Páginas

Pesquisar

13 de mai. de 2011

10 grandes Golpes da internet, conheça-os antes de cair.

Uma lei imutável determina que um determinado percentual das pessoas é tão extremamente crédula, que cai certamente até nos mais manjados golpes da praça, tipo o conto do bilhete premiado, conto do vigário, golpe da mala, boa noite cinderela, conto do consórcio sorteado, etc. Com a internet, as contrapartes físicas da malandragem ganharam contrapartes virtuais e continuam aí atormentando a vida dos santos demais que não desconfiam do tamanho da esmola.

1) Teste produtos em casa e fique com eles de graça!
Durante a pesquisa para este post, me deparei com um site bem legal que oferecia produtos eletrônicos para o usuário testar em casa, responder algumas pesquisas e ficar com eles. Maravilha, pensei, inclusive eles geraram o meu código na hora! Na segunda tela, que exigia cadastramento do e-mail, resolvi abrir uma outra janela e partir para o tira-teima no Google. Lá encontrei os relatos das vítimas da tramoia e o blog que descrevia com exatidão todos os passos do golpe: trata-se de uma maneira bastante desonestas de vender assinaturas anuais de uma revista de “Proteção ao Consumidor”. Logicamente, as tentadoras amostras grátis são completamente falsas.
O lado das vítimas: Reclamação 1, reclamação 2
Associação Pró Teste ou Associação Pró Tapeação.

2) Leilões de menor lance único ou Leilões Reversos.
Quem não se lembra de uns 4 ou 5 anos atrás quando este tipo de esquema arrecadatório se espalhou pelas redes de TV do país? Hoje, este negócio, que foi proibido na telinha, sobrevive em alguns sites.
Para se ter uma ideia do que era a salafragem no tempo da TV, acompanhe o seguinte relato de um usuário que resolveu testar o sistema:
“Uma vez resolvi fazer um teste, mandei um SMS com de valor de R$ 50.000.000 (cinquenta milhões de reais), e me responderam que já havia um lance igual ao meu. Desconfiado, mandei outro SMS, dessa vez, ao invés de um valor numérico, enviei a palavra TESTE, e responderam que já havia um lance igual ao meu. Tudo mentira, não acreditem, não sejam enganados e divulguem para os outros também não serem!”
Atualmente, depois de banidos da TV pela ação do Ministério Público, sobrevivem alguns sites neste ramo da pilantragem que ainda empurram esta modalidade de golpe em cima dos pobres dependentes de jogatina.

3) PTC – paid to click = pago por clique (que para muitos usuários significa: Perca seu Tempo Clicando).
Os sites que prometem remuneração para as pessoas clicarem em anúncios no conforto do seu lar quase sempre não passam de uma variação do velho golpe “ganhe dinheiro em casa”. Como dinheiro não nasce em árvores, alguns destes sites fazem parte de esquemas fraudadores de grandes anunciantes da internet, a exemplo do Adsense da Google. Todavia, as bolhas de rendimento não duram muito, pois tão logo o golpe é descoberto, as contas dos sites são suspensas e os usuários, que perderam tempo clicando em anúncios, ficam a ver navios.
Reclamação contra PTC.

4) Leilões de 1 centavo.
Lá dizem que você pode comprar um produto de 4 mil por menos de 3 reais. Só que a realidade é bem diferente e as vítimas que caem nestes sites, quando realmente conseguem arrebanhar alguma coisa, podem acabar pagando até mais do que o valor de mercado. Mormente, você enfrentará robôs que disparam metralhadoras de lances e interrupções inexplicáveis. Isto prova que este tipo de atividade é destinado a pessoas com o coração forte (jogadores viciados), capazes de perder um dia inteiro na frente do computador em busca da realização de um sonho. O vídeo feito por um usuário lesado documenta a mecânica da enganação.
Sites de leilões de R$ 0,01 são alvo de críticas na internet.


5) Compras coletivas.
Antes de fechar uma compra tentadora num site destes, certifique-se da reputação do mesmo e das reais condições da oferta. Muitas vezes, 50% de desconto significa receber metade do produto que você consumiria sem o cupom, por exemplo, um jantar. Quanto a outros tipos de serviços, às vezes a sua execução tem que ser marcada com muita antecedência, tipo, dois meses ou mais.
IMPORTANTE: nem todos os sites de compras coletivas são golpistas pois, como em todo o negócio, há bons e maus atores no processo e cabe a você distingui-los.
Encrenca Coletiva - golpe no consumidor moderno.

