Páginas

Pesquisar

9 de mai. de 2011

10 verdades imutáveis sobre informática que você é obrigado a saber.

Mesmo que seja verdade que o universo computacional esteja em constante evolução, algumas coisas não mudam. Assim, apesar de estarmos nas portas de uma nova revolução deflagrada pela miniaturização de hardware e a fragmentação de software, os velhos problemas continuam existindo e tão cedo não tornar-se-ão histórias do passado.

1) Backups NON ECZISTEN.
Agora que estamos migrando os nossos principais dados para a nuvem, mais do que nunca a falta de backup está deixando as pessoas realmente nervosas quando perdem tudo, pois em algumas circunstâncias as suas senhas também são roubadas, o que torna o prejuízo enorme. A solução e fazer eles(os backups) existirem.

2) 0 segundos nunca é igual a zero segundos do mundo real.
Sabe aquelas barras de download que tanto apavora os usuários servidos por banda larga estreita? O incrível é que quando chega ao zero segundo, que seria teoricamente tempo algum, a coisa pode se estender por muitos segundos, até minutos e em alguns casos empaca até você apelar para o famigerado CTL-ALT-DEL e perder todo o download.

3) A ajuda nunca funciona.
Vamos falar sinceramente, aquelas ajudas que os programas oferecem quando você precisa desesperadamente de uma informação alguma fez te ajudou? A mim não e acredito que à grande maioria das pessoas também - os fóruns da internet costumam resolver as dúvidas.

4) Discos rígidos devem ser necessariamente dispositivos silenciosos.
Esta é a teoria, pois se na prática você começar a ouvir um zumbido partindo do HD, ou clacs e estalidos estranhos quando liga o computador, ou o HD começa a levar uma eternidade para “arrancar”, então lute imediatamente contra a 1ª verdade copiando o seu diretório de dados para outro HD.

5) O HD sempre está fragmentado.
Mesmo que você use um disco rígido só para o sistema e programas e outro para dados, certamente o do sistema estará fragmentado. Os benefícios da desfragmentação duram uns 2 dias e logo após vem a famosa degradação na velocidade e você estará dando com os burros n'água de um computador lerdo feito uma carroça.

6) Sempre há algo da moda infectando os computadores.
A tecnologia evolui e o mal com ela. Uma vez as pessoas se infectavam com disquetes, depois com o advento da internet, tudo se complicou e começaram as ondas de infestações por anexos de e-mail. Mais recentemente teve a onda dos vírus de pendrive e agora a moda é pegar malwares através de sites idôneos comprometidos com links maliciosos. Contra esta modalidade de infecção, resta orar pela eficiência do seu antivírus.

7) Browsers jamais abrem sites sozinhos.
Quando os navegadores adquirem“vida” e “inteligência” suficientes para abrirem sites, quase sempre pornográficos ou do Mercado Livre, então acredite nesta verdade: isto com certeza é sintoma de vírus.

8) Computadores de datashow nunca funcionam quando mais precisamos deles.
Caso você tenha uma apresentação importantíssima para fazer e confia cegamente no computador do lugar, acautele-se, pois muitas coisas podem dar errado: o mouse não funciona, a versão do Power Point não é compatível, o computador trava no meio da apresentação, etc. Por isso, a verdade que mais funciona é o SEU laptop levado embaixo do braço.

9) A grande maioria dos problemas dos computadores é resolvida com um só método.
Quando tudo o mais falha, a solução quase infalível é desligar tudo, esperar 30 segundos, e religar. Evite a opção “reiniciar o Windows”, que é o reboot a quente, que nem sempre funciona como o reboot a frio.

10) Se o método acima não funciona, aplique a solução mais infalível de todas.
Quando o computador simplesmente não inicializa o Sistema Operacional (não dá o boot), então, usando um mínimo conhecimento técnico você deve estar preparado para a operação ninja de retirar os chips de memória da placa mãe e a placa de vídeo (se esta for off-board). Munido de uma borracha de lápis, limpe os contatos banhados a ouro e certifique-se de que não ficou nenhuma sujeira. Depois dos componentes perfeitamente reinstalados, você constatará como um procedimento tão simples acaba com a maioria dos pesadelos na informática.

