Páginas

Pesquisar

28 de nov. de 2011

Meus métodos pessoais de sucesso contra a tendinite

As inflamações nos tendões ocorrem em consequência de movimentos repetitivos. Como uso bastante o mouse e teclado e, além disso, toco piano, ao longo dos anos desenvolvi dores crônicas a princípio no braço direito. Por causa delas, adotei alguns procedimentos que evitaram o alastramento do problema, pois a tendinite uma vez instalada, vira uma situação crônica em que você pode ter sob controle, mas nunca a cura total.

O segredo do combate à tendinite é aprender a diluir por outros músculos o esforço do movimento repetitivo causador da afecção, ou seja, mudar o foco é a palavra de ordem.

- aprenda a trocar o mouse de mão:
Minha primeira providência foi “ensinar” a mão esquerda a operar o mouse. Hoje, por vezes ela desempenha papeis mais precisos do que a ex-titular direita.

- pratique exercícios isométricos
A minha última descoberta em termos de artefato para exercícios dos braços e mãos foi a bolinha giroscópio que atende pelo nomes comerciais de Powerball e Newton. Ao contrário dos pesinhos inerciais que acabam te matando de tédio, a bolinha, por ser necessário mantê-la girando, acaba dando um retorno lúdica de brinquedo - adotei os exercícios com bolinha durante as caminhadas, tanto que a minha mulher me apelidou de "Sr. Bolinha".

- faça caminhadas
Para o alívio das tensões, é necessário comutar as chaves fisiológicas durante o dia para colocar outros grandes grupos de músculos em ação. Logo, nada melhor do que uma caminhada ou corrida de 1 hora ao ar livre ou na esteira todos os dias.

- pratique exercícios sistemáticos

Frequentar a academia, aulas de Pilates, Yoga, ou praticar Tai Chi Chuan, tudo isto auxilia na tarefa essencial que é tirar o foco dos movimentos repetitivos.

- adote uma alimentação saudável
De nada adiante recorrermos a exercícios compensatórios se a nossa alimentação é um lixo. O ideal seria mudar os padrões alimentares em prol de uma dieta saudável, que reponha o colágeno perdido nas correrias da vida.

- MENS SANA IN CORPORE SANO
Já rezava o provérbio romano que a mente só é sã num corpo são, o que não quer dizer que o contrário não seja verdadeiro. A grande verdade é que as pressões e angústias do mundo moderno desencadeiam processos inflamatórios que se espraiam nos tendões e articulações. Caso você faça uma retrospectiva, descobrirá que os episódios de tendinite coincidem com os períodos de grande tensão emocional. Portanto, encontrar maneiras de esfriar a cuca é o grande desafio: aprender música, pintar quadros, meditar, aprender a se desconectar, tudo isso são métodos de relaxamento que distendem os tendões.

Um comentário:

  1. Muito bom, eu faço yoga...e sempre me sinto bem depois, já que tenho uma mente agitada, quase não desligo. A yoga me ajuda muito pra tudo, pra desligar, problemas com intestino preso, me alonga, durmo melhor, desligo e me dá muita força física e mental pra enfrentar os problemas e ter uma vida mais saudável.

    ResponderExcluir