Páginas

Pesquisar

8 de fev. de 2009

Incrível coincidência entre futurologia e ficção, um cata-vento voador e o Galocóptero da Era Metalzóica.

Um desenho de 1966 de autoria de Klaus Bürgle mostra uma concepção arrojada com mostruosos cata-ventos voadores. Isto demonstra que já na década de 60 havia preocupações em geração de energia limpa de fontes renováveis. A altitude dos gigantescos moinhos de vento geradores de eletricidade seria de 10.000 metros, para aproveitar as correntes de Jet stream que sopram em velocidades constantes nas altas camadas da atmosfera em velocidades que podem varia de 100 a 500 quilômetros por hora.
Moinhos de vento flutuantes 1966

A fixação dos moinhos flutuantes seria feita por uma rede de cabos, que serviria simultaneamente para o posicionamento e a transmissão da energia gerada. A sustentação/flutuabilidade seria conferida por reservatórios de gás hélio localizados no interior de cada cata vento. Além disto, cada gerador poderia agasalhar antenas de TV e rádio, como se vê na gravura.

O Galocóptero presente na Graphic Novel “A Era Metalzóica de Pat Mills e Kevin O’Neill, de 1986.
Galocóptero da Era Metalzoica

A exatos 20 anos depois, a ficção copia a futurologia. É lançada no mercado americano a Graphic Novel “A Era Metalzóica” escrita pelos geniais Pat Mills (argumentos) e Kevin O’Neill (desenhos).

Eu estava num dia destes perfazendo a minha paixão: garimpando na Internet materiais sobre Futurologia Retro, quando me deparei com as riquíssimas ilustrações do site alemão Retro-Futurismos. Quando entrei na página de Klaus Bürgle fiquei pasmo com a semelhança entre a concepção dos cata ventos de Bürgle e o Galocóptero imaginado por Kevin O’Neill. Será que decorridos 20 anos O’Neill aproveitou a forma gestada por Bürgle, ou terá sido mera coincidência?

Certamente que não tenho a resposta, o que não me impede de tecer as minhas cogitações sobre as fontes inspiracionais tanto da futurologia, quanto da ficção pura. A pergunta intrigante que fica é se seria factível um helicóptero que usasse a curiosa configuração mostrada acima, os engenheiros aeronáuticos de plantão que façam as suas apostas!

Links relacionados.
Energie & Rohstoffe.
Metalzoic Graphic Novel.
Kevin O’Neill (desenhos)
Pat Mills (argumentos)
Jet Stream.

2 comentários:

  1. eu tenho 12 anos e o meu corpo é de uma jovem de 18 anos, e os meus seios já estão caidos e moles a região do bico é grande e o bico é pequeno, e o devo fazer?

    ResponderExcluir