Páginas

Pesquisar

7 de set. de 2010

Top 10 gostosuras inúteis e prejudiciais do tipo “faça do alimento a sua droga”.

A alimentação em voga na sociedade moderna é branca, refinada, destituída de fibras e elementos nutrientes e contém ingredientes que provocam nos seus usuários a dependência crônica. Portanto, nesta lista você verá os grandes vilões responsáveis pelas doenças crônicas degenerativas típicas da vida contemporânea, cujo principal malefício não é matar, mas espichar uma subvida de sofrimentos até à decadência final.

10) Pão branco.
A função do pão branco é apenas regalar os olhos, pois o seu valor nutricional é nulo. Com sua composição à base de carboidratos puros, ele se torna um dos principais pilares da obesidade, portanto, é inútil e prejudicial para a obtenção de uma vida saudável. Os males do pão branco se resumem à engorda se o padeiro mal intencionado não enfiou entre os ingredientes o famigerado bromato de potássio.
» Pão francês pode oferecer riscos à saúde por causa do bromato de potássio.

9) Pizza.
Dois pedaços de pizza extrapolam os limites de gordura saturada que uma pessoa deveria consumir num dia e metade da quantidade de sal, ou seja, num rodízio de pizza você pode consumir sozinho mais do que a ração calórica semanal de 10 africanos habitantes do polígono da fome severa, localizado na zona compreendida pelo deserto Saara e adjacências.
» Pizza é reprovada por excesso de sódio e gordura.

8) Doces feitos com açúcar branco refinado.
O açúcar branco refinado foi o grande responsável pela transformação do alimento em droga. Hoje os alimentos são tão viciantes quanto as drogas em virtude do doce veneno, a substância que é a mais facilmente digerida pelo organismo e que dispara recompensas instantâneas nos nossos centros cerebrais de prazer. Porém, o que o diabo dá com uma mão, ele tira com a outra, pois graças ao pó branco, enfrentamos uma epidemia mundial sem precedentes de obesidade mórbida em constante crescimento nos últimos anos.
» Saiba o que é a síndrome do Sugar Blues.
» Açúcar, vicio moderno e perigoso.

7) Refrigerantes.
Se o açúcar branco é uma droga em si mesmo, os refrigerantes foram o meio mais gostoso e atraente de embalá-lo para presente. Jamais a civilização criou algo tão atrativo que reúne gás, sabor, cor, líquido e toneladas de açúcar num só produto. Por isto, o refrigerante se torna dominante em todos os lugares em que penetra, não importando se é um país tropical como o nosso, agraciado com milhares de tipos de frutas tropicais dulcíssimas, ou a Sibéria.
» Surpreendente: uma coca-cola contém 16 tabletes de 4g cada um de açúcar.

6) Frituras.
Armazenar gorduras foi uma tarefa inglória dos nossos antepassados pré-históricos, que tinham a missão hercúlea de atravessar vivos os invernos pavorosos. Ora, como se foi o tempo em que a única gordura possível de adquirir provinha da caça, quando nos banqueteamos diante de um imenso prato de bife à parmegiana, a quantidade de gorduras ingeridas ultrapassam em muito o que os nossos ancestrais obtinham num mês! Por isto nos tornamos balofos, impotentes, hipertensos e cardíacos, pois enquanto a nossa contraparte pré-histórica corria atrás de algumas coisas e fugia de outras, nós nos limitamos a trocar o nosso bundão de lugar: do banco do serviço, para o banco do carro, para o sofá da sala, para a cama e novamente para o banco do carro.

5) Batata frita.
Ela é um verdadeiro pesadelo nutricional, tanto que alguém que a adote como dieta básica enquanto criança, dificilmente conseguirá chegar vivo aos 20 anos. Isto nos remete à ideia de que batatas fritas são disparadamente muito mais mortais do que a maconha, uma vez que alguns dos seus fumadores mais contumazes tem sobrevivido às tragadas desde os tempos de Woodstock de 1969.
» Rapaz que só comia batatas fritas morreu aos 20 anos.
» A batata frita é um pesadelo nutricional.

4) Produtos Diet, Light e Zero.
Se os adoçantes artificiais fossem caracterizados apenas pela sua nutrição zero, vá lá, mas eles são apontados como causadores de diversos males, entre hipertensão, enxaqueca, obesidade severa, arritmia cardíaca, diabetes, doenças neurodegenerativas, osteoporose, etc. Quer mais?
» Perigos dos adoçantes artificiais.
» Os adoçantes artificiais emagrecem?

