Páginas

Pesquisar

8 de mai. de 2009

Manual básico para abrir um Blogue.

Todos estão abrindo blogues e você será compelido a fazê-lo cedo ou tarde, ou por força da pressão social, ou por exigências profissionais; enquanto antigamente o requisito indispensável era saber datilografia, hoje ter vida ativa nas redes sociais é algo que não pode faltar num currículo.

Porém, como ninguém nasce sabendo, resolvi dar algumas dicas bem básicas para dar o pontapé inicial, porque com o tempo você vai deslanchando e, na medida em que incrementar seu conhecimento poderá apelar para coisas mais complexas e acabar se viciando na coisa.

1- A escolha da plataforma.
Suponhamos que você não vive de Internet e não tem dinheiro sobrando para gastar de imediato com hospedagem e domínio. Nem tudo está perdido, pois existem opções gratuitas para você agasalhar o seu filhote: o Blogspot e o Wordpress. Enquanto o Blogspot é absolutamente gratuito e sem limitações de espaço e de layout, o Wordpress possui duas modalidades, uma gratuita com várias limitações e outra paga que vai te dar acesso a todos os recursos oferecidos pela plataforma.

Este é o tipo de escolha que você vai ter que fazer meio que de olhos fechados, pois só vai ter alguma idéia das diferenças entre as plataformas quando estiver blogando ativamente.

2- A escolha do nome.
O nome é 50% do sucesso, ou do fracasso. Não invente um nome muito comprido e complicado que não possa ser soletrado para os amigos e nem algo que tenha uma péssima programação neurolinguística. Por exemplo http://blog-que-ninguem-le.blogspot.com

3- A escolha do formato.
Formato é decidir a sua praia. Os papas dos blogs aconselham que os blogueiros devem escrever sobre o que entendem. Você terá que definir um perfil para o seu blog: esportes, celebridades, política, variedades, curiosidades, ciência, popular, crônicas & poesia, pessoal, etc.
Isto não quer dizer que todos os blogueiros há anos na praça tenham definido o seu formato, mas dos seus leitores você não conseguirá esconder o problema.

4- A escolha do layout.
Uma vez definido o formato, você está pronto para escolher o visual do seu blogue. Antes de se familiarizar com este conceito, escolha um dos modelos que as plataformas oferecem e posteriormente poderá optar por layouts customizados que melhor “vistam” o seu formato.

5- A produção de conteúdo.
Depois de aberto o blogue, você vai descobrir que ele precisa ser alimentado como um Tomagotchi fomento. Blogue é diário, é atualização constante e aqueles que não obedecem a esta regra de ouro, terminam decepcionando os leitores a afugentando os motores de busca.

6- Ferramentas de detecção de visitas.
Tudo bem, você colocou o seu blogue no ar, mas precisa saber quantas visitas ele está recebendo por dia. É hora de se inscrever no Analytics do Google e no Woopra. O Analytics vai te dar as estatísticas consolidadas por dia e o Woopra vai te dar a visitação em real time.
Vai por mim, estas informações vão fazer as alegrias e as tristezas dos seus dias.

7- Hospedagem de imagens.
Não é uma prática bem vista linkar imagens alheias. Todas as imagens que você escolher, copie-as e hospede-as no seu próprio servidor de imagens e dê os créditos. O as imagens que você “upar” no Blogspot vão ficar hospedadas no Picasa (servidor de imagens do Google), que dá 1Gb gratuito de espaço e o Wordpress dá 3 Gb de espaço para o blogue + imagens.
Nota: O Blogspot não limita o espaço de armazenamento dos textos do Blogue.

8- Indexação do conteúdo.
A coisa mais complexa a fazer e que vai representar a diferença entre o sucesso e o fracasso é a capacidade que o blogueiro vai ter que desenvolver de incluir seus links nos sites sindicalizadores, ou agregadores de conteúdo. Mande suas notícias para o Ueba, Ocioso, Comeia, Linklog, Vagabundeando, Dihitt, Rec6,Gostei, etc.

Procure pelos termos “sindicalizadores conteúdo” ou “agregadores conteúdo” no Google e vai conseguir listas de sites para serem testados. Depois, com a ajuda das estatísticas de visitação, você vai poder escolher aqueles que vão lhe trazer mais visitantes.

Não esqueça de abrir uma conta no Twitter e aprender a usar o bichinho. Depois você vai entender por que.

9- Rentabilização do Blogue.
A maneira mais simples de rentabilizar um Blogue é através do cadastramento no Adsense do Google.

10- Onde aprender sobre blogues.
Quando procurar freneticamente no Google informações para tunar blogs, você vai se deparar com autores como o Usuário Compulsivo, Juliana Sardinha, Ariane, Janio Sarmento, Nospheratt, Eu, Áurea, etc. Você encontrará inúmeras informações e dicas dirigidas para todos os estágios de blogagem.

13 comentários:

  1. Eu reduziria para:

    1- Gostar de alguma coisa+criatividade. O resto é piada.
    O que serve pra nospherati ou pra juliana nao servirá pra mim.
    As dicas que juliana dar ou que cardoso escrever so servem pra eles.
    sabe quantas vezes eu vejo analytics?? uma nomes e olhe lá.
    Esse negocio de ficar indo pelas dicas dos outros so serve pra voce se fechar, tive um tepo que so vivia em metablogs...parei, nao levo mais as dicas adiante, nao servem.

    ResponderExcluir
  2. Iara, definitivamente você cumpriu à risca a agenda básica dos passos que estão aqui e fincou a sua bandeira na cabeça de alguns formadores de opinião. É isto que importa, o resto das pilhas de dicas postadas nos metablogs, as incorporamos tanto que depois de algum tempo parecem obviedades. Mas, um dia não foi assim.

    ResponderExcluir
  3. muito bom aprendi sertinho agora vou fazer o meu

    ResponderExcluir
  4. a primeira alternativa está certa já as outras...
    parece que vc tem uma faixa na cabeça escrita sou otário,burro e analfabeto por escrever blog em blogue.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço pelas dicas. Estas que surfam na onda virtual. De maneira infantil, começo a conhecer essa mar e os seus surfistas. Junto com o meu amadurecimento, espero conservar a paisagem desse primeiro contato. Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. SOU TOTAMENTE NOVO NESSA,MAS VOU TENTAR!TANKS!

    ResponderExcluir
  7. estou criando um pra mim,e com certeza foi ótimas essas informações.

    ResponderExcluir
  8. nao sei como fazer para o pessoal entrar no meu blog e tipo tah escrito lá meu blog é esse olhem http://vocequemandaa.blogspot.com.br/2013/03/nao-viva-vida-para-os-outros.html gostaria muito de saber como o pessoal entrar e está escrito cadastre-se...

    ResponderExcluir
  9. boas as dicas, gostaria de algumas dicas sobre os gadgets e as atribuições...

    ResponderExcluir
  10. boas as dicas, gostaria de algumas dicas sobre os gadgets e as atribuições...

    ResponderExcluir
  11. também achei um pouco difícil!

    ResponderExcluir