Páginas

Pesquisar

24 de out. de 2011

5 Dicas simples a Blogs iniciantes para atrair visitação


A dica mais simples para tirar um Blog do anonimato é não reinventar a roda, ou seja, levantar o maior número de informações possíveis para não repetir os erros alheios. Para tanto, os blogueiros “velhinhos” compartilham vez por outra as suas cabeçadas pretéritas.

Não confie em parcerias
De que adianta encher a página principal com dezenas de banners? Além de poluir visualmente o seu Blog, cada banner aumentará o tempo de carregamento, isto sim é uma verdadeira tragédia! Acredite a visitação trazida por banners é ridícula e não vale o esforço de ficar se preocupando com parecerias não rentáveis.

Fuja do vício dos picos instantâneos gerados pelos linkadores
Um exemplo prático: ao longo de 3 anos divulguei religiosamente os meus links nos principais Agregadores nacionais. Alguns meses depois de ter cessado o envio de links, descubro que UM link publicado em UM post no Dicasblogger rende mais visitas por mês do que quaisquer grandes linkadores que publicaram muitos links do Blogpaedia na capa.

Você pode até chorar de alegria com a eventualidade de um post render 50 mil visitas num dia, mas tal pico de visitação em nada vai te adiantar se não se repetir nos dias subsequentes, e pior ainda, não se espraiar para outros posts.

Digo isto porque as flutuações bruscas nas suas curvas de visitação aumentarão barbaramente a sua taxa de rejeição e, consequentemente, diminuirão consideravelmente os seus ganhos nos programas de monetização tais como o Adsense do Google.
(Adicionalmente, a intensa movimentação gerada pelos linkadores atrai muitos spammers e os abomináveis trolls, que só sabem fazer comentários esculachadores.

Angarie links em Blogs relevantes
Infelizmente esse fator não depende diretamente da sua ação, ou seja, de nada adianta você sair por aí aporrinhando os grandes blogueiros para que eles linkem o seu conteúdo. Agora, se você produzir posts interessantes, provavelmente ele descobrirão alguns deles e farão a referência. Tais links são extremamente vantajosos por serem fontes consistentes de visitação.
(Nota: não caia na besteira de entrar em esquema de links recíprocos porque, uma vez detectada pelo Google, tal prática determina punição e banimento dos índices.)

Pesquise as fontes que dão retorno consistente
Por falar em fontes, através da análise das curvas geradas pelo programa de estatísticas, que pode ser o Google Analytics, você poderá detectar quais fontes carreiam maior quantidade regular de visitas por mês. Tais fontes podem advir das Redes Sociais, portais, comentários em Blogs afins ao seu nicho, etc.

Crie conteúdo relevante e ganhe visibilidade nos Buscadores
Um conteúdo original e útil para os seus leitores é a chave de tudo. Os robôs indexam e hierarquizam resultados segundo vários critérios, entre eles, originalidade, utilidade e repercussão. Só na repercussão você não pode interferir diretamente, mas nos outros... só depende da sua criatividade.

7 comentários:

  1. Eu sou tão iniciante, mas tão iniciante que, apesar de ter bons textos - sem modéstia -, não consigo mostrar meu blog ao mundo!

    Melhor assim?

    ResponderExcluir
  2. Está mostrando, chega o momento em que o conteúdo triunfa por si mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Não sei, xará, tu ganhasse mesmo alguma coisa desfazendo todas as parcerias, e agora tirando até banners de agregadores? Curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. As parcerias nunca me trouxeram grande coisa e os agregadores só produziram flutuações espúrias nas minhas curvas de visitação e ferraram com as taxas de rejeição, o que é catastrófico para os ganhos nos programas de monetização.

    ResponderExcluir
  5. ótimas as suas dicas,eu concordo totalmente,valeu!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal tudo bem?
    To entrando agora nessa vibe de blog mais sou mais iniciante ainda do que a Luciana que deixou comentário ai em cima. Não consigo distribuir de uma forma organizada as partes do meu blog (que ainda não tem nada) uma ajuda seria com sugestoes seria bem vinda.
    Parabéns ao dono desse blog aqui...

    ResponderExcluir
  7. Marco, antes da forma você tem que se preocupar com o conteúdo. No início peque um template simples, pode ser do próprio Blogger.

    ResponderExcluir