Páginas

Pesquisar

13 de mai. de 2009

TOP 10+2 tipos mais abundantes no Twitter.


1- Filósofo de 140 caracteres – se comunica basicamente por frases meritórias, pietistas, de auto-ajuda, engraçadas, etc.

2- Narrador compulsivo do cotidiano – este tipo leva ao pé da letra a proposta inicial dos criadores do Twitter “O que estou fazendo?” tuitando as mínimas banalidades da vida.

3- Profuso – este representa a radicalização do tipo anterior. Você o vê despejar saravaidas de updates numa velocidade impressionante de metralhadora giratória.

4- Retuitador maluco – ele retuita tudo que lhe cai nas mãos. Normalmente este tipo compartilha muitas características com o profuso.

5- Específicos – empresas e sites que usam o Twitter exclusivamente para divulgar suas promoções e pessoas que tuitam um só assunto, atualizações de Flog, Blip

6- Misantropo – entra ano e sai ano e ele continua com os mesmos cinquenta e poucos seguidores. Não segue quem lhe segue e, via de regra, quase não é seguido por quem ele segue.

7- Mimimi maluco – só se auto-linka, só fala de si, só existe para si. Você pode imaginar como seria o perfil da Xuxa?

8- Fake – quando determinada pessoa tem um insight de que jamais será famosa na vida por sua própria luz, abre um fake no Twitter de uma personalidade famosa e mimetiza os maneirismos da celebridade até nos mínimos detalhes. A rede já está tão entupida de Fakes, que quando aparece um famoso real todo mundo estranha, fica parecendo um dinossauro desfilando no supermercado.

9- Famoso – por incrível que pareça, os perfis mais seguidos do mundo são os que menos seguem. É só dar uma olhada no Cnnbrk, ele tem um milhão e meio de seguidores e segue meia dúzia. Aparentemente, ser famoso no Twitter não significa necessariamente respeitar o princípio da reciprocidade.

10- Pernóstico – é aquele figurão, normalmente oriundo da imprensa falida ou da TV moribunda, que quando aparece, arrebata um bando de tietes ensandecidos. Um exemplo recente é o pernóstico Diogo Mainardi, que é seguido por quase 10 mil e segue miseravelmente 3 interlocutores. Raciocinando fielmente com a cabeça século XX, ele é um orador encarcerado dentro de seu monólogo, discursando univocamente às multidões passivas.
Assim, o que caracteriza o perfil pernóstico é que ele só dá bola para os grandes, ao passo que ignora olimpicamente os micróbios.

1- Mau elemento – este tipo agrega todo o underground do Twitter, gente que roda scripts multiplicadores de seguidores, gente que segue uma montanha de perfis num momento e dá pilhas de unfollows num outro, criminosos que mandam links de phishing, spammers, ladrões de conteúdo, criadores de perfis falsos em massa.

2- Meu seguidor – você que me segue é uma pessoa boa, razoável, ponderada, interessante, inteligente. É real sem cair no pernosticismo, embora se irrite com os pernósticos e se magoe com os famosos que não dão bola. Compreende a carência dos profusos e releva os Mimimis, mas dá um Block na cara dos maus elementos. Aceita os misantropos e lida estoicamente com os filósofos de 140 caracteres.
Por: Isaias Malta.

Aviso: este artigo é um Meme do ótimo texto escrito pelo J. Noronha no seu Blogue “O Fim da Várzea” intitulado Top 10 + 1 Chatos do Twitter.

6 comentários:

  1. Oba!! eu sou boa seguidora.
    Tento fazer do twitter aquilo que eu gosto, nao gosto de gente que so posta atualiazações do reader dela, qual a graça??também nao curto o tipo que fala de si o tempo todo.

    Por ex. o Manoel Lemos fala de si mesmo, fala da empresa, fala do trabalho,fala da esposa, passa links úteis, fala do blog dele, fala ate de futebol. ele faz uma boa mistura e ainda dá atenção a quem lhe dirige a palavra, mesmo que ele nao siga.

    .................
    (off topic)
    A proposito... tu tem ai o #comofas pra ter esse seu resumo do post? achei muito elegante!! :D

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez repito, o "princípio da reciprocidade" não dá certo no twitter... Tenho mais de 1000 me seguindo, não tenho como acompanhar todo mundo... Prefiro o "principio da interação" sigo as pessoas com quem interajo, acho muito mais proveitoso...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  3. Iara, ainda bem que você é minha seguidora! rsrs
    O hack dos links relacionados é da genial Ariane. Este template foi inteiramente customizado para mim e, provavelmente, o hack dos relacionados ela disponibiliza no Templates para o Novo Blogger.

    Compulsivo,
    You are the guy! Você segue sim o princípio da reciprocidade, mas não tão ampla e enlouquecidamente como seria seguir todo mundo. De qualquer maneira, vc está no time dos good Fellows.

    ResponderExcluir
  4. Cara, preciso arranjar uma fábrica de tempo, só hoje vi esse post.

    O caso do Mainardi vai além de seguir os grandes, na real ele não segue ninguém, pensando que está na Veja.

    Falar nisso, estava na hora de sair outra briga do Mino Carta com o querido, hehe...

    ResponderExcluir
  5. Noronha,
    Quando você arranjar a fábrica, me vende um pouco, dia com 30 horas é maneiro!
    A única coisa que me consola com estes dinossauros da imprensa é isto mesmo... são répteis em extinção. Pena que não tenha caído ainda o meteoro.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal. Adorei..Criativo..Inteligente...

    Enfim...Não cabe em 140 caracteres, mas é um resumo do conhecimento adquirido.

    Comecei agora no twitter, mas sei que será um grande sucesso. Li que quase 85% entraram nos últimos 5 meses deste ano, o que demonstra que o twitter cresce em velocidade vertiginosa.

    Beijos a todos

    http://twitter.com/garotadesantos

    ResponderExcluir