Depois da invenção da internet, a coisa mais genial criada a
seguir foi a rede social, uma ferramenta que aboliu inteiramente as cartas, já
está corroendo o e-mail e acabará em breve com a supremacia do telefone como meio
de aproximar as pessoas. Contudo, antes que tivessem inventado um meio genial
de manter as pessoas presas às suas cadeiras, os automóveis reinaram absolutos
como a forma mais surpreendente das pessoas irem ao encontro dos entes queridos no velho estilo do tête à tête presencial.
Por isso, é oportuno traçar alguns paralelos e vislumbrar
algumas metáforas entre o velho e o novo instrumento de contato humano, sendo
que os dois servem aos mesmos fins: facilitar a mobilidade humana.
Myspace: carro ultrapassado - quase ninguém ouviu falar
Dizem que os carros nacionais estão ultrapassados, tanto que
todas as montadoras nacionais estão substituindo-os por modelos globais, contudo, há
outro fator mais assustador: o próprio conceito de motor queimador de
combustíveis fósseis está totalmente defasado, na sua qualidade de sobrevivente dos
tempos de Henry Ford, disputa hoje um lugar ao sol num mundo governado por Touch Screens, GPS,
Bluetooths, Tablets e miríades de outras atrativos tecnologicamente avançados.
Tal é a metáfora mais parecida com o Myspace; o primeiro
gigante do novo mundo das Redes Sociais, que de extremamente popular nos idos
de 2003 a 2006. Em 2005 ele foi comprado por 580 milhões de dólares, mas começou a experimentar paulatinamente o gosto amargo do abandono e do esquecimento, até ser vendido
pela bagatela de 35 mi em 2011 – decadência similar aos modelos de carros tupiniquins, que
agora cedem espaço aos lançamentos mundiais.
Badoo: conversível – carro pegador
As redes servem para pegar e um carro conversível também,
logo, a analogia entre carros e o Badoo é inevitável!
Orkut: Volkswagen Gol – o carro do povo
Experimente pesquisar o ano de 2004 (da criação do Orkut)
para saber qual foi o carro mais popular: o Gol. É isto o que o Orkut continua
sendo no Brasil. Entretanto, apesar de ambos continuarem a monopolizar a
popularidade em 2011, os inimigos estão chegando perto dos garrões e prontos para
dar o bote fatal.
Twitter: Volkswagen Nils elétrico – minimalismo extremo
A Rede do passarinho azul é toda cheia de limitações a
atende perfeitamente a quem tem uma só prioridade: a instantaneidade. Portanto,
ela é pouco espaçosa e os seus mínimos recursos mal e porcamente atendem o internauta que resiste ao enjoo do mar do baleiamento, proposta bem semelhante à da Volkswagem apresentada no salão
do automóvel de Frankfurt para tentar driblar o caos do trânsito nas grandes
cidades, onde a vasta maioria dos carros trafega com somente UM passageiro: o
minúsculo carro elétrico de um lugar, praticamente um Tweet de 140 caracteres.
Linkedin: Toyota Corolla - tiozinho na área
A Rede Social destinada às relações de trabalho é semelhante
ao Corolla, considerado por 9 em cada 10 estrelas como um carro de tiozinho.
Facebook: carro driverless - complicação total
Ela é efetivamente a Rede Social mais complicada do
mercado, tanto que caem no Blogpaedia chusmas de perguntas de usuários não
conseguindo configurar até as coisas mais simples, que não conseguem se achar nos
controles mais complexos do que um painel da NASA. Então, o Facebook é
semelhante aos modernos protótipos de carros sem motorista, totalmente
computadorizados, cujo controle escapa totalmente ao usuário comum. Ao bem da
verdade, graças à eletrônica embarcada, os automóveis atuais já escaparam há
tempos à compreensão dos motoristas e dos mecânicos “pica-paus” de esquina que
“quebravam o galho” à base de aramezinho e chicle.
Google Plus: carro chinês - tem tudo, mas ninguém quer ter
A mais nova tentativa do Google na área das Redes Sociais (já
que os seus cartuchos anteriores saíram pela culatra: Orkut, Buzz e Wave),
lembra os carros chineses que estão chegando aos magotes no Brasil. São todos
completinhos, mas carecem de dois itens fundamentais: confiabilidade e popularidade.
Neste mesmo rumo, a nova Rede Social do Google parece por enquanto um auditório
vazio, você olha as milhares de cadeiras... mas cadê a audiência?
é mano...........o mundão tá ficando diferente demais pro meu gosto....e eu me sentindo cada vez mais um "estranho no ninho"....na minha época de criança(anos 90)as redes sociais eram sua familia,seus amigos,colegas de escola ou trabalho.....as familias desses....hoje tem gente por aí que tem 1000 amigos nessas"redes sociais" e ninguém para conversar olhando nos olhos....muito triste
ResponderExcluir"3 pessoas marcaram isto com +1"
ResponderExcluirQue ironia, hem?