Vez por outra recebemos telefonemas de pessoas que se identificam como sendo da companhia Telefônica aqui da região tentando vender diferentes produtos, primeiramente foi da antiga Brasil Telecom e recentemente da Oi, empresa que assumiu a Telecom.
O primeiro episódio da enganação, que nos fez ficar com os dos pés atrás, ocorreu em 2006. Nesta época, quando não tínhamos banda larga em casa, desejávamos ansiosamente entrar para o mundo digital e sair da pré-história da conexão de internet via linha discada. Um telemarketing qualquer nos ligou oferecendo a tão sonhada banda larga. Felizmente a minha mulher não fechou na hora, pois ficou de me consultar. Imediatamente liguei para a Brasil Telecom, mas eles não confirmaram a oferta, ou seja, o que o telemarketing terceirizado estava fazendo era vendendo um produto que não existia e que nos colocaria numa lista de espera. Ora, como a internet nos chegou de fato somente alguns meses depois, teríamos passado a pagar por um produto inexistente. Se isto não é golpe, não sei que outro nome dar.
Hoje mesmo, se deu mais um capítulo no triste currículo do telemarketing que fala em nome da Oi. Ligaram do número 11-31432500 tentando enfiar o Plano Oi Conta Total. A moça falou insistentemente nas vantagem das ligações de fixo para fixo, números bloqueados, etc., até que interrompi aquele lengalenga dizendo que o meu ÚNICO interesse era aumentar a velocidade da minha conexão, que é de 1 mega para qualquer coisa além disto. Prontamente a atendente falou que no plano total a velocidade saltaria para 10 megas! Perguntei mais de uma vez: você tem certeza que o meu número/região está contemplado com esta velocidade? E ela, sem consultar absolutamente nada, confirmou que sim e queria que eu concordasse com a mudança de plano no ato. Na condição de gato escaldado, disse para a mocinha que iria consultar a Oi para levantar maiores informações.
Foi o que eu fiz logo em seguida, liguei para o 10314 e acessei o menu “mudança de plano”. Agora, a conversa se deu num outro tom, pois a moça foi verificar a disponibilidade dos tais 10 megas para a minha linha. Depois de alguns minutos de espera, ela veio com a resposta que eu já sabia: “não adianta eu liberar 10 megas para a sua linha, porque a sua rede não comporta esta velocidade. A Oi está trabalhando na rede para promover futuras ampliações”. Questionei a atendente sobre a proposta feita pelo telemarketing e ela respondeu que não poderia se responsabilizar por informações de terceiros. Resumo da ópera, não há nem 10, nem 5, nem 2 megas para sonhar.
Então, porque novamente eles me oferecem um serviço absolutamente inexistente? Se eu tivesse caído no golpe, teria gasto um tempo interminável para cancelar um plano vendido maldosamente. Ao consultar este tipo de reclamação na internet, que o pessoal prefere chamar de “Oi Conta Zorra Total”, constatamos vários casos de pessoas que marcham em planos de Banda Larga com velocidades não disponíveis para o seu telefone e acabam tendo a sua conexão ativa cancelada.
Menina, sabe que aqui também acontece essas coisas. Só podem dar conta de 1 mega e ficam dizendo que dão 5, 10. Claro, se o lugar não comporta, isto é fraude ......
ResponderExcluirOlho vivo mesmo! Beijos.
Por isso sempre recomendo reclamar da ANATEL http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do#
ResponderExcluirQuanto mais pessoas reclamarem acaba chamado a atenção da ANATEL que poderá tomar uma providência.
Banda larga é GVT, o resto é resto, lógico, seria o que?!
ResponderExcluirOi:
ResponderExcluirMuito bom este blog... Ainda mais sobre TAIS ALERTAS!
Procedimentos: ter um BINA, ao menos em UM DOS APARELHOS; não atender à LIGAÇÕES A COBRAR - além de ser uma falta de respeito... Um baita perigo!
Cuidar também com TÉCNICOS DA NET/AFINS... Quando ligam para minha casa, fico com o corpo (nem seria mais o pé!) atrás.
Já não se pode confiar em BANCOS/OPERADORAS TELEFÔNICAS/OUTROS mais...
E o velho cuidado com E-MAILS (os de banco/ou fatos que envolvam celebridades?)... Deletar no segundo!
Rodrigo,
Porto Alegre.