Páginas

Pesquisar

27 de mai. de 2009

O Spam por trás dos Sites que prometem multiplicar Followers no Twitter.

O Twitter é uma ferramenta nova que mal começou em 2006 e já está provocando frisson no Mainstream. Porém, este alvoroço todo está causando uma super excitação nos usuários que estão pegando o bonde andando. Diante da pressão para entender o Twitter e dar funções lucrativa$ ao serviço, vários usuários estão cedendo à tentação de recorrer a sites que prometem amplificar, explodir e multiplicar o número de Followers (Seguidores).

E a razão é muito simples: se o seu negócio depende de visibilidade na Internet, uma conta recheada com 20.000 Followers vem bem a calhar e representa a fórmula mais estonteante de propaganda instantânea já criada no mundo. É errado dizer que o email já fazia isto, pois contrário senso ao fato de ninguém gostar de ver a sua caixa postal abarrotada de Spams, os Followers do Twitter são pessoas que seguem voluntariamente.

Depois que você compreendeu o mecanismo do Twitter, a próxima demanda vem sob a forma da clássica pergunta: como posso usar este brinquedinho para maximizar os meus ganhos? E no próprio Twitter começam a pipocar exemplos bem sucedidos de Power Users que estão obtendo ganhos com o Microblogging. O mais notório deles é o apresentador de TV Marcelo Tas, coincidentemente o perfil com mais Seguidores em língua lusitana, que vendeu a sua visibilidade diante de mais de 70.000 mil Followers para a Telefônica.

Os comuns mortais vendo isto, sentem uma coceira danada para apressar o caminho rumo aos milhares de Seguidores e na senda há várias tentações e “atalhos” que se revelam extremamente desastrosos.

É preciso se acautelar com os sites que usam as seguintes palavras-chave: blaster Twitter, Get more exposure for your tweets, How to Get More Twitter Followers, etc.

Todos estes supostos serviços de multiplicação de Followers trabalham com esquemas Spammers, e o pior, para participar deles você tem que disponibilizar o seu login do Twitter com senha e tudo! Jamais caia na besteira de fornecer sua senha para serviços que não sejam recomendados pelo próprio Twitter, por exemplo, os aplicativos-cliente listados na página de Downloads.

O http://twitt.us manda Spams em nome dos perfis cadastrados.
Recebi de um determinado perfil dois Updates de Spam que haviam sido disparados de um cliente chamado Twitt.us. Imediatamente tuitei o ocorrido e ele respondeu que havia se cadastrado no serviço, enviado senha, etc., e que imediatamente trocaria a senha. A coisa funciona assim: você se cadastra mediante a promessa de multiplicar seus Seguidores e eles passam a mandar Replies usando o seu perfil.

Na prática é um péssimo negócio, pois estranhos passam a usar a sua conta de maneira autônoma para disseminar Spams sem o seu consentimento. Isto é o que eles cobram pelo serviço “gratuito” para aumentar o seu número de Followers.

O programa criador de contas-Fake http://www.twitterblaster.com
Este aplicativo pago promete criar múltiplas contas do Twitter em seu nome e automaticamente segue inúmeras outros Perfis, que supostamente vão segui-lo. Se isto funcionar, é nitidamente um esquema fraudulento.

O velho esquema da corrente do http://tweetergetter.com/heyreadthis
Este serviço ressuscita o velho esquema das correntes repaginado para o Twitter. Candidamente para o cadastramento, ele pede o seu nome de usuário e senha para que o serviço retuite SPAM em nome de 7 contas. Supostamente este esquema lhe trará 19.539 Followers em 30 dias! Mas, enquanto isto, você disponibilizou publicamente a sua senha e ninguém garante o que farão em nome do seu perfil.

O vídeo do china spammer cara-de-pau John Chow do http://www.twitterfollower.com/ explica melhor o que estou tentando dizer. (O domínio do cara pelo menos hoje não está no ar, será que foi suspenso?)


Spam via Mensagem Direta.
Esta semana recebi de 3 usuários diferentes Mensagens Diretas (DM) com conteúdo idêntico com este link: http://www.meuingles.com/quero-um-imac?usr=11451

Ôpa, ôpa, tem gente abusando do Spam via DM. Na realidade isto é um atalho certeiro para perder Seguidores!

Spam via Update regular.
Um Update do Interney http://twitter.com/interney esclareceu a jogada:
Promoção: Quer ganhar um iMac, um iPod Touch e um Shuffle? http://bit.ly/tHxH1 mas não use DM do twitter, seja criativo :)

Não tenho outra palavra que defina isto, é Spam sim senhor!

A conselho a quem ainda não tem o cacife do Interney, com seus 30.000 seguidores, que ponha as barbas de molho neste negócio de mandar Spam via qualquer coisa, seja através de Updates normas, seja através de DMs. Um dos usuários que mandou o Spam acima está com 611 Followers e o outro com 424. O terceiro apagou rápida e inteligentemente a DM. Acredito que é muito pouca bala na agulha para se queimar assim na praça.
Por: Isaias Malta

Um comentário:

  1. Em todo o lugar existem pseudo-espertalhões. Tomara que o twitter tenha suporte para restringir o ataque desses spammers, pois, não quero que o site se transforme em vandalismo como o maldito Orkut!

    Um abraço!

    ResponderExcluir