Pesquisar

15 de out de 2009

Como me tornei Spammer do Twitter sem querer?

Provavelmente todos os usuários do Twitter tem sido bombardeados com Mensagens Diretas dos Spammers Quiz Fun140 e jogo Mobster World “Mafia Family”.

O grande problema é que a diversão das pessoas custa caro aos seus seguidores, que passam a ter as suas caixas de entrada atulhadas com Mensagens Diretas (DMs) do tipo:

Quiz fun140:
Twitter spammer QUIZ fun140
DM:
Hey Isaias, Acabo de completar "Qual o seu nível de nerdice?" e meu resultado foi: 100% Super Nerd! Experimente: http://bit.ly/Ft9X2

Mobster World Mafia Family:
Twitter Spammer Mafia Family
DM:
Hey, I just added you to my Mafia family. You should accept my invitation! :) Click here: http://www.playmobsterworld.com/?refuid=44139353&source=friends_invite_f

Na medida em que comecei a receber tais DMs intrusivas, a minha primeira reação foi me queixar publicamente através de Reply aos enviadores. Porém, isto só me rendeu xingões e Unfollows. Agora mudei a tática e passei a enviar as seguinte DMs aos Spammers ocasionais:

Para o fun140:
Você está enviando DMs com SPAM do Quiz fun140, saiba o que fazer aqui http://blogssa.com/Cmji

Para o Mafia Family:
Você está enviando DMs com SPAM "Mafia family", saiba o que fazer aqui http://blogssa.com/Cmji

Observação: o link encurtado redireciona para este post.

Outros serviços Spammers similares.
Game "Tribes War" manda a seguinte DM:
Let's play the new Tribes War MMORPG game on Twitter! http://www.playtribeswar.com/twitter/login.view

Como a pessoa se torna um Spammer sem saber?

Depois que o usuário entra no Quiz ou no Mobster World (telas acima), num determinado momento lhe é oferecida a possibilidade conceder permissão que o serviço use a sua conta do Twitter. É quando aparece a seguinte tela com os botões ALLOW e DENY:
Allow Twitter Spammer

Quando o usuário aperta em ALLOW, está cometendo o maior erro da sua vida, pois o serviço adquire permissão de uso sobre a sua conta do Twitter e passa a mandar Replies e DMs indiscriminadamente, ou seja, o seu perfil se transforma num Spammer, sem que o usuário sem o conhecimento do usuário.

O efeito devastador da ação Spammer não tarda em aparecer: o usuário começa a perder seguidores, porque nem todas as pessoas são tão compreensivas como eu, que entendem que eles são mais vítimas inocentes do que sacanas.

O que posso fazer para deixar de ser um Spammer do Twitter?
É simples, você tem que revogar as permissões que você concedeu inadvertidamente aos serviços citados, ou a tantos outros que venham criar para ludibriar os incautos.

Revogue todas as permissões indo em Connections: http://twitter.com/account/connections

Para anular a ação de outros serviços Spammers nos quais você porventura tenha cadastrado o seu Username e Senha do Twitter, a solução é trocar imediatamente a senha.

12 comentários:

  1. ixiiiii olhando agora meu profile, eu dei "allow" para 9 serviços do twitter.
    Será que nego ta recebendo spammers meu??
    Ohh ceus!!
    Ja tenho um problema com os blogs do wordpress que acham que sou spamer, sempre mandam pra lista de spamer, agora essa.

    ResponderExcluir
  2. Iara, fica fria mulher! Nem TODOS os serviços que operam sob autenticação do Twitter são Spammers, vários deles são do bem. Não percebi nada errado do seu perfil até hoje, nem Replies e nem DMs suspeitos.

    ResponderExcluir
  3. Pronto,tá feito.Jesus amado.Muito obrigada.A internet também tem anjos;você é um deles.

    ResponderExcluir
  4. Anunciação, sou professor...

    ResponderExcluir
  5. Passei o dia nesse blog e li os artigos que acessei cuidadosamente, a começar com a explicação sobre o hd - acho que o meu hd tá indo embora e sou novata no assunto.
    Dá prá voce dar uma olhada no meu perfil do tweet prá ver se tem spammer? Tô com medo!
    Aprilo.

    ResponderExcluir
  6. Tá aí. Ao invés de xingar os "spammers", trouxe uma solução, para acabar com o problema que eles fazem sem perceber. Muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, recebo muita DM com isso hein...vou divulgar.

    ResponderExcluir
  8. Excelente post. Quando puder visite meu Blog - www. pensarenlouquece. com. br




    Um abraço
    Ramiro Freitas®

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Parabéns pela prestação de serviço que é esse seu post. Isso serve de alerta para todos que usam serviços adjacentes no Twitter. Já fiz uma faxina na minha conta...hehehe. Adorei a dica!

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Wander Veroni,
    Quando eu achava que as pessoas estavam sendo más propositalmente, só me ferrava. Agora, por partir do pressuposto que a maioria que erra, o faz sem querer, vejo que a missão de informar é o melhor remédio.

    ResponderExcluir
  11. Cara, aparece q nao ha nenhum aplicativo na minha conta
    O que faço?

    ResponderExcluir
  12. Tulio, se a sua conta está enviando SPAM e não há nenhum aplicativo com permissão, a última solução é trocar a senha.

    ResponderExcluir