Meu primeiro piano foi um de armário da marca J. Hoelzl,
brasileiro do Paraná, desprezado pelos afinadores, mas cujo tom me apaixonou, adquirido
quando eu recém adentrara na iniciação do curso de piano. Como depois de 8 anos
estou partindo para um piano de cauda, resolvi compartilhar com você alguns conhecimentos
acumulados que podem ter alguma valia para os marinheiros de primeira viagem
nesse troço maravilhoso de tocar piano
1) Não confunda piano digital com piano acústico, pois são
instrumentos completamente diferentes, exceto as teclas brancas e pretas. Piano
digital, mesmo que tenha teclas com peso de piano, é um instrumento morto que emite
sons pobres e distorcidos e cuja responsividade do teclado é, para dizer o
mínimo, ridícula.
2) Aprenda a distinguer o tom dos pianos e defina exatamente
qual você mais prefere: som lírico (mais abafado), aveludado, brilhante,
bastante estridente. Os pianos Yamaha são especialistas em produzir sons
metálicos e abertos com menor riqueza timbrística, enquanto os Steinways são
reconhecidos pelo seu timbre encorpado e os seus grandes pulmões.
Se você não se apaixonar pelo timbre do piano, não compre,
pois os nossos ouvidos nos traem no longo prazo e acabamos pegando nojo pelo
instrumento.
3) Reconheça o tipo de peso que você prefere sentir no
mecanismo do piano: leve, médio ou pesado. Este pequeno detalhe lhe trará
felicidade futura ou arrependimento eterno. Caso você tenha uma pegada punk,
prefira um pesado, porém se o seu jeito de tocar é delicado, escolha um mecanismo
leve.
4) Tenha sempre em mente que pianos de armário foram um enjambração
criada para caber nos lares de Paris do início do século XX, que encolhiam a
olhos vistos. Como toda a gambiarra, ele apresenta deficiências insuperáveis, que vão se aprofundando na medida em que o sujeito avança na técnica pianística.
5) Pianos de armário produzem som abafado de caixão, pianos
de ¼ de cauda (baby grand - até 1,60 m de profundidade) tem som de caixinha e
somente nos pianos de meia cauda em diante você ouvirá o verdadeiro som de
piano.
Por isso, a recomendação quando você quiser fazer qualquer
gravação com um piano de armário é: retire as tampas frontal e inferior, para eliminar o componente de som de caixão.
6) Evite os pianos de cauda de até 1,60, pois
todos eles são problemáticos. Dizem os experts que um excelente piano de
armário é sempre melhor do que um de cauda pequeno, além do mais, eles afirmam
que o mecanismo dos pianos de cauda pequeno se comporta praticamente como o dos pianos verticais.
Por outro lado, evite comprar pianos de armário muito
pequenos, tamanho tipo apartamento de 109 cm de altura, pois eles tem a
mecânica muito compactada e as cordas demasiadamente curtas, o que tende a
produzir notas que soam artificiais e de pouca profundidade. Portanto, prefira
os pianos verticais de 123 cm para cima.
7) Você nunca desenvolverá agilidade plena tocando num piano
de armário, pois ele carece do recurso presente nos pianos de cauda chamado “duplo
escape”. Quando você aperta numa tecla do piano de cauda, percebe que num determinado ponto
do curso há uma certa resistência. Pois justamente quando o dedo vence
esta resistência, o martelo é liberado da corda a tecla pode ser acionada e a corda percutida novamente. O ponto de resistência é chamado de “degrau” e ele torna a
velocidade do mecanismo do piano de cauda no mínimo 100% mais veloz do que no
piano de armário, principalmente nas passagens de trinados e repetições
velozes.
8) Saiba que a tessitura do piano se divide em três regiões
principais: graves, médios e agudos. Na prática, quando você examina um piano, tem
que avaliar três pianos diferentes convivendo num só instrumento. Uns pianos são muito
bons de graves e razoáveis nos médios, mas pecam nos agudos. Outros mandam bem
nos agudos e médios, mas tem baixos pouco profundos. Outros têm as duas oitavas
mais agudas quase que totalmente afônicas. Portanto, a escolha deve recair sobre aquele que possui maior equilíbrio tonal.
Outro detalhe que você deve prestar atenção é às "zonas de corte" entre as regiões, pois se há zonas de transição muito bruscas, a interpretação perderá a fluidez.
9) Os preços dos pianos de armário costumam ficar numa faixa
confortável ao redor da metade do preço de um novo. Por outro lado, os preços
dos pianos de cauda são assustadoramente enlouquecidos, pois você vê por aí
verdadeiras sucatas custando mais do que um piano novo. No mercado de usados, os
pianos de cauda na faixa da “pechincha” dos 30 mil entram normalmente na categoria
do “bom estado”, ou seja, instrumentos apresentando machucaduras, surrados e
detonados pelo uso, que talvez exijam sucessivas reformas, mesmo assim, para
nunca ficarem 100% bons.
10) Não permita que o afinador escolha o piano por você,
pois se ele conhece bastante a parte estrutural, não entende nada da questão
subjetiva relacionada à sua apreciação musical.
Até quando a opinião do Afinador é confiável na compra do piano?
Até quando a opinião do Afinador é confiável na compra do piano?
Compramos o nosso novo piano de cauda, que chega amanhã. Por
ora, isto é tudo o que posso dizer, mas brevemente você terá as primeiras
impressões e mais apreciações sobre o louco comércio de pianos usados.
Próximo capítulo: Belíssimas impressões sobre o piano de cauda Palatino PGD-59
Próximo capítulo: Belíssimas impressões sobre o piano de cauda Palatino PGD-59
Excelente a matéria. Apesar das fortes restrições sobre o piano de cauda baby, qual marca você recomendaria o YAMAHA ou KAWAI?
ResponderExcluirNão há restrições quando o pianista sabe antecipadamente o que está comprando. Entre o Yamaha e o Kawai ambas são marcas excelentes, assim, o critério de escolha deve ficar exclusivamente por conta da sua percepção.
ExcluirMuito valiosas as informações do blog. Estou pesquisando por piano novo ou semi-novo de 1/4 de cauda acima para comprar. Se souber de algum e puder me dar informações à respeito, agradecerei
ResponderExcluirFica sempre de olho no preço dos pianos novos em relação aos usados. Vejo por aí o pessoal pedindo mais pelo usado do que vale um novo. Dá uma olhada no Palatino novo http://www.milsons.com.br/pianodecauda,dept,83.aspx pois é um instrumento que apresenta uma excelente construção e ótimo custo/benefício.
ExcluirQual sua opinião sobre os pianos da J. Hoelzl?
ResponderExcluirUm abraço e muito obrigado!
Tive um durante 8 anos. São de construção bem robusta, porém no meu os agudos deixavam a desejar e os graves extrapolavam. Contudo, gostávamos muito da sonoridade mais doce.
ExcluirMuito interessante artigo. Qual sua opinião sobre os pianos de parede Fritz Robbert para uma criança de 9 anos iniciante? abs
ResponderExcluirOlá,estou querendo começar aprender tocar piano,li a postagem aqui achei ótima e gostaria de saber qual piano comprar,estava pensando em um piano de cauda,apesar de ser iniciante tenho bastante habilidade para aprender rápido. Onde encontro um preço acessível?
ResponderExcluirProcuro por um piano de ótima sonoridade,para tocar melodias de músicas como esta ---> https://youtu.be/lBWsGYrSLQQ
Excluire temas de aberturas de songs japoneses como ---> https://youtu.be/nnlSmnNZDyI
também sons como deste aqui --> https://youtu.be/0tZvUyV2cNQ
e por curiosidade queria saber sobre que marca e modelo é este aqui,
https://youtu.be/W_rlwKoXpCo
me identifiquei nesses sons de piano nos links citados. Agradeceria muito a essa ajuda nessa escolha.