Páginas

Pesquisar

4 de out. de 2012

Entrei no meu Facebook e vi que estava curtindo coisas que não curti

Uma amiga do Facebook publicou uma reclamação interessantíssima de um fato que ocorre com muitos usuários da rede:


Entrei no meu facebook agora e vi que estava curtindo a empresa e a empresa2.
As duas empresas são da mesma cidade e entraram no Facebook ONTEM. Eu nunca ouvi falar delas e isso me faz crer que usaram scripts para ganhar curtidas. (uma tem mais de 2 mil curtidas sem ter postado nada)

Eu me sinto vítima disso porque em momento nenhum aceitei curtir essas páginas. Isso é falta de profissionalismo do pessoal de mídia que fez essas contas e falta de caráter porque eles mentiram para os clientes, dizendo que em um determinado tempo eles teriam curtidas no Facebook.

Eu sei que é um assunto irrelevante, mas peço para que vocês deem uma olhada na página de curtidas. Nunca se sabe quando alguém vai criar uma página sobre pedofilia, por exemplo, e vai colocar o perfil de vocês lá.

Isto já aconteceu comigo, portanto vamos tecer algumas hipóteses que levam uma pessoa a curtir involuntariamente:

1) Scripts maliciosos, o chamado vírus do Facebook. São aplicativos com falsas promessas (tipo mudar a cor do Facebook ou gerar crédito grátis de celular) que pedem para você instalar no seu browser uma extensão, que então passa a curtir páginas indevidamente em seu nome.

2) No Facebook há o recurso de migração de perfil pessoal para fanpage. Logo, de uma hora para outra alguns amigos podem se transformar em curtidas. No entanto, o Facebook não permite a mudança de nome na migração, ou seja, dificilmente uma empresa adotará esse expediente de começar com um perfil pessoal e transformá-lo posteriormente em página.

3) A última hipótese, e a mais intrigante, tem a ver com o valor cobrado pelo Facebook por cada curtida numa página comercial que tenha feito promoção paga na rede social. Para tanto, lancei no Google a seguinte pesquisa: How Much Does A Facebook Fan Cost? E o resultado é esclarecedor, a cada curtida essa rede social bilionária debita no mínimo 1,07 dólares dos créditos do anunciante.

Quando você tem certeza que o seu computador não está infectado por vírus e aquela página nunca foi um perfil comum que migrou para fanpange; sabendo-se que é impossível alguém rodar um script sem comprometer notoriamente o perfil da pessoa, resta um suspeito, o próprio sistema do Facebook. Quem desconfiaria de uns milhares de likes distribuídos aleatoriamente entre centenas de milhões de perfis? É só uma hipótese, mas dá o que pensar quando suspeitamos que serviços "gratuitos" de internet não são tão gratuitos quanto alardeiam.

Por isso, antes de sairmos acusando possíveis culpados, devemos dar o benefício da dúvida a essas empresas que aparecemos curtindo do nada. Acho que o furo é mais embaixo, já que pode se tratar apenas de pessoas inocentes tentando investir de maneira inovadora em publicidade nas Redes Sociais.

O que fazer quando você descobre no seu perfil falsas curtidas?
Curtir não é um ato tão simples, pois significa diante dos seus amigos que você está pondo a sua aquiescência naquilo, jogando o seu nome. Portanto, devemos ficar de olhos bem abertos e checar de vez em quando a página Opções "Curtir" para ver se não há curtidas indevidas, e executar a única ação que nos resta: desfazer as curtidas indevidas.

Uma coisa estranha ocorreu agorinha mesmo quando estava eu estava rolando a minha Timeline do Facebook e me deparei com uma publicação da página "Vide Mula" que eu nunca curti. Mais estranho ainda, ela não consta da minha lista de curtições. Então, fui lá na página e "descurti" aquela coisa que não sei quem fez.

Um comentário:

  1. Como fazer para não ser publicado no seu facebook coisas tais como: gordo fresco, etc

    ResponderExcluir