3) Salgadinhos.
Agora que estamos afunilando a nossa lista de atrocidades contra o corpo, o sal em excesso contido na maioria dos produtos industrializados é altamente mortal. No entanto, a nossa civilização que se acostumou a apreciar o “sabor” dos alimentos (sabor vem da palavra sal), costuma rejeitar os alimentos “insossos”, ou seja aqueles com menos sal adicionado. Sabedora disto, a poderosa indústria alimentícia nos oferece um grande coquetel de suicídio coletivo, representado pelo requisitadíssimo grupo dos alimentos super salgados. É uma pena que pais criminosamente ignorantes acostumem seus filhos desde tenra idade a consumir doses cavalares de sal.
» Viva com menos sal.
» Hipertensos não sabem relacionar sal e sódio nos rótulos dos alimentos.

2) Macarrão instantâneo.
Se o excesso de sal é um dos principais fatores a transformar o alimento em droga viciante, os nutricionistas concordam que a coisa que reúne mais sal por centímetro cúbico é a famosa massa de preguiçoso, uma verdadeira bomba contra a saúde, porque além do excesso de sódio capaz de derrubar um mamute, contém doses massivas de gorduras e glutamato monossódico, este por si mesmo, um vilão à parte capaz de viciar e produzir outros males que fogem à sucinteza desta lista.
» Macarrão instantâneo pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava.
» Excesso de sal reprova o macarrão instantâneo.

1) Junk-food, ou fast-food - comida-lixo.
O hábito alimentar mais viciante, desnutriente, maléfico, engordante e mórbido e que reúne todas as atrocidades elencadas acima foi inventado pela civilização americana e exportado para o resto do mundo. Impressionantemente, em todos os lugares que ele chega, se torna dominante por desmantelar a alimentação típica local.
Constatei este fenômeno através de uma experiência vivida nas lidas da prática de voo livre de paraglider. Em 1998 estivemos na cidade de Governador Valadares, MG para aproveitar um dos melhores sítios de vôo do mundo. Pois bem, naquele ano observamos como as mulheres do local eram esbeltas, assim como o povo em geral – note que em 1998 ainda não havia chegado Shopping Center em Valadares.
Quando retornamos à cidade em 2002, uma transformação radical havia se operado. As meninas da cidade estavam mais gordinhas e várias gordas mesmo (elas acorrem em peso à Praça da Paz para paquerar os pilotos), muitos quiosques de suco haviam sumido e a ênfase na comida regional estava em decadência. A razão da mudança foi a chegada do Shopping Center, que trouxe consigo o fast-food, que a humanidade é unânime em gostar e nenhum povo rejeitou nos lugares em que foi implantado.
» Top 10 delícias mais gordurosas, salgadas, açucaradas e hipercalóricas do mundo.

Qual é a solução para abandonar a drogadição alimentar?
Sinceramente, as cirurgias bariátricas não são solução e sim uma tentativa desesperada de salvar o chapéu do afogado. Assim, a única solução saudavelmente possível é a mudança radical do estilo de vida, o retorno aos princípios do nosso passado neolítico, quando tínhamos uma dieta rica em sementes, frutas, cereais integrais e carnes em pouca quantidade.
» Conheça mais sobre os princípios da dieta paleolítica.
» 10 erros catastróficos para não perder peso.
» 10 princípios essenciais para uma Dieta Saudável.

15 comentários:

  1. Excelente post ! Muito esclarecedor, embora eu tenha ficado um pouco triste, já que só me alimento com estas porcarias aí...Mas vou tentar ter uma alimentação mais saudável...;)
    Obrigada por prestigiar meu blog e seja muitíssimo bem vindo !
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Post genial!

    Vou até replicar lá no meu blog, com os devidos créditos, claro!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Isaias.
    Olha eu sou exceção nessa história de alimentação(até rimou), porque não utilizo nenhum desses itens acima e alimentei meu filho sem açúcar, refrigerante e salgadinhos.
    Se a propaganda a favor desse estilo de vida não fosse tão forte as pessoas se alimentariam melhor.Mas a quem interessaria a saúde da população?Abraços.Sílvia

    ResponderExcluir
  4. Sívia,
    de gostosuras e travessuras, você teve a felicidade de não optar por nenhuma, o que é uma dádiva nos tempos conturbados de hoje, quando as pessoas caem doentes em grande parte por conta do lixo que devoram/lhes devora.

    ResponderExcluir
  5. Pessoalmente, talvez por questões genéticas, não me preocupo muito com a alimentação. Até agora, tenho uma boa saúde.
    De um modo geral não sou apreciador de doces nem do fast-food, nem de refrigerantes.
    A verdade é que sou um viciado na cozinha mediterrânica.

    ResponderExcluir
  6. Com a sua permissão um pequeno contributo.
    Não é aconselhavel a pessoas sensiveis.

    http://www.thevisualmd.com/health_centers/cardiovascular_health/cardiovascular_continuum

    ResponderExcluir
  7. Esse top 10 é extremista. Pão branco uma vez por dia e um macarrão instantâneo uma vez por semana não fazem mal. Ainda mais quando se come frutas, verduras. O problema é o exagero, as pessoas não têm limite. Querem comidas gordurosas e refrigerante o tempo todo, depois vão se lamentar se achando gordas.
    E é claro que os médicos, em vez de receitarem uma boa alimentação, preferem faturar alguns milhões com cirurgia.

    ResponderExcluir
  8. Extremista dependendo de quem estamos falado. Caso alguém cheire cocaína uma vez por semana, é cocainômano e fim de papo, ninguém discute.
    Por que com o obeso seria diferente? Para o seu organismo determinados tipos de alimento são drogas poderosas que põe tudo a perder quando ele se permite fazer concessões. Por isto a coisa é uma doença, semelhantemente à droga, que não se admite consumo recreativo, a comida para o gordo não pode ser levada para o lado da alimentação recreativa.

    ResponderExcluir
  9. Me deu ate vontando de comer uma pizza de calabresa, uma coca de 2L sozinho, um salgadinho de requeijao, uma batata frita bem sequinha com bastante mostarda... husauhashuda

    ResponderExcluir
  10. Pizza calabresa: unanimidade absoluta entre gordos e adolescentes, portanto, uma das maiores catástrofes alimentares inventadas pelo homem - pois contém todos os venenos essenciais a uma bela morte prematura;

    coca-cola: o gosto dela não é legal e o seu uso se impõe como um hábito cultural - observe as crianças com menos de 10 anos, elas tomam guaraná puro, mas só tomam coca misturada - se você sobreviver aos efeitos danosos do ácido fosfórico que causa oteoporose, provavelmente vai se tornar obeso com as toneladas de açúcar;
    Leia mais: 1001 benefícios da coca-cola, exceto para a saúde http://obviousmag.org/archives/2006/07/cocacola.html

    batata frita bem sequinha: sim, este fenômeno só é possível de ser obtido através de toneladas de gordura TRANS - as suas veias entupidas vão te agradecer futuramente com um ataque cardíaco fulminante;

    salgadinho de requeijão: fale logo "salgadão" porque isto tem um pouco de matéria artificial misturada a 90% de sal, se não fosse pelas altas doses de glutamato monossódico, você cairia durinho no chão - e a sua futura hipertensão vai se lembrar com carinho deste dia horrendo;

    mostarda: taí o único componente saudável desta festança no apê, porque você só come um pouquitinho.

    ResponderExcluir
  11. "blogpaedia.com.br disse...(...)1001 benefícios da coca-cola, exceto para a saúde".

    Me espanta vc postar link de hoax.
    Certamente a Coca-Cola não traz nenhum benefício à saúde, porém essa conversa de que as patrulhas americanas limpam as estradas com refrigerante nunca foi confirmada. A comparação entre os males ao organismo e a dissolvição de um osso numa tigela com Coca é hilariante, no mínimo.

    Limpeza com Coca-Cola? Absurdo. Não limpa nada, não é detergente. É mais provável que atraia formigas.

    Quanto à batata frita sequinha e gordura trans, tenho dúvidas, pois está havendo uma mobilização contra essa gordura. No rótulo da Pringles não consta adição de trans.

    ResponderExcluir
  12. Um comentador explica no Obvious que fez os testes com Coca-cola e constatou que ela limpa sangue melhor do que água, melhor para os tomadores de coca, que ficam com o sangue limpinho, limpinho.
    Mesmo que retirem a gordura trans das batatas fritas, resta o imenso e catastrófico problema do sal em excesso.

    ResponderExcluir
  13. Sou neurotica com boa alimentaçao!! Nao consumo refrigerante, odeio fast food, e diminui e muito o consumo de sal!! Otimo post!! Levando em consideraçao que quanto mais idade temos, mais complicado é de se adequar a alimentaçao saudavel por conta das doenças! Ex: hipertensao arterial, diabetes, etc!!

    ResponderExcluir
  14. A Sandrynha ta bebendo refrigerante na foto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Amei os seus posts, não só este, mas o que comenta os 10 erros em uma dieta, você escreve muito bem e muitas verdades, por mim, você continua assim, pois você está ajudando muitas pessoas

    ResponderExcluir