Numa casa há a carência permanente de uma luminária portátil e totalmente direcionável para atender às mais diferentes necessidades, desde a leitura num sofá sem iluminação adequada, até iluminar os pequenos serviços de oficina. Então, pensei em comprar uma luminária pronta articulada que cuja haste terminasse em um prendedor grande que pudesse ser fixado em diferentes superfícies.
No entanto, a botar a cabeça para funcionar, conclui que tinha todos os materiais à disposição em casa e que bastava dar um jeito de uni-los num novo conceito, que foram:
- uma luminária de bateria de carro;
- uma lâmpada dicroica de 50w para conseguir a direcionalidade e porque não pode ser usada uma lâmpada mais potente devido à fragilidade da peça;
- uma porca para ser fixada na luminária e receber o encaixe do tripé de câmera.
Para fixar a porca na luminária de bateria, usei uma mistura entre Super-Bonder e um pozinho usado pelos dentistas para consertar chapas de dentes chamada Simplex. Depois de secar, esta cola empedra e confere grande resistência mecânica ao conjuto.
Com um estilete, cavei uma cavidade justa para o encaixe da porca na lateral da luminária.
Para fazer o papel de base desta luminária tchuc tchuc, peguei um mini tripé de câmera, por sinal, muito pouco usado aqui em casa.
Então, a peça de encaixe do tripé foi parafusada na porca engastada na luminária.
Visão geral da luminária pronta. O detalhe é que ela pode ser usada em inúmeros ângulos.
Exemplo de uso real, para a leitura em um sofá que não dispõe de iluminação adequada.
Melhor uma lanterna lampião. R$9,90 hehehe.
ResponderExcluirGenial. Deveria ter um modulo de gambiarra em todos os cursos de engenharia :)
ResponderExcluirachei muito legal, eu queria uma gambiarra desta para mim
ResponderExcluir