Páginas

Pesquisar

8 de fev. de 2009

Contraptions: invenções amalucadas ou máquinas complexas criadas para realizar tarefas elementares.

Contraption é uma daquelas palavras que em inglês possui intensa significação, mas, quando vertida para o português se vê apequenada por não encontrar sinônimos à altura. Contraption denomina qualquer aparato mecânico muito intrincado, que em última análise, pouco ou nada produz em termos de desempenho de tarefas práticas.

A tentativa convencional de sinonimização em português poderia desembocar em na fraca equivalência da engenhoca, mas não me dando por satisfeito, vou além. Chamar simplesmente de engenhoca é pouco para dar conta do surrealismo subjacente a certos contraptions, então ousando mais em nosso idioma para carregar mais o sentido, denomino tais aparatos de máquinas malucas, aquelas geringonças que as pessoas, mesmo sem terem idéia do que são e para quê servem, exclamam: Ohhhhhh!
Representação Contraption

Para se ter uma idéia do tamanho da envergadura de algumas traduções, vejamos as possibilidade para definir em português o significado encerrado na palavra Contraption: aparato, traquitana, geringonça, mecanismo, engenhoca, artefato, porém sem que nenhuma delas consiga adicionar o qualificativo de complexo, complicado, intrincado, redundante, enfim, pleonástico.

Embora a maioria das máquinas malucas funcione apenas para o seu próprio movimento, a função delas e se consumarem como obras artísticas a serem admiradas em sua complexidade. O cultivo fervoroso destes mecanismos não utilitários deu origem ao movimento estético conhecido como SteamPunk, caracterizado pela forma que importa mais do que o conteúdo.

Para começar esta série, nada melhor do que retratar um aparato legitimamente Contraption, uma supermáquina altamente complexa, que não possui nenhuma funcionalidade além de rodas dentadas girantes e luzes piscantes.
Máquina puramente Contraption1

Relógio Astronômico de Praga na República Tcheca.
Relógio Astronômico de Praga

Catavento em forma Contraption.
Catavento Contraption

Máquina complexa de madeira usada para fabricar vidro situado em Praga, capital da República Tcheca. (Poderia ser um Contraption)
Máquina Contraption usada para fabricar vidro

Curioso relógio Cuco em forma Contraption.
Relógio Contraption

Mecanismo Contraption de manipulação de bolas feito em Lego.
Contraption manipulador de bolas construído em Lego



Para terminar com chave de ouro, uma Girafa Contraption que serve unicamente para se movimentar e transportar uns poucos felizardos amantes de contraptions e produzir muito barulho. A propósito, esta traquitana estava sendo preparada para se apresentar no Burning Man de 2007. Oxalá tenha conseguido!
Girafa Contraption 1
Girafa Contraption 2
Girafa Contraption 3

Links relacionados:
Burning Man.
Cabestan Winch Tourbillion um sonho steampunk de US$ 275.000,00.
O artista SteamPunk Dale Mathis reinterpreta Salvador Dali.
Sonhos Steampunk.
Os veículos-foguete de Ky Michaelson, o Rocketman.

2 comentários:

  1. Haahahahahha que isso . Para mim Contraction é uma forma de ocupar as horas vagas de pessoas criativamente atoas!

    ResponderExcluir