Páginas

Pesquisar

14 de dez. de 2010

Garimpagens Urbanas de Scott Haefner.

Scott Haefner é um fotógrafo americano do tipo Kaper (kite aerial photography - tira fotografias aéreas tomadas com câmera montada em uma pandorga). Entre suas atividades, ele se dedica ao interessante ramo da exploração de áreas urbanas decadentes. Selecionei aqui uns poucos exemplos da sua obra, que podem ser conferida no seu website oficial*, onde ele expõem milhares de fotos agrupadas sob os mais diversos temas.

Abóboda da Exposição Panamericana de 1901.
Abóboda da exposição Panamericana de 1901
O presidente americano William McKinley foi fotografado sob esta abóboda em 1901, durante a Exposição Panamericana realizada em Buffalo, segunda maior cidade do Estado de Nova Iorque. O Domo integrava a instalação chamada "O Templo da Música", um espetacular espaço destinado a concertos, que foi demolido depois do evento. Infelizmente, o último vestígio da esposição centenária está com o seus dias contados, devido ao adiantado estado de abandono.

Antiga Estação Ferroviária de Wilkes-Barre, Estado da Pensilvânia, EUA.
Escada da estação de Wilkes-Barre
Esta surpreendente escada em espiral em estilo rococó, toda trabalhada em madeira, se encontra na antiga estação de trens localizada no centro da cidade de Wikes-Barre. A linha de trens se manteve operacional de julho de 1868 a 1972, quando o último trem de passageiros desembarcou os seus últimos... dois gatos pingados.

Há muitos sites dedicados a retratar as peças entalhadas em madeira lá existentes, entre eles, este aqui: Wilkes-Barre Train Station: Symbol of Corruption and Decline.

Igreja da Transfiguração (detalhe da abóboda).
Abóboda da Igreja da Transfiguração
Esta igreja foi fechada em 1993 (por falta de fieis) e abandonada desde então. O dia em que Haefner a visitou, alguns vândalos roubavam à luz do dia e tranquilamente os últimos restos de metal, sem que ninguém os incomodasse.

Plateia do Teatro Sattler.
Teatro Sattler
Vista geral do plateia do Teatro Sattler de Buffalo, Estado de Nova Iorque, EUA, construído em 1914 por John Sattler. O prédio passou por muitas mãos ao logo dos anos, até que foi abandonado e entregue à sua própria sorte.
Galeria completa do Teatro Sattler pode ser vista aqui.

Detalhe da poltrona do Teatro Sattler.
Entalhes da poltrona do Teatro Sattler
Impressionantes entalhes feitos a mão remanescem intactos nas poltronas instaladas no mezanino do Teatro Sattler.

*Créditos da fotografias: Scott Haefner.

3 comentários:

  1. A escada não é em estilo rococó não!! O estilo é art nouveu, muito encontrado em casas da década de 20~30 da alta sociedade... Rococó é bem antes disso...

    ResponderExcluir
  2. Aline, ok, apenas reproduzi o título dado pelo fotógrafo "Rococo Spiral".

    ResponderExcluir
  3. O título do post é excelente.
    Sinceramente, o uso do termo “ Garimpagens “ é tão elucidativo que impressiona.

    De facto, são preciosidades que a sociedade tem descurado algumas vezes por ignorância e outras por desinvestimento cultural.
    Penso que todos sabemos que o custo da restauração é elevado, pois os profissionais que a executam são altamente qualificados e não abundam.
    O legado deixou de ser um valor ético. O material sobrepôs-se.
    Infelizmente, salvo honrosas excepções este tem sido o caminho. Em consciência, todos temos a nossa quota-parte de responsabilidade.

    ResponderExcluir