Páginas

Pesquisar

20 de mai. de 2009

Wellington-Nova Zelândia, o aeroporto mais ventoso do mundo!

A cidade Wellington é a capital mais ao sul do planeta terra. Portanto, é uma região sujeita a ventos e tempestades, pois se situa na latitude de 41° 17' S. Porém, apenas a localização geográfica no extremo sul da ilha principal da Nova Zelândia não seria suficiente para a cidade ganhar o título de cidade mais ventosa do mundo, já que a configuração do relevo contribui em muito para potencializar os ventos predominantes já fortes.
Vista geral do Aeroporto Internacional de Wellington-NZ
Pelo esquema abaixo se pode perceber que tanto os ventos predominantes do quadrante noroeste, quanto os do sul sofrem um tunelamento no estreito entre as montanhas das duas ilhas. Os aeronautas chamam o fenômeno de apressamento do vento de Venturi, quando, devido ao estreitamento e compressão do vento na sua passagem pela baia de Wellington, sua velocidade e força aumentam consideravelmente, especialmente se o vento sopra de noroeste.
Esquema de ventos de Wellington-NZ

Para piorar a situação, o Aeroporto Internacional de Wellington tem a configuração praticamente de um porta-aviões à beira mar, ou seja, está à mercê da força total dos ventos que normalmente sopram de través sobre a pista. Estes ingredientes são suficientes para fazer grandes jatos comerciais se entortarem e quase pararem no ar na rampa final de pouso. Note como eles chegam num ângulo altamente inclinado em relação ao eixo da pista, porque o piloto deve necessariamente manter o nariz sempre aproado contra o vento, só no último instante do toque na pista é que ele desterça violentamente o leme para alinhar novamente o gigante com o eixo da via.

Postaram no Youtube uma compilação dos Top pousos mais punks neste aeroporto que farão você, se não tiver medo de avião, morrer de vontade de visitar a Nova Zelândia! Não vejo a hora de reservar os meus bilhetes!
Por: Isaias Malta.

Dados que tornam Wellingnton uma das cidades mais ventosas do mundo e, por isto mesmo, é considerada a capital mundial do Windsurf. [RoaringForties]

11 comentários:

  1. Po meu, eu moro perto desse aeroporto...

    ResponderExcluir
  2. Não basta ser piloto, tem que ser bom... Imagino os passageiros em pânico...

    ResponderExcluir
  3. Tem que fornecer fraldas para os passageiros antes do pouso ...

    ResponderExcluir
  4. não têm pousos só na NZ! os 2 pousos a partir de 0:19 até 0:45 são em LISBOA

    ResponderExcluir
  5. Bem visto, alguns pousos são na pauleira de Lisboa.

    ResponderExcluir
  6. Tem que fornecer fraldas para os passageiros antes do pouso ...[2]

    ResponderExcluir
  7. A minha curiosidade sobre pilotos brasileiros na rota para a NZ é que os vôos diretos da América do Sul para a Oceania pousam na Austrália e partem de Buenos Aires perfazendo a rota polar. O cara que disse que mora perto do aeroporto de Wellington podia esclarecer de onde chegam os vôos internacionais, se há algum que parte daqui da América do Sul.

    ResponderExcluir
  8. Êita musiquinha escrota...

    ResponderExcluir
  9. Pilôto privado, de teco-tecos :
    Com aviões leves é muito mais difícil pousar com vento de través do que com aviões comerciais .
    A maioria dos aviões comerciais apresentados no filme arremeteram, pela intensidade do vento de través .
    Destaques para os COBRAS DE MANCHE nos tempos de apresentação do filme : 1:56, e 2:40

    ResponderExcluir
  10. Não sei se os aviões ainda fazem essa rota por cima do polo não tem voos internacionais de wellington pra america do sul todos os voos chegam por auckland :)

    ResponderExcluir
  11. O.o Deve dar um enjoo do ca****o e descontrole intestinal nos passageiros...

    ResponderExcluir