Páginas

Pesquisar

12 de abr. de 2011

O que iniciantes devem saber antes de comprar uma câmera digital?

Todos os dias se lançam no mercado milhares de pessoas querendo comprar a sua primeira câmera digital, no entanto, sem dispor dos mínimos conhecimentos sobre a inundação de sopa de letrinhas das características técnicas oferecidas pelos fabricantes. Então, no meio do tumulto de MP, pixels, SD, MMC, zoom, JPEG, macro, ISO, IS, vamos tentar separar as coisas realmente importantes das ninharias.

Resolução (MP) - os ingênuos e incautos acham isto importante.
Informação fornecida em MP – megapixels, é a quantidade de pontos existentes dentro do sensor. Este valor em si mesmo não determina a qualidade de uma câmera, já que outros fatores são igualmente importantes, tais como a qualidade do conjunto ótico e do tipo de sensor empregado.

Sensibilidade (ISO) - necessária para fotografar bem em interiores.
Normalmente dada em ISO até valores de 1600 ou 3200, isto não significa que a sua câmera será capaz de fotografar à noite.
Dica importante: nada impede que uma máquina de ISO 1600 seja ruim em ambientes pouco iluminados, a exemplo da minha Canon Power Shot S5.
Você tem que pesquisar por uma característica muito mais importante: se o modelo tem recursos para baixa luminosidade, tipo o “nightshot” da Sony. Porém, as fotos obtidas em ambientes de pouca luz ficam com aparência esverdeada. [exemplo]

Memória (SD, SDHC, CF, xD, SM, MemoryStick, MMC) - não compre mosca branca.
Pesquise antes o tipo de cartão que a sua máquina em vista aceita e depois faça uma pesquisa de preço dele e disponibilidade nas lojas, para o caso de futuramente querer adquirir cartões adicionais. Se você descobre que o tipo de memória usado pela câmera é muito caro, ou inexistente nas lojas, então é hora de escolher outra marca/modelo.

Qualidade das lentes.
Como elas são a parte mais importante de uma câmera fotográfica, evite comprar máquinas muito baratas com lentes de plástico ou acrílico. Normalmente, os modelos que mencionam a marca das lentes tais como Carl Zeiss, Leitz, etc, são de maior qualidade.
Método para checar a qualidade das lentes: vá num site de reviews da câmera e procure pela análise de aberração cromática ou chromatic aberration. Observe no detalhe das bordas distantes do centro das fotos de exemplo a formação de linhas coloridas, principalmente contra o fundo do céu azul. Quanto mais vagabunda for a qualidade das lentes, maior será este tipo de deformação. O detalhe ampliado da foto abaixo mostra a aberração cromática na esquerda e a sua posterior correção via software.

Vídeo.
Gravar vídeo é um recurso bastante comum nas câmeras atuais. Preste atenção que alguns modelos de baixo custo não dispõem de gravação de vídeo com som.
É desejável que a câmera tenha entrada para microfone externo, se você planeja se tornar uma estrela do Youtube.
Dica: alguns câmeras gravam um tempo bastante limitado de vídeo. Portanto, se você pretende gravar cenas estendidas, pesquise antes este quesito.

Zoom.
- Ótico: a aproximação da imagem é feita através das lentes – melhor qualidade.
- Digital: a imagem captada é aumentada através de recurso digital – pior qualidade.
É sempre interessante que a câmera tenha no zoom ótico mínimo de 3 x. Mais do que isto, devido ao aumento do número de lentes, a câmera se torna muito grande e pesada, já o zoom digital é um recurso inútil, importante apenas como argumento de propaganda.

Estabilização de imagem (IS).
Jamais compre uma câmera com grande zoom sem estabilização de imagem, pois do contrário as suas fotos sairão sempre tremidas com grandes graus de aproximação.
As câmeras disponíveis no mercado oferecem dois sistemas de estabilização: mecânica ou ótica e digital. Saiba que a estabilização digital é praticamente inócua.

Função macro:
Permite captar imagens bem próximas da câmera, na ordem de menos de 5 centímetros - é importante se você realmente precisa deste recurso, do contrário, é apenas mais uma inutilidade que aumenta o peso e o tamanho da máquina.

Duração das baterias.
Este dado é fornecido nas características técnicas da câmera por número de fotos por carga de bateria. O recomendável é que a câmera seja capaz de tirar mais de 200 fotos por carga.

4 comentários:

  1. Eu gosto de fotografar em macro...

    ResponderExcluir
  2. Raquel, se você usa bastante a função macro, então tem que escolher uma câmera com bastante sensibilidade luminosa e pelo menos tenha 2 estágios de aproximação, o macro e o supermacro.

    ResponderExcluir
  3. Isaias, talvez ao invés de falar em "zoom" você devesse falar em distância focal. É mais complexo, mas desmistifica outro fator mercadológico das empresas que fabricam câmeras.

    Por exemplo: uma câmera com uma lente 18-55mm tem zoom de 3x, mas se pegar uma lente fixa (sem "zoom") de 800mm você terá uma aproximação incomparável à da outra lente, mas não terá "zoom".

    Pegadinha das empresas, isso.

    ResponderExcluir