por UMA PESSOA - numa cidade é absolutamente injusto aos demais humanos que se comprimem nos lamentáveis transportes coletivos.

Go Naked! – We'd rather go naked tan wear fur! - Prefiro andar nu a vestir peles
Este é o lema central da campanha nudista que visa conscientizar os abonados a abandonarem o costume milenar de se cobrirem com escalpos de animais.

Slut Walk – marcha das vadias
Contra a agressão das mulheres baseada no pressuposto de que elas provocam.

Picnic in the Street – piquenique na rua
Os futuristas da década de 50 jamais imaginaram que os nossos grandes centros urbanos expurgariam pessoas que não estivessem metidas em úteros de aço.

Naked Bike Ride – pedale nu
Protesto mundial contra a falta de espaço para as bicicletas nas grandes cidades.

Um comentário: