Páginas

Pesquisar

10 de dez. de 2010

10 sinais que o seu computador dá quando vira Zumbi.

Frequentemente a imprensa alardeia ataques à grandes sites perpetrados por hackers. Nas letras miúdas, eles explicam que tais ataques partem de botnets, ou seja, redes de computadores formadas por zumbis. Contudo, o que você tem a ver com as guerras cibernéticas? Prepare-se para desmaiar, pois o SEU notebook, netbook, desktop, ou PC corporativo podem fazer parte de alguma rede sinistra e você corre o risco, sem saber, de a qualquer momento se deparar com policiais pedalando a sua porta, dando voz de prisão e confiscando o seu precioso com toda a sua vida (e seus pecadilhos) dentro.

O risco que corrermos por mantermos os nossos computadores 100% do tempo online é a infecção por algum código malicioso, que transforma a nossa máquina num elo de uma das milhares de redes de zumbis compostas de milhões de PCs infectados cada uma, que são os "soldados" por trás dos ataques por saturação de requisições de recursos – DDoS (fazem bilhões de acessos simultâneo a um determinado servidor, que excede a sua capacidade de atendimento).

Não obstante o perigo eminente, a vasta maioria dos usuários comuns não dá a mínima importância a comportamentos estranhos que o seu computador começa a apresentar, muitas vezes confiando no poder dos anti-vírus e firewalls. Porém, a experiência ensina que nenhuma vigilância eletrônica automatizada supera a eficiência do bom senso.

Partindo do pressuposto de que não ainda não foi inventado um vírus absolutamente silencioso e que mais cedo, ou mais tarde, eles “dão as caras”, alguns sinais muito simples denunciam atividades suspeitas que o seu computador pode estar fazendo sem o seu conhecimento.

Lembre-se, que nem todo o computador infectado por vírus está zumbificado, mas todo o computador que virou zumbi, certamente tem vírus.

10) Caso você seja um usuário bem super leigo e não sabe executar o gerenciador de tarefas do Windows, aprenda (apertando simultaneamente as teclas CRTL-ALT-DEL), e verifique os processos que estão rodando. É altamente recomendável que você saiba diferenciar os processos legítimos dos que não são. Os vírus zumbificadores costumam abrir processos com nomes estranhos (criptografados) misturando letras, números e caracteres diversos.

9) Muito cuidado quando você tem algum dos seus perfis nas redes sociais (MSN, Orkut, Twitter, Facebook, Tumbler) hackeado, pois tanto pode ter sido causado por um simples roubo de senha, quanto pela instalação inadvertida de um vírus que sequestrou a máquina.

8) Quando você começa a receber emails de resposta reportando SPAM, é batata, o seu computador virou um spammer! Também, quando algum dos seus perfis nas Redes Sociais dispara mensagens automatizadas, é hora de alerta geral.

7) O computador começa a congelar inexplicavelmente, ou reinicia sozinho.

6) Algumas vezes o computador desliga sozinho e em outras, ele não desliga pelo botão do Windows.

5) Quando o computador está ligado, sem programa algum sendo executado, você nota uma atividade intensa de disco, e no caso dos notebooks, a ventoinha funciona como se um programa pesado estivesse rodando.

4) Updates de segurança falham: o Sistema Operacional e o anti-vírus  deixam de fazer as atualizações automáticas.

3) Lendidão: os programas e o desempenho geral do seu computador cai assustadoramente. Desconfie sempre quando alguns aplicativos começam a funcionar mal e outros nem entram.

2) A navegação na Internet se torna muito lenta, como se a largura de banda da sua conexão tivesse diminuído. Isto é explicável, porque o computador zumbificado suga uma grande parte da largura da sua banda larga, que se torna estreita.

1) SINAL MAIS IMPORTANTE: mesmo quando você está apenas no Desktop e o navegador não está sendo executado, abrem janelas estranhas do navegador ao estilo popup, sem que você tenha comandado.


Ação a tomar quando alguns dos sinais acima são detectados.
Caso você seja leigo, não tente ignorar ou aplicar soluções caseiras, mas peça a um profissional de informática que faça um pente fino no seu computador.

10 Signs Your Computer Is Part of a Botnet, as Detailed by Eset.

8 Sintomas de vírus de computador reconhecíveis até por idiotas.

6 comentários:

  1. Gostei do blog. Add favoritos. Abrass

    ResponderExcluir
  2. "5) Quando o computador está ligado, sem programa algum sendo executado, você nota uma atividade intensa de disco, e no caso dos notebooks, a ventoinha funciona como se um programa pesado estivesse rodando."

    Aconteceu isso com o meu! A temperatura aqui não passa dos 47ºC, mas começou a ultrapassar os 85ºC!!! (temperatura limite do meu processador)
    Fui eu desmontar gabinete e tacar pasta térmica achando que era esse o problema, aí eu descobri que era o BOINC que tava superconsumindo o desempenho do pc. :<
    No meu caso não foi "zumbificação", foi noobice mesmo. :B
    Mas é legal lembrar.

    ResponderExcluir
  3. cara...meu computador dá assim, o que eu faço pra reverter isso?

    ResponderExcluir
  4. Se você não tem muitos conhecimentos na área, o melhor a fazer é entregar para um técnico fazer o serviço. Provavelmente ele vai backapear os dados e formatar o disco.

    ResponderExcluir
  5. eu salvo os programas e jogos(importantes)em um hd externo uso os discos de redefinicao de fabrica do pc ele fica novinho em folha,baixo um ant-virus passo no hd externo e pronto 1 uso do pc.

    ResponderExcluir