Pesquisar

1 de fev de 2011

10 Mandamentos da pessoa gorda.

Que a obesidade se transformou em pandemia, isto é um fato. E dois dos grandes responsáveis pela disseminação crescente desta doença são o sedentarismo desencadeado pelos confortos da vida moderna e a invasão do padrão americano de alimentação, baseado na ingestão massiva de gordura, açúcar, sal e carboidratos.

Foi pensando que a cultura McDonald's se tornou praticamente uma religião, me inspirei a coligir estes mandamentos, que apesar de manjadinhos, poderiam servir de base a uma espécie de anti-religião que combatesse o atual sacerdócio rumo ao estouro da balança.

1) Não beliscarás.
Se é de milho em milho que a galinha enche o papo, é de minúsculos lanchinhos supercaloricozinhos a toda hora que o gordo se torna mais gordo ainda, trocando muitas vezes as refeições regulares por tira-gostos.

2) Amarás os exercícios físicos regulares.
Paralelamente à comprovação científica de que fora do exercício não há salvação para a saúde, sabe-se que o sedentarismo aumenta a incidência de problemas cardíacos e vasculares. Quem quer mais?

3) Não acreditarás no espelho, ele mente sempre.
Como na frente dele podem ser escolhidos os melhores ângulos, esta peça nunca se presta à "espelho da verdade". A balança também não é confiável, pois pode ser facilmente ficar exilada num canto empoeirado.

4) Acreditarás nas calças de brim, pois elas nunca mentem.
Elas sim são as verdadeiras dedo-duro do gordo e são as primeiras a cair na batalha da guerra contra a balança.

5) Não usarás adoçantes artificiais.
Absolutamente todos os eles, exceto os naturais stevia e frutose, sobrecarregam o fígado, justamente por ser ele o órgão responsável pela metabolização e queima da gordura.

6) Não te auto-enganarás.
Não tente se fiar apenas na sua própria percepção de que tudo está bem. Observe o que dizem as pessoas à sua volta.

7) Não tomarás refrigerantes, principalmente os light e diets.
Um conhecido meu emagreceu 13 kg em 2 meses simplesmente por ter abandonado a coca-cola. Hoje, ele substituiu o objeto de vontade insidiosa por água misturada com limão.

8) Não farás jejum matutino.
A refeição matinal é sagrada, a do meio-dia é essencial e as noturnas são quando os gordos costumam cometer os maiores pecados. Portanto, inverter a lógica da supercomilança noturna é uma prioridade imperiosa.

9) Não cairás na tentação dos moderadores de apetite.
Eu poderia estar falando de moderadores de apetite e trazendo milhares de visitantes ao Blog, no entanto, estou aqui preferindo dizer a verdade: eles são verdadeiros atentados contra a saúde, viciam e provocam o efeito sanfona à longo prazo. Neste caso, você tem que ser cético e não acreditar em milagres.

10) Não te darás prêmios de bom comportamento.
Se depois de algum tempo se comportando e você achar que merece um prêmio, saiba que todos os bons resultados de meses de disciplina podem se esvair nos detalhes, uma recompensa aqui e ali e tudo terá voltado à estaca zero, se não for algo pior do que isto.

5 comentários:

  1. Assunto batido. Ah, e já bloqueei a propaganda do buscapé aqui no navegador. Estava incomodando muito.

    ResponderExcluir
  2. ... tão batido quanto a AIDS, no entanto, ambos se alastrando mortalmente.

    ResponderExcluir
  3. A obesidade já é uma epidemia nos EUA, e se encaminha pra isso no Brasil. Quanto aos refrigerantes light e diet, a Anvisa já divulgou que eles contém alto teor de sódio, especialmente os de cola e guaraná.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo gostei do post muito legal é bom ver a criatividade de posts únicos na net já que o que a maioria do pessoal hoje só faz copiar o que já é tão manjado continue o bom trabalho sucesso a você, lhe convido a conhecer e a prestigiar nosso trabalho no caixadepandora.net quem sabe possamos fazer uma eventual parceria

    ResponderExcluir
  5. kkkkk eu ri muito ,so magra ,mas gosto de doce como 5 balas por dia que tem 100 calorias ao todo e nao como nenhum outro doce, mas as pessoas gordinhas nao conseguem para de comer porque pensam q ja n tem salvaçao

    ResponderExcluir