Páginas

Pesquisar

26 de fev. de 2009

O computador mais antigo do mundo ainda operando, não está mais neste mundo.

As operações automatizadas das naves espaciais dependem de computadores. Porém, como já foi abordado no artigo anterior sobre o computador do Ônibus Espacial, tais dispositivos eletrônicos possuem características especiais que os colocam bem longe do eterno estado de renovação que atinge a informática.
Voyager 1
Voyager 1.

Todos os computadores do parque de máquinas em operação no planeta foram atualizados várias vezes nos últimos 35 anos, devido às imposições determinadas pelos avanços tecnológicos. Todavia, numa área particularmente sensível do conhecimento humano esta verdade não se aplica, já que os computadores a bordo das sondas interestelares ainda em funcionamento, que iniciaram a viagem há 32 anos, não passaram pelos upgrades de hardware sofridos pelos seus congêneres da terra.

A sonda interestelar americana Voyager 1 lançada em 5/9/1977 detém alguns recordes que serão mantidos até o término do seu funcionamento previsto para o ano de 2020:

- É o objeto feito por humanos que está mais distante do planeta terra, estando atualmente há 16,247 bilhões de quilômetros de distância do sol;

- é o artefato feito por humanos de maior velocidade – 17 Km/s;

- possui o computador eletrônico mais antigo não só funcionando, mas em operação plena no controle das funções da Voyager e no gerenciamento das transmissões dos dados telemétricos para a terra;

Os computadores a bordo das duas sondas gêmeas Voyager 1 e Voyager 2 tem uma capacidade simplesmente patética. A Voyager 1 possui 3 computadores redundantes, significando um total de 6 computadores.
Computador da Voyager 1
Aspecto do computador de bordo das naves Voyager.

Tais computadores são baseados no processador jurássico RCA 1802, que opera com a freqüência de clock de 6,4 Mhz e foi lançado no mercado em 1974. Ele foi o primeiro microprocessador encapsulado em chip. Cada computador instalado na Voyager tem a “incrível” quantidade de memória não volátil de 32 Kbytes, o que representa um total de 541 Kb de memória total distribuída entre os 6 computadores.
Computador de Vôo

Para se ter uma idéia do pouco poder computacional do chip RCA 1802, quem construir um circuito com ele, poderá chegar no máximo a este relógio digital.
Relógio feito com o processador RCA 1802

A extrema defasagem tecnológica existente entre os computadores espaciais e os terráqueos é explicável tanto pelas impressionantes distâncias que separam as sondas da terra, quanto pela necessidade imperiosa dos mecanismos espaciais atenderem a padronização de qualidade conhecida como MIL-STD-883.

Ela determina que mais de 100 testes deve ser conduzidos pelo Departamento de Defesa para que sejam asseguradas a sua resistência a falhas e durabilidade. Tais testes incluem condições extremas de temperatura, pressão mecânica, radiação, sobrecargas de energia alternada e contínua, assim como as características físicas do sanduíche que envolve o microprocessador são testadas exaustivamente.

Fontes:
Computer farthest from Earth: NASA's Voyager 1 satellite.
Voyager 1 na Wikipédia.
NASA.

16 comentários:

  1. Já pensou essa sonda analisada por uma outra civilização???

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai, eles vão pensar que somos muito toscos!

    ResponderExcluir
  3. Nos somos muito toscos Isais, ou você acha que agente ficou mais civilizado desde 1977? O nosso "computador humano" n sofreu nenhuma upgrade! Mas vamos combinar é uma máquina eletronica realmente impressionante se levarmos em consideração a resistência, durabilidade e autonomia!

    ResponderExcluir
  4. 33 anos em pleno funcionamento!

    ResponderExcluir
  5. quero sabe as Funções de um computador antigo??/

    ResponderExcluir
  6. Computadores antigos, ou não, todos tem as mesmas funções, já que todos são máquinas que seguem os princípios de Von Newman; a saber, memória, processamento, cálculo, unidades de entrada e saída, etc.

    ResponderExcluir
  7. que outro computador conhecem que trabalhou ininterruptamente durante 33 anos e sem falhas, e que ainda cumpre a função a que foi concebido?

    ResponderExcluir
  8. quero saber a imagem do computador!

    ResponderExcluir
  9. Karol :
    Não gostei de nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso sim é que é ser uma pessoa idiota!

      Excluir
    2. isso sim é que é ser uma pessoa idiota!

      Excluir
  10. nao gostei nada desse site ,vamos dizer que eu odiei!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso sim é que é ser uma pessoa idiota! ah e ignorante!

      Excluir
  11. eu gostei muito desse site

    ResponderExcluir
  12. "Para se ter uma idéia do pouco poder computacional do chip RCA 1802, quem construir um circuito com ele, poderá chegar no máximo a este relógio digital."

    Falou besteira, hein, velho! Procure por COSMAC ELF2K pela Grande Rede.

    ResponderExcluir
  13. A Voyager usa uma CPU discreta,com circuitos TTL,e não esse da RCA.

    ResponderExcluir