6) Ganhar dinheiro na internet ou ganhar dinheiro online ou ganhar dinheiro em casa.
Todos os métodos de ganhar dinheiro instantaneamente na internet servem, antes de mais nada, para engordar a conta do espertalhão que está te iludindo. Depois que ele consegue te vender o “produto”, assumirás o papel do próximo espertalhão tentando arrebanhar ovelhinhas inocentes. Portanto, desconfia de qualquer coisa que não trabalha em cima de um produto concreto e palpável.
Aviso aos navegantes: esta modalidade de esquema nada mais é do que uma ramificação do velho e conhecido golpe da corrente, ou cadeia.
Como saber se o sistema Ganhar Dinheiro na Internet é golpe?

7) Arara virtual: cambalacho no comércio eletrônico.
Na época em que o comércio eletrônico começa a dar sinais de maturidade em termos de aumento da confiança perante os consumidores, há muitos picaretas que se aproveitam da falta de precaução dos compradores para vender produtos fantasmas que jamais serão entregues.
Polícia prende em SP suspeito de aplicar golpes de comércio eletrônico pela internet. 
Procon divulga lista de sites de comércio eletrônico que não entregam o que prometem.
Origem da expressão "Arara Virtual".
Coleção de golpes eletrônicos e gatos.

8) Quiz.
A TV aberta ainda abriga esta bandalheira: uma gostosa que fica falando como uma matraca sobre um "enigma" estampado em forma de letras, que qualquer otário desvenda na hora. Só que os otários "inteligentes" ligam para lá e ficam mofando durante horas respondendo a perguntas intermináveis antes de entrar no ar. O incrível é que as pessoas que respondem no ar sempre são muito burras e nunca sabem a resposta certa. Quando termina toda a ladainha, a vítima descobre que o prejuízo na sua conta telefônica foi para as nuvens e ela não ganhou nadicas de nada. Há vários sites que aplicam o golpe do Quiz na internet.
Diversas reclamações de usuários contra o Quiz TV»

9) Prêmios instantâneos.
De repente, quando você está fazendo um download no Megaupload aparece a seguinte mensagem: Parabéns! Você acaba de ganhar um prêmio instantâneo! Cada terça-feira de manhã, nós selecionamos aleatoriamente um visitante do nosso site como o grande vencedor semanal. De acordo com o sorteio de hoje, você é o vencedor! O seguinte prêmio será seu: iPhone 4 e iPad da Apple. Seja rápido! Responda no prazo de 04 minutos e 59 segundos, ou poderemos oferecer o prêmio a outro visitante.
Caso você forneça os dados do seu celular, vai descobrir na próximo conta do seu provedor que assinou um tal de FanClub Brasil da Claro, um portal de conteúdos para celulares que debita mensalmente um certo valor na sua conta. A empresa Claro afirma que não tem nada a ver com este golpe, mas sim o site que veicula a propaganda enganosa e não explicita as despesas que o usuário assina quando preenche os campos, ou seja, o prêmio simplesmente não existe!

Diversas reclamações contra o golpe do prêmio instantâneo»

10) Golpe dos nigerianos.
A coisa toda começa com um e-mail à procura de uma pessoa no nosso país que queira ceder a sua conta bancária para receber o depósito de uma enorme quantia que pertencia a um ditador, etc. O resumo da ópera é que lá pelas tantas eles “precisam” que você deposite na conta deles um determinado valor a título de taxa de administração, momento onde começa o golpe. Acredite se quiser, teve gente graúda do brasil que caiu como um pato, na realidade, o banqueiro brasileiro caiu Nelson Sakaguchi, presidente do extinto banco Noroeste, caiu no maior golpe de todos os tempos que, coincidentemente, era foi um golpe perpetrado por nigerianos.
Caímos nos golpes da Internet.

36 comentários:

  1. Me admira uma pessoa como o Isaías acreditar nesses burros que reclamam da ProTeste.
    Primeiramente, não sou assinante muito menos trabalho nessa empresa. Mas conheço alguns(assinantes). Os brindes --que na verdade são pagos -- demoram, mas chegam.

    Só alguém muito ingênuo pode acreditar que uma empresa, seja lá qual for, vai dar algum produto. Vende, isso sim, junto com a revista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu assinei a pro teste, e recebi o brinde: um mp4 com fones sem fio. Demorou mas chegou!

