Páginas

Pesquisar

18 de fev. de 2011

Propagandas que embarcaram na onda Matrix.

A trilogia Matrix cinematrográfica dos irmãos Wachowski criou conceitos animados por imagens tão poderosas, que dificilmente poderiam passar desapercebidas pela mídia comercial. E não tardou para aparecerem marcas dispostas a investir pesado no merchandising do filme. Foi o que aconteceu em Matrix Reloaded (o 2º da série), quando a Samsumg, Powerade, Hewlett-Packard e outras marcas poderosas apareceram para dar mais vida ao deserto do real. E não foram só elas que surfaram nesta onda cyberpunk*, já que outros produtos também se apropriaram de elementos, daquilo poderíamos chamar de novo desenho na mente Nerd, expresso numa cortina de caracteres verdes chineses descendentes.

Buscofen.
O analgésico destinado às mulheres portadoras de cólicas menstruais sugere como Trinity acaba com os seus problemas. O comercial se aproveita do apelo estético das famosas pílulas vermelha e azul que são oferecidas à Neo por Morpheus no primeiro filme da série.


Nike.
Neste comercial dos famosos tênis, são exibidos os elementos clássicos de Matrix: as colunas de mármore, artes marciais e acrobacias em câmera lenta. Muito bom!


Toyota.
Propaganda exibida no Canadá, focada no efeito deformação do real em forma de gota.


Produtos Samsung.
A marca coreana foi o dos merchans âncoras de Matrix Reloaded. Os comerciais passaram a ser exibidos em 2003, ano em que os celulares se gabavam de ter câmera.


Powerade.
O isotônico concorrente do Gatorade também foi um produto âncora. A marca criou um sabor especificamente para ser lançado conjuntamente com a campanha de divulgação do filme Matrix Reloaded em 2003.


Making Off dos merchandisings oficiais de Matrix Reloaded.


Bonus Track.
Você sempre acreditou que o "efeito neo" de agachamento para trás era feito por cabos, não é? Pois acertou, só que este carinha faz a mesma coisa sem truncagem nenhuma.


*Ciberpunk: Um guia prático para você reconhecer os filmes genuinamente Cyberpunk.
Leia também:
Há 10 anos a Matrix chegava ao deserto do real.
Chaves simbólicas para a compreensão da Matrix.
Bem vindo ao Deserto do Real da Caverna de Platão: Filosofia em Animações.

2 comentários:

  1. Desapercebido: Desprovido, embora alguns dicionários expliquem que desapercebido é sinônimo de despercebido.

    ResponderExcluir
  2. q bizarro o cara do final.

    ResponderExcluir