Páginas

Pesquisar

9 de jul. de 2011

Google+ para iniciantes, entre nos círculos com perguntas e respostas.

imagem: [sellmic.com]
O Google recém lançou a sua rede social, ou de compartilhamentos, e já está dando o que falar. Os fortes do Google+ (pronuncia-se Google plus) são a sua interface intuitivamente simples, interatividade e a flexibilidade de configurações. Por exemplo, não existem separações entre mensagens privadas e públicas, pois tudo depende do quem é adicionado antes de enviar. Além do mais, você tem a liberdade de apagar qualquer conteúdo indesejável adicionado aos seus posts. Enfim, após entender a arquitetura desengessada desta rede, você não sentirá saudades das múltiplas limitações impostas pelo Twitter e dos inumeráveis bloqueios famosos no Facebook.

1- O que é o Stream?
É a nomenclatura que o Google usa para denominar o que no Twitter é chamado de Timeline e no Facebook de Mural. É a página onde são exibidas todas as postagens dos amigos de todos os seus círculos.

2- O que é o ato de circular?
Você circula alguém quando coloca o mouse em cima do nome da pessoa e aperta em "Adic. aos círculos". A partir deste momento, você pode acompanhar no seu Stream todas as atualizações enviadas pela pessoa.

3- O que é ser circulado?
É quando alguém te inclui no círculo dela. O Google+ não exige reciprocidade, ou seja, se você circular alguém, não necessariamente ela o circulará e vice-versa.

4- Por que é importante dominar o mecanismo dos círculos?
Com o tempo, e o aumento dos circulados, acompanhar as atualizações através do Stream será um processo penoso devido ao excesso de ruído e o risco de perder as coisas importantes. Logo, a melhor política é classificar os amigos por assunto, tipo Blogs, Geek, Família, Trabalho, Música, Celebridades, Google, Abobrinhas, Imagens, etc.
Dica de segurança: você se verá obrigado a fazer isto quando não quiser misturar uma sacanagem postada no círculo "Trabalho" com a "Família". Mas, preste atenção, a coisa pode acabar dentro da família se alguém compartilhar a mensagem com seus círculos ou círculos estendidos, que por azar tenha alguém pertencente a um dos integrantes do círculo "Família" – neste caso é necessário desativar a possibilidade de compartilhamento.

5- Como posso desativar o compartilhamento de um post meu ou algo compartilhado por mim?
Para evitar que a sua ex-esposa/ex-marido leia as suas postagens, porventura reenviadas por gente dos seus círculos, é necessário desativar o compartilhamento. No entanto, isto só pode ser feito depois do post ser publicado. Aperte na flechinha no canto superior da postagem e acione a opção “Desativar recurso compartilhar de novo”.

6- Posso remover os comentários feitos na minha postagem que considero indesejáveis?
Sim(ao contrário do Twitter e Facebook que não permitem): aperte na flechinha no canto superior direito da sua postagem e aparecerá a opção “Denunciar ou remover comentários”.

7- Quais são os níveis de privacidade?
O Google+ oferece 5 níveis de privacidade:
a) privado: o que você escrever será lido tão somente pela pessoa ou pessoas adicionadas;
b) somente um ou mais círculos determinados: você pode escolher qual ou quais círculos lerão a postagem;
c) todos seus círculos: sua postagem será visível em todos os seus círculos;
d) círculos estendidos: além das suas postagens irem para os seus círculos, elas serão lidas pelas pessoas que os seus amigos circularam;
e) Público: a postagem poderá ser lida tanto por todos os níveis anteriores, quanto pelas pessoas de fora de quaisquer círculos direta e indiretamente relacionados aos seus.

8- Como posso configurar o nível de privacidade das minhas postagens?
Em cada nova postagem escrita na caixa "Compartilhe novidades..." aparece o link "+Adicionar mais pessoas" onde você pode selecionar círculos específicos, ou as modalidades de privacidade mencionadas no item acima.

9- Como linko alguém dentro de uma postagem?
Na caixa de postagem, ou num comentário, escreva o sinal + e em seguida escreva no nome da pessoa, que vai aparecer uma caixa de opções com diversos perfis.

10- Como faço para mandar uma mensagem privada para uma ou mais pessoas?
Na caixa “+Adicionar mais pessoas” proceda como foi explicado no item anterior e adicione somente os nomes do destinatário(os).

11- Como faço para parar as notificações de uma determinada postagem que comentei?
Abra a postagem nas notificações e aperte na parte inferior dela "Ignorar esta postagem".

12- Como faço para denunciar conteúdo impróprio.
Acesse o mesmo link do item anterior, observe a janela que aparece onde está escrito "Denunciar abuso". Ao clicar no link, aparece outra janela com as opções Spam, Nudez, Incitação ao ódio ou à violência, Abuso infantil, Direitos autoriais, Outro.

13- Como bloqueio alguém?
Acesse o perfil do dito cujo e aperte no link “Bloquear fulano” localizado no final da barra lateral esquerda.

14- Posso editar as minhas postagens depois de publicadas?
Sim, ao contrário do Facebook, que só deixa deletar, no Google+ você pode editar um post mesmo depois de publicado.

15- Como saber rapidamente se alguém me incluiu nos seus círculos?
Vá no perfil do indivíduo e observe o retângulo no canto superior direito na mesma linha do nome. Se você está incluído nos círculos dele, lá será exibida a seguinte mensagem “Você também está nos círculos de Fulano”.

16- É necessário circular todos que me incluíram nos seus círculos?
Você não precisa obrigatoriamente praticar a reciprocidade, uma vez que o Google+ é uma rede assíncrona, assim como o Twitter. Portanto, circule as pessoas que realmente tem alguma relevância para você e que vale a pena acompanhar as suas atualizações, pois há um limite de perfis que você poderá circular.

17- Qual e o número máximo de pessoas que eu posso circular?
5000 – em consequência desta limitação, no decorrer do tempo será importante você se tornar um pouco seletivo ao adicionar gente para os seus círculos.

18- Qual é o número máximo de pessoas que podem me circular?
Infinito.

19- Como posso distribuir bondades nesta rede?
Comentado nos posts dos amigos e eventualmente acionando o botão +1 existente em cada postagem. O botão +1 significa que você gostou de algo, é equivalente ao botão “curtir” do Facebook.

4 comentários:

  1. Mais um site besteirol. Povão adora ser social. É iogurte, faceboca, twist...

    ResponderExcluir
  2. Isaias,
    parabéns pelo artigo, essa FAQ irá auxiliar muitos os que estão perdidos no Google+,
    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post,ja compartilhei em todas minhas trocentas redes sociais inclusive no G+ e no meu Blog!

    Uma dica para quem esta configurando o perfil:
    Existe um espaço chamado Onde Morei, vc coloca os nomes das cidades e aparece num mapa tipo google mapas. Pra funcionar direitinho tem que colocar nome da cidade,sigla de estado e pais separado por virgulas.

    ResponderExcluir
  4. Gustavo e Sofia,
    confesso que perdi uns três meses para entender o Facebook é até hoje, quando esqueço algum controle importante, tenho que perder uma meia hora para achá-lo.
    Neste particular a diferença para o Google+ é abismal. Forçosamente concluímos que eles conceberam o plus pra ser usado a partir de dispositivos móveis e touch screen, por isto as coisas são postas de forma gráfica e deslizante, por exemplo, como acontece no gerenciamento dos círculos.

    ResponderExcluir