Páginas

Pesquisar

3 de mai. de 2009

O fracasso das Biosferas artificiais impede a colonização espacial e... a fuga do planeta Terra.

Mandar tripulações para fora do sistema solar significa desenvolver um sistema que mantenha durante décadas estas pessoas vivas e saudáveis. Para tanto, a humanidade vem tentando desde o início da era espacial construir “bolhas” seladas que tenham auto-suficiência ecológica.

A meta é recriar na terra as condições de uma gigantesca espaçonave viajando no espaço interestelar, em completo isolamento do mundo exterior. Nas últimas décadas alguns projetos de Biosferas foram desenvolvidos, mas fracassaram completamente. Mesmo fraudando o isolamento total, o projeto Biosfera-2 desenvolvido no Arizona, conseguiu atingir a marca de 2 anos de confinamento precário.

BIOS-3 – 1972.
A construção completada em 1972 abrigou 10 experimentos de clausuras integrados por um a três tripulantes. O mais longo experimento com três homens durou 180 dias (de 1972 a 1973). As instalações do BIOS-3 foram usadas até 1984 e aparentemente se encontravam em condições de usabilidade até 2004.

Maiores detalhes sobre as circunstâncias que cercaram o projeto são desconhecidos em virtude do regime discricionário imperante na Rússia comunista naquela época.

Star Lost – 1976.
star lost

A idéia de uma gigantesca bolha espacial contendo um ecossistema fechado foi completamente bem sucedida na ficção. No seriado americano A Estrela Perdida, uma nave espacial chamada Arca transporta os sobreviventes da terra, em busca de um mundo capaz de abrigá-los. Com o decorrer dos anos, as gerações se sucederam e os habitantes da espaçonave perderam os conhecimentos técnicos e a história da sua própria origem, mas há um problema, a nave está em rota de colisão e alguém tem que assumir o controle antes que seja tarde demais.

Biosphere-2 – 1991.
Biosfera-2

O projeto mais caro de ecossistema fechado foi o mais caro e espetacular de todos. Contudo, esbarrou em dificuldades de todos os tipos, desde fraudes, até as baratas que se reproduziram loucamente e tomaram conta das instalações. Vale a pena você ler todos os detalhes (veja o link no final do texto) que naufragaram o mais ambicioso sonho de tornar realidade a Arca do Star Lost.

Cápsula Marciana – Mars 500 - 2008.

Imagine 6 homens confinados num cubículo durante três meses sem álcool, cigarro e drogas, só se alimentando de comida saudável, consistindo de papa de bebê e barras de cereais?
Esta é a síntese da tortura proposta pelo projeto MARS 500 aos voluntários participantes, que visa estudar o comportamento da futura tripulação a ser enviada a marte, cuja duração é de aproximadamente 520 dias. A próxima etapa da bolha é prolongar o confinamento pelo menos por 500 dias.

Conclusão.
Diante dos repetidos fracassos de criação de Biosferas que sustentem a vida por mais tempo, qualquer projeto que a humanidade acalente de ir além de Marte, por enquanto, é completamente inviável. Poranto, por ora devemos aprender a cuidar da nossa Biosfera-1 (Terra), a única que temos para atravessar o frio espaço sideral, pois se tudo der errado, É IMPOSSÍVEL lançar uma espécie de Arca de Noé que abrigasse os últimos seres humanos.

Caso consigamos inviabilizar a vida superior na nossa única Biosfera, graças às experiências das Biosferas, podemos ter a certeza de que as baratas herdarão o mundo

Fontes:
BIOS-3. [Wikipédia]
Star Lost. [Séries bem Antigas]
Biosphere-2. [Editora Saraiva]
MARS 500. [Pipoca de Bits] via [Uêba]

9 comentários:

  1. gostei do post...interessante!

    ResponderExcluir
  2. Essas pesquisas devem ser aceleradas e levadas a sério, já que, nosso planeta está rumo ao caos. Eu acredito na recuperação da Terra, mas é sempre bom termos um "plano B"... e quando chegar o dia, é bom termos para onde ir... ou simplesmente abaixaremos a cabeça e deixaremos as "baratas" governarem o mundo, já que elas estão aquí a mais tempo e são mais resistentes que nós !!!

    ResponderExcluir
  3. idiotasssssssssssssssssssssssssss......

    ResponderExcluir
  4. A melhor saída , ainda é cuidar melhor do que temos: A Terra. Se tudo o que ja foi investido lá fora, fosse investido aqui, na preservação do meio ambiente, estaríamos em melhores condições e talvez poderíamos evitar o caos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro que um dia a humanidade vai ter que sai da terra isso é comprovado cientificamente,então espero que continuem com pesquisas para num futuro bem distante termos a tecnologia nesessaria

      Excluir
    2. A terra só terá alguma chance de se recria sem a participação do homem isso é obvio tudo que podemos fazer é procura outro planeta pra parasitarmos.

      Excluir
    3. http://ceticismo.net/ciencia-tecnologia/por-que-gastar-em-exploracao-espacial-com-tanta-gente-passando-fome/

      Excluir
  5. Vejo que o problema é o modelo consumista propelido pelas empresas, isto gera uma cultura da ilusão da infinidade de recursos.
    No futuro isso deve ser revisto e, caso não tenham sucesso em reverter as coisas, tudo que fizemos hoje terá sido em vão, já que a nossa espécie será apenas mais uma das 99,99% já extintas pela própria Terra.

    ResponderExcluir
  6. as pessoas devem levar isso a serio,pq essas pesquisas são para salvar a humanidade e nao simplismente para dizer que conquistamos ou tros planetas!temos que parar de estudar o passado e olhar para o presente,se nao o nosso futuro será um desastre!!!!

    ResponderExcluir