      Excluir
    2. sou assinante da revista, recebi uma fone de ouvido, e uma camera digital, demorou mais chegou

      Excluir
    3. Os brindes chegam e funcionam, apesar da má qualidade e ausência de manuais (o que seria ilegal).
      Porém:
      1) é contraditório que justamente a proteste utilize mecanismos de marketing espúrios para cooptar novos assinantes
      2) é contraditório que justamente a proteste se utilize de meios pouco éticos de renovação automática da assinatura. Se vc não cumprir com a burocracia NO PRAZO que eles determinam, será cobrado e não há Cristo que os faça devolver o dinheiro a posteriori.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. No caso de leilao de centavos, na primeira vez que vi um site que fazia esse tipo de negócio fiquei enteressado, e logo me veio a idea de testar se o serviço de leilao era mesmo real, logo criei uma conta no site que dava 5 lances, o que me permitia fazer o teste, sendo que dei o lance e tirei o site do ar por DoS, impossibilitando demais pessoas darem lances, o que o correu em 5 tentativas??? todas vezes o produto finalizava o leilao com apenas um lance após o meu, e o mesmo usuario que ganhava o leilao já havia ganhado outros leiloes, resumo da historia, nao perca seu tempo com propostas de dinheiro facil, ou qual quer outra proposta vantajoza de mais, mesmo fora da internet, pois isso nao existe

    ResponderExcluir
  3. Sobre o esquema de receber em casa prêmios de graça:
    acho uma tremenda picaretagem alguém vender a assinatura de uma revista sem deixar claro isto desde o início. Se vai ter brinde ou não é outro problema, que pode ser esclarecido no fim do processo. No mínimo isto é propaganda enganosa.

    ResponderExcluir
  4. assinei a revista proteste e fiquei satisfeito;Pois recebi os brindes prometidos (1-filmadora e 1-relogio digital),com uma assinatura no valor de cr$45,00, parcelados em 3x cr$15,00. Valor que acho justo em relação aos brindes, sem contar que a revista é interessante.

    ResponderExcluir
  5. A Polícia Federal criou um e-mail para receber denúncias de crimes e golpes realizados por meio da internet. A partir do endereço crime.internet@dpf.gov.br, os peritos esperam receber pistas para prender criminosos virtuais.

    ResponderExcluir
  6. Eu também sou assinante da Revista Proteste e não vejo nenhum problema. Recebi os brindes que me prometeram e a revista realmente é interessante e séria. Nem de longe eles são golpistas.

    ResponderExcluir
  7. Tem muito pessoa inocente(ou burra) neste mundo.

    ResponderExcluir
  8. Olha falar que PTC não paga, não e correto a maioria que não paga e o que vi reclamando e logico que seria Scam mesmo, o cara te paga 0,20 por um clique mais para receber você tem de pagar algo antes... me desculpe mais ai e muiiiita bobeira cair em um negocio desse ...

    Eu mesmo tenho ganho bem com alguns sites como o Neo Bux que dia 22/07 chegou a marca de 50 milhões pagos aos seus usuários desde 2008 .

    Basta entra no site certo que vai ter ganhos reais .

    http://gadedinheiroagora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Sou assinante da proteste a dois anos, e não é pelos brindes, pois tenho condições de comprar o que quero, e sim pela seriedade que me ajudaram judicialmente em relação a uma loja que não queria trocar um eletrodoméstico. Empresa séria.

    ResponderExcluir
  10. Epa falar mal do PROTESTE eu não aturo, paguei 45 Reais dividido em 3x de 15,00 E já recebi um MP4 de 1g Mtt BOM um Fone de ouvido sem Fio Exelente Uma camera filmadora 1.3 Mp (Não é lá essas coisas) e um Relogio Digital, Sem falar que a revista te da suporte a tudo ... Ajuda mtt Por exemplo seus direitos em uma compra

    ResponderExcluir
  11. Olha a ProTeste trollando aqui.... kkkkkk..... detalhe que visivelmente a Redação dos comentários qie defendem a empresa foram postdos pela mesma pessoa. Ainda usaram pra fazer uma propagandinha. Fábio T.S.

    ResponderExcluir
  12. PROTESTE que porra eh essa?

    ResponderExcluir
  13. Uma empresa SÉRIA não precisa de artimanhas para vender. A proteste e PICARETA sim. Já passei muita raiva com eles.

    ResponderExcluir
  14. Quanto aos sites de Leilão de Centavos, esses ja pesquisei muito na internet sobre eles, e não vi problema algum. Quem vende fica satisfeito, e quem compra fica mais ainda pois sempre recebem o produto, Nunca vi ninguem reclamando que não recebeu o produto.

    ResponderExcluir
  15. sabe o novo golpe. eles entram no post de comentarios para falar bem deles mesmos (safados)...

    ResponderExcluir
  16. Por isso o consumidor tem que ficar esperto para distinguir as opiniões sinceras das "plantadas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Isaias, voçê disse tudo. Esses picaretas adoram se auto-qualificar pra da mais credibilidade as suas trapaças.

      Excluir
  17. Realmente as 10 modalidades de golpes são verdadeiras e s safados ainda elogiam eles mesmos pra vê se pegam mais trouxas. ACORDA POVO, esses golpes são praticados por donos de lojas fixas, faço compras online porquê um soprador térmico aqui no Recife têm o preço tabelado em R$190,00 enquanto no e-comerce custa R$45,00. Eles aplicam esses golpes para desestimular compras online, para o consumidor se proteger desses vigaristas, procurem informações em redes sociais e no google sobre a empresa e ou dados do vendedor.

    ResponderExcluir
  18. o site fire monster oferece um serviço de Download de filmes ilimitado e em alta velocidade: tudo mentira ssomente par roubar o dinheiro da gente. Espero QUE VOCES NÃO ENTREM NESSA ROUBADA tambem.
    por favor divulguem.
    Rossi.

    ResponderExcluir
  19. o site "filesmonster" oferece um serviço de Download de filmes ilimitado e em alta velocidade: tudo mentira ssomente para roubar o dinheiro da gente. Espero QUE VOCES NÃO ENTREM NESSA ROUBADA tambem.
    por favor divulguem.
    Rossi.

    ResponderExcluir
  20. eu assinei a PRO TESTE e recebi o brinde em questao: um mp4 com fones sem fio. Demorou mas chegou e a revista e interessante

    ResponderExcluir
  21. js.ramires
    estou recebendo menssagens de uma mulher da libia que se diz erdeira de uma fortuna que esta no reino unido mas para resgatala presiza de um laranja que envie uma serta contia pro advogado dela. Vamos ver até onde vai essa novela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o velho golpe da Nigéria renovado. Não passa de SCAM, ou seja, numa parte do processo você terá que depositar algum valor numa conta bancária a título de "taxa administrativa".

      Excluir
  22. neste momento estou vivendo o 10º golpe no desde o inicio desconfiava e sabia de todos os golpes e os cuidados mas armaram uma história com muitas personagens com contactos de todos eles que o meu marido acreditou em tudo e eu sempre desconfiva mas ele dissia-me que não seria possivel ser mentira por causa dos contactos de todos , um reverendo que protege a orfã no campo de concentrção , o advogado dela, até contacto de agente do banco em londres e repostas de todos esses emails...mas ontem começarama pedir denheiro e claro que não vou cair nessa ...mas seguindo o concelho do meu marido fui muito burra e revelei a minha identidade e agora nem sei o que vai acontecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problema, a identidade é uma coisa pública, afinal, qualquer cheque que você passa tem lá exposta a sua identificação.

      Excluir
  23. otarios é como capim em qualquer barranco nasce aguem tem dinheiro pra da isso é pior que o golpe da tampinha aplicado por bandido sai da cadeia pega um caixote e vai para o centro da o golpe da tampinha onde esta a bolinha

    ResponderExcluir
  24. malandro é malandro mane ´mane podes crer que é dinheiro nem seu pai te dar ele deixa herança o resto é golpe

    ResponderExcluir
  25. recebi um email da proteste fiquei interessada teve umas pessoas q falaram bem
    mas fico com medo
    pq pedem um monte de coisa se fosse no boleto ate arriscaria
    mas e no deposito bancario oque faco?

    ResponderExcluir
  26. Recebo emails frequentemente da proteste e outro sites desses golpes mas fico atento sempre, tudo que envolve isso de ganhar alguma coisa ja fico com a pulga atras da orelha, nunca sabemos o que esta do outro lado da tela, suspeito de tudo.

    ResponderExcluir
  27. Recebo emails frequentemente da proteste e outro sites desses golpes mas fico atento sempre, tudo que envolve isso de ganhar alguma coisa ja fico com a pulga atras da orelha, nunca sabemos o que esta do outro lado da tela, suspeito de tudo.

    ResponderExcluir
  28. o que me impressiona, são as pessoas que compram infoprodutos digitais como no hotmart e nas paginas lucrativas e não se dão ao trabalho de saber que tudo que voce quiser , sobre qualquer assunto ou produto, voce encontra de graça na internet...pesquise e com certeza acharás...

    ResponderExcluir
  29. olá, eu divido, fiz o curso e to ganhando dinheiro!! da uma olhada cursos.somelhores.com.br/if/maquina_de_vendas.htm?comntpost

    ResponderExcluir