Páginas

Pesquisar

12 de mai. de 2009

Essencialmente o que uma página de Blogue deve ter?


Dando continuidade ao Manual Básico para abrir um Blogue, apresento uma pequena lista de coisas que, mesmo sendo essenciais num Blogue, muitas vezes não são aplicadas, ou esquecidas.
O visual é 80% do blog. Portanto, enquanto ele não estiver 100% afinado, os visitantes serão afugentados.

- Pesquisa.
Um Blogue sem um campo de pesquisa é imperdoável. Esta opção deve estar num local extremamente visível na parte superior da página.

- Lista de Assuntos.
Os leitores têm o direito de encontrar na aba lateral a hierarquia de assuntos.

- Arquivo.
É altamente recomendável dar aos leitores a opção de consulta do arquivo do blog. Amiúde encontro Blogues que não oferece qualquer mecanismo de resgate de artigos anteriores.

- Widget de seguidores.
A novidade do Google Friend Connect é chique e muito prática de usar. Quando visito um Blogue novo e tem o widget do Google instalado, torno-me seguidor e, automaticamente, passo a assinar os Feeds do Blogue dos quais me manterei atualizado através do meu leitor de Feeds.

- Leveza.
Os leitores detestam Blogues que demoram muito para carregar. A melhor política e lutar constantemente para limpar cada vez mais o visual em direção ao estado Zen da simplicidade.

- Limpeza.
Se não existe uma fórmula mágica para fazer um Blogue de sucesso, há várias maneiras certas de torná-lo um fracasso. A melhor delas é poluir demasiadamente o Layout com excesso de bugigangas, banners, avisos, animações, widgets, etc. Portanto, nós blogueiros temos que refrear a nossa compulsão de entupir demasiadamente os leitores.

Há Blogues famosos com páginas cheias de poluição visual, fato que denuncia blogueiros pernósticos que se recusam a reconhecer seus erros.

- Formulário de Contato.
É essencial que um Blogue ofereça um formulário de contato, pois é educado e extremamente funcional. Melhora se tiver um “Follow-me” do Twitter.

Como personalizar o visual do seu Blogue?
Há duas maneiras, ou você customiza na unha um dos vários Templates (*) oferecidos gratuitamente por alguns MetaBlogues: Dicas Blogger, Templates Novo Blogger e Tempates para Você, ou encomenda uma customização personalizada para uma das talentosas blogueiras: Juliana Sardinha, Ariane ou Áurea.

(*)Template ou Layout quer dizer a mesma coisa: é o nome do código que define o visual do Blog.

2 comentários:

  1. Dicas muito boas, Isaías.
    Se mais pessoas lessem, talvez não teríamos tantos blogues ruins por aí...

    ResponderExcluir
  2. bom dia gostei muito de ver este blog .bom fim de semana

    ResponderExcluir