Foto: Achados fósseis da era paleozóica da informática.

19 comentários:

  1. Acredito que nos meus oito anos de computador resolvi tudo a base de muita sorte.

    ResponderExcluir
  2. Sorte e habilidade são um santo remédio.

    ResponderExcluir
  3. A TPM pode transformar uma mulher em um demônio... Veja por que http//youtu.be/0i1lE5dzimk

    ResponderExcluir
  4. O que o Charlie Sheen tá fazendo na foto?

    ResponderExcluir
  5. Ledo engano se você pensa que é o Charlie Sheen. Este cara é um mágico que fez sucesso internacional anos atrás, o seu nome: Uri Geller, que se dizia paranormal e cheio de poderes. Mais tarde a verdade veio à tona, tudo não passava de truques de salão. Qualquer semelhança com os ditos paranormais atuais é mera coincidência?

    ResponderExcluir
  6. Realmente a ''ajuda'' quase nunca ajuda. Essa é uma grande verdade. Por isso, sempre apelo a fóruns através de buscas no mestre Google. Já resolveu muito problema que parecia insolúvel.

    ResponderExcluir
  7. Pior que é verdade...

    Visite meu site também www.yny.com.br tem tv online, games, piadas, curiosidades e muito mais...

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, quanta bobagem sem sentido, vai estudar um pouco antes de escrever tanta besteira.

    ResponderExcluir
  9. a Ajuda deveria apontar direto para o google seria muito eficaz.
    Borracha é realmente a ferramenta nº em manutenção de micros, santo remédio.
    abraço

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, quanta bobagem sem sentido, vai estudar um pouco antes de escrever tanta besteira. (2)

    ResponderExcluir
  11. Amigo na questão do boot, não é bem simples assim falo como técnico você pegar um pente de memoria e sair limpando com borracha não é recomendado só em caso de oxidação dos mesmo em que não outra opção. bem na informatica existem inúmeros fatores para o pc não inicializar porém vou citar alguns breve:
    placa mãe queimada...
    virus
    sistema com arquivos ausentes ou corrompidos
    fonte ligada em tensõe errada
    etc..
    enfim são tantos que eu ficaria aqui descrevendo e não teria fim, os mais comuns são esses e nada de sair gente passando a borracha nos pentes de memoria por ai pois algo não foi bem explicado nessa questão que é a seguinte toda vez que vc caro leitor fizer uma manutenção de qualquer espécie no seu pc tenha sempre precauções como por exemplo:
    usar pulseira anti-estática
    Para tirar a memória ram você vai ter que desencaixar nos dois prendedores laterais do lado esquerdo e do lado direito, é como se fosse uma alavanca puxa eles com cuidado para não pegar o pente na parte que estão os contatos e ai só deixar em um lugar onde seja limpo e longe de campos magnetizados.

    espero ajudar alguém que não conhecia esses procedimentos!

    ResponderExcluir
  12. Nesta número 2 eu discordo. 0 segundos é 0 segundos sim. O tempo que é mostrado quando se está baixando é o restante para que a transferência termine, enquanto isso o navegador está guardando os dados baixados em um(ou mais) arquivo temporário no hd, quando o download terminar(sim, 0 segundos) as partes que foram baixadas serão montadas, e para isso não existe tempo estimado, pois quanto maior o arquivo, maior o tempo para montá-lo.
    Então o seu 0 segundos que nunca terminam foi #fail

    ResponderExcluir
  13. Demais esse post!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom parabens!!

    ResponderExcluir
  15. Ultimamente meu pc liga, mas nao boota. Eu resolvo reiniciando e dou umas pancadas do lado do gabinete.
    Só pega no tranco.

    ResponderExcluir
  16. Tem que ver se o seu HD não está indo pro pau.

    ResponderExcluir
  17. Melhor parte foi essa ossada da foto, uma unidade de bobina de fita magnetica, ja trabalhei com uma ligado ao um computador Honeywell 600. velharia completa.

    ResponderExcluir