Páginas

Pesquisar

17 de out. de 2011

Definindo a Mulher Ideal segundo o Google Images


Não pense que eu preciso disso, até porque isto nem existe, mas como a vida só é apimentada pelos paradigmas de perfeição, não custa procurar por aí qual seria o padrão de mulher que preencheria de uma vez todas as nossas lacunas, e o melhor de tudo, com todas as qualidades reunidas numa só pessoa.

(Aqui cabe um parêntesis: como o nosso conhecimento sobre as mulheres é praticamente nulo, somos naturalmente impelidos a cultivar estereótipos*, portanto, tudo o que você verá abaixo não passam de estereótipos criados para suprir as lacunas do nosso conhecimento sobre as mulheres, neste caso tudo, pois pouco sabemos efetivamente sobre as nossas eternas Monas Lisas.)

A primeira coisa que mais me intrigou foi a pedida nº 1 oferecida pelo Google Images para o termo mulher ideal, que me levou aos seguintes questionamentos: é o robô valorizando a supremacia da força feminina no relacionamento, ou é sintoma da rinocerontização do ideal de beleza feminino?

Por falar em força, nunca é demais lembrar que uma das qualidades mais buscadas pelos homens na mulher ideal é a servilidade, aqui representada pela aceitação e submissão ao maior vício masculino: a cerveja, um dos resultados de destaque.

Outra virtude bastante valorizada na internet é o silêncio. Explicável diante da nossa notória falta de capacidade para o diálogo e da nossa eterna crítica à tagarelice das mulheres, aliás, um dos nossos piores defeitos é sempre fugir da discussão sobre a relação.

(outro parêntesis: a beleza exterior como fator definidor das relações.)
1- Beleza Russa - Qual é
o teu mistério
Agora falemos um pouco do perigo das idealizações. Assim como um possuidor do carro dos sonhos só tem dor de cabeça, o homem que privilegia o visual em detrimento da afinidade e outros fatores afetivos, certamente está plantando ventos para mais tarde colher tempestades.
Se a beleza e o corpão são os únicos critérios, certamente a melhor pedida é embarcar num voo para São Petersburgo e tentar a sorte na gélida e misteriosa beleza russa.

Mulher ideal segundo os gringos
Ao procurar pelo termo ideal woman, eis que dá como resultado algo próximo do nosso fenômeno de rinocerontização acima citado.

Mulher ideal segundo os forever alone
Na página de resultados em inglês, uma imagem chamou atenção, pois representa de forma emblemática a realização de todos os estereótipos: submissa, fiel, boca fechada quando mandada, trabalhadora doméstica incansável, minimamente dispendiosa, companheira, 100% disponível sexualmente, bonita, não tem dor de cabeça, eternamente jovem, não coloca os filhos em 1º lugar, nunca xinga o marido de impotente, etc. Como todas essas qualidades não são encontráveis numa só mulher de carne e osso, o canadense Le resolveu criar a sua mulher ideal usando circuitaria eletrônica, engenhocas mecânicas e muito silicone para dar vida à sua Aiko, um androide com muitas qualidades que ele demonstra orgulhosamente no vídeo.

Consequências da busca insana pela mulher ideal
O resultado da ênfase excessiva nos estereótipos é que podemos estar deixando passar a oportunidade única de encontrar a nossa alma-gêmea, ou seja, aquela mulher que nos faria felizes até que a morte nos separasse.
Hoje recebi o triste desabafo de uma leitora no post Coisas que os homens mais notam nas mulheres que demonstra o quanto as mulheres que não se enquadram nos padrões estéticos estão marginalizadas:
Eu só sei que com todas essas exigências - bundão, pernão - eu, aos 42 anos de idade, nunca consegui arrumar namorado, simplesmente não chamo a atenção na rua. Podem falar à vontade, mas homem não se interessa por conteúdo, não querem uma companheira, querem alguém para exibir para os amigos. É triste, eu queria formar uma família e parece que vai ficar para a próxima encarnação.

*estereótipo = conceito esquemático e reducionista que baseia as generalizações, é o combustível alimentador das piadas: loira burra, mulher péssima motorista, lugar de mulher é pilotando o fogão, índio é vagabundo, todo americano é belicista, judeu é pão duro, etc.

2 comentários:

  1. Uma coisa interessante nesses últimos tempos: enquanto as mulheres se acabam em academias, puxando ferro ou se enchendo de silicones a fim de ficarem mais masculinas, os homens têm se tornado, cada vez mais, femininos! Literalmente!

    Parece até uma espécie de revolução onde os gays (principalmente homens) dominarão o mundo!

    ResponderExcluir
  2. Luciana, é triste, mas já dominaram.

    ResponderExcluir