Páginas

Pesquisar

18 de mai. de 2009

Stalker explora uma Olaria Abandonada em Bom Princípio.

Numa pequena cidade distante 70 Km a norte de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, parei no último domingo num ponto que normalmente passamos a jato com nossos carros flamejantes e a nossa pressa de papa-léguas.

Desde a primeira vez que vi o filme Stalker do diretor russo Andrei Tarkvsky conheci a palavra que definia uma das minhas paixões: Stalker, o caçador incansável de sítios abandonados.

Pois bem, uma construção em ruínas já havia me chamado a atenção em várias vezes que passava pela RS-122 junto ao posto da Polícia Estadual e antes do entroncamento com a RS-452, no sentido interior-Porto Alegre.

No dia 17/05/2009 decidi deixar o Stalker incorporar e entrei numa estrada de chão batido para explorar a ruína que eu via apenas de soslaio como um borrão na paisagem que passa vertiginosamente quando se anda de carro.

Eis a foto aérea do local obtida no Google Earth.
Vista aérea Olaria Abandonada
Ampliar.

Cenas da entrada.
Olaria Abandonada IMG_0389
Ampliar.

Olaria Abandonada IMG_0398
Ampliar.

Graças à esta locação, me senti dentro do filme do Tarkovsky, aconselho a você fazer o mesmo.
Túnel I.
Olaria Abandonada IMG_0395
Ampliar.

Quando visito um lugar destes muitas coisas me passam pela mente: que circunstâncias se precipitaram para ter resultado num desfecho deste? Morte, tragédia, desilusão, falência, ou sucessão de gerações?
Olaria Abandonada IMG_0403
Ampliar.

Olaria Abandonada IMG_0400
Ampliar.

Os fascinados por locações estilo Blade Runner e distopias Cyberpunk em geral, peguem suas câmeras e vão correndo aproveitar este Túnel de luz.
Esta é a construção retangular que se vê à esquerda na foto aérea.
Olaria Abandonada IMG_0406
Ampliar.

Nem me perguntem como a minha respiração se suspende diante de cenas como esta que poderiam ser definidas como a leveza insuportável da ferrugem!
Exaustor congelado pelo tempo em negro.
Olaria Abandonada IMG_0408
Ampliar.

Túnel II, menos fashion do que o Túnel I.
Olaria Abandonada IMG_0401
Ampliar.

Não há transcendência maior do que você com uma câmera na mão, imerso em pensamentos, perscrutando lugares esquecidos. (Enquanto isto, a sua mulher aguarda impacientemente no carro porque você a deixou largada numa rua erma.)
Exaustor congelado pelo tempo em luz.
Olaria Abandonada IMG_0407
Ampliar.

Sou Stalker que cultiva um profundo respeito pelos locais abandonados. Simplesmente entro e registro, porém, jamais me aproprio de objetos, ou destruo quaisquer coisas. Por isto, espero que os Deuses padroeiros ds Stalkers continuem me dando sorte.
Olaria Abandonada IMG_0411
Ampliar.

Você pode baixar aqui o arquivo KMZ do Google Earth que remete ao ponto exato em que foram colhidas as fotos acima.

Stalker: Isaias Malta

3 